Actividade da Fraternidade Nuno Álvares (FNA) na região da Guarda – Na programação da FNA – Escuteiros Adultos – da região da Guarda, à semelhança do ano anterior, havia uma Ação de Voluntariado dedicado ao apoio e direcionamismo aos peregrinos, chegados à Cova da Iria, em tempos de pandemia.
Esta missão foi de grande utilidade e mereceu a estima e consideração, por parte de muitas pessoas idosas, jovens casais e crianças e principalmente da administração do Santuário de Fátima. Com o levantamento das medidas restritivas à covid-19, já não foi necessário a partir de 10 de Outubro, o fim-de-semana que estava destinado a presença dos fraternos da Região da Guarda.
Alterado o programa, mas uma vez que se organizou uma Peregrinação ao Santuário da Fátima como atividade da região da Guarda para este fim-de-semana, abrangendo todos os elementos disponíveis dos Núcleos da Covilhã, Guarda, Fundão, Tortosendo e Teixoso, que se cifraram numa centena, a mesma aconteceu.
Aproveitada esta oportunidade de concentração de grande número de fraternos, agendou-se uma reunião de balanço das atividades dos três anos, em fim de mandato da Direção da FNA da Região da Guarda.
O espaço logístico não podia ser mais adequado para as dinâmicas escutistas, que o CNEF – Centro Nacional Escutista de Fátima, com todas as condições de habitabilidade, ações de formação, acolhimento e serviços diversos.
O programa dividia-se em três aspetos fundamentais, o primeiro de caracter peregrino, onde cabiam as práticas de Fé, participação na recitação do terço e procissão das velas, junto à Capelinha das Aparições, participação na Eucaristia Dominical e Visita aos Valinhos, esta com o apoio e orientação do Presidente do Núcleo do Tortosendo.
Na Eucaristia Dominical, na Basílica da Santíssima Trindade, o celebrante, perante a presença dos fraternos, e no seguimento do tema da homília «ao serviço do próximo», fez questão de referir a FNA, estar sempre em alerta para servir, em apoio aos outros.
O segundo, um balanço e análise de todos os fraternos sobre o mandato do triénio da Presidência Regional, que vai terminar em Dezembro de 2021, onde se abordou tudo quanto de positivo e bom foi feita, e também do que correu menos bem. Tendo sido dada a palavras a todos os elementos dos Núcleos e da Direção Regional, que se quisessem pronunciar.
O terceiro, uma visita opcional guiada às Grutas da Moeda e Centro de Interpretação Científico – Ambiental, junto a Fátima.
Num «Sempre Alerta Para Servir», já se sentia a necessidade alargada destes convívios, passar um fim-de-semana em Fraternidade, na esperança que os tempos vindouros, nos conduzam à total liberdade e de convivência humana.
Acompanharam esta Peregrinação três candidatos a fim de brevemente fazerem a Promessa na Fraternidade Nuno Álvares no Fundão e na Guarda.
Uma candidata, no final desta caminhada escutista, exclamou com imenso contentamento: «Ficamos de coração cheio e muito gratos por tudo o que vivemos e partilhamos!»
:: ::
«Aldeia de Joanes», crónica de António Alves Fernandes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Março de 2012)
:: ::
Leave a Reply