Há muito, mais e melhor para fazer? Com certeza que há!!! Mas muita e vasta obra já foi conseguida!
ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS 2021 NO CONCELHO DO SABUGAL – 5INCO CANDIDATOS
Ressalvando algumas das nossas propostas, muitos dos projetos, estudos, estratégias e obra, que fomos elencando ao longo destas dez crónicas, já estão executados, foram testados e são os que nos surgem como mais positivos e bem estruturados, sobre o que já se conseguiu concretizar e evoluir no concelho até agora!
Eis que é chegado o momento, face à necessidade de organização dos programas eleitorais e de apresentação de ideias em tempo de campanha eleitoral, de efetuar balanço e redefinir estratégias para afinar a máquina que está montada e em funcionamento, mas que precisa de uma revisão para assegurar mais e melhor laboração para o futuro que se avizinha.
Efetuado este e outros inventários da realidade do concelho e confrontados com os números e necessidades do nosso território, face ao enorme e coletivo desejo de inversão e fixação de pessoas, apura-se que estas medidas não estão a ser suficientes, então faça-se um balanço do que funciona bem e replique-se.
Sobre o que funciona menos bem, estamos agora no tempo certo para se implementarem novas ideias e novas estratégias e estas não passam forçosamente por mudar quem está no poder executivo local, mas sim por mudar mentalidades e posturas que facilitem alcançar o tão desejado bem-estar socioeconómico das populações locais.
Até nas actuais eleições se confirma o axioma pentagonal sobre o nosso Teorema do Território dos 5inco Elementos, pois são cinco os candidatos a presidente do município com suas respectivas cinco listas, com certeza movidos pela sua disponibilidade e convicção de que são capazes e querem fazer mais e melhor pelo nosso território.
A todos desejamos a melhor sorte aos seus intentos e que o concelho saia mais fortalecido deste processo eleitoral das autarquias e que as novas, melhores ou diferentes ideias de uns possam sempre ser valorizadas e aproveitadas por outros em prol e benefício da nossa boa gente.
Tentámos consultar na internet os programas eleitorais de cada um dos candidatos à Câmara Municipal do Sabugal, apenas conseguimos aceder ao programa da lista do PSD, dado os outros candidatos não disponibilizarem nas suas páginas da internet um programa devidamente estruturado e acessível com as suas propostas eleitorais para o seu eventual mandato, surgindo apenas nas respectivas páginas de Facebook algumas ideias avulsas e poucos consistentes.
Optando e centrando, alguns membros das listas, muito a sua campanha nos ataques pessoais e políticos no candidato do PSD no que diz respeito à sua competência e exercício autárquico nos últimos mandatos, ou limitando-se a apresentar ideias avulsas ou estratégias e projectos que são iniciativas/planos em curso do poder executivo que finda o seu mandato, ou que constam no programa do candidato Vítor Proença. Portanto nada de novo para o concelho do Sabugal.
Por todas as razões que fomos apresentando ao longo das ultimas 10 semanas e mais algumas não elencadas, cremos e apoiamos a mudança na continuidade, dando o nosso voto de confiança à equipa da lista do PSD – «Sabugal Único nas Mãos de Todos», liderada por alguém que conhece o concelho e as nossas gentes como ninguém. E por isso damos a nossa maior força e apoio ao empenho e dedicação de Vítor Proença, a quem reconhecemos mérito e muito trabalho autárquico desenvolvido e concluído até ao presente, que nos parece ser uma mais valia para a conclusão de muitos projectos e estratégia em curso, bem como pelo facto de apresentar um forte compromisso com todos os sabugalenses que consta no seu excelente e desafiante programa eleitoral, que aconselhamos a ler na integra, para que cada um possa formular a sua opinião e sentido de voto.
Contudo e caso vença aquela lista e partido iremos acompanhar a sua boa execução do programa proposto e cá estaremos para análise e escrutínio do compromisso por aqueles assumido, mantendo sempre a nossa opinião e comentários sobre «O Que o Concelho do Sabugal Fez, Faz e Fará… Mais e Melhor».
:: :: :: :: ::
Bem hajam pela vossa curiosidade e leitura!
Prá semana temos mais!
Até lá! Cuidem-se e cuidemos dos nossos!
Meu abraço dos 5inco costados!
:: ::
«Território dos Cinco Elementos», opinião de António Martins
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Setembro de 2014.)
:: ::
Li e analisei todas as propostas de todos os candidatos aos vários órgãos autárquicos, quer ao nível municipal quer a nível das trinta freguesias do concelho. Perdoem o desabafo! Ninguém refere a questão de abandono dos prédios rústicos em todo o concelho! É urgente olhar para a situação! Nos anos idos de 1971, visitou o concelho o então Subsecretário da Agricultura, Engº Vasco Leónidas, sendo presidente da Câmara o saudoso, Dr. José Diamantino dos Santos, pela primeira vez, sendo muito jovem, se mencionou a questão do emparcelamento ou criação de associações locais como forma de reduzir a a dita agricultura de subsistência e como forma de criar mais riqueza e melhores formas de rendibilizar as potencialidades dos prédios rústicos de dimensões muito reduzidas, como é do conhecimento público. Tive conhecimento de um inquérito difundido por estudantes universitários do concelho para aferir desta situação. Oxalá tal iniciativa não morra à nascença!
Considerem apenas e só um desabafo de quem por obrigação legal é cabeça de casal de heranças indivisas, que segundo dados recolhidos, continuam a ser uma “pecha” muito frequente e vulgar no concelho do Sabugal. Apelo a quem de direito se envidem esforços no sentido de colmatar ou pelo menos “minorar” os efeitos. Embora exista a possibilidade de registar os prédios rústicos de forma gratuita, penso que tal iniciativa possa ser suficiente. Alerto para a questão das confrontações. A maior parte continuam referências a pessoas de duas ou até três gerações anteriores, ou pelo menos à geração anterior. Exis tem situações de “hortas” serem partilhadas por todos os potenciais herdeiros, em igual número de descendentes e, por vezes dos descendentes da primeira geração.
Vamos tentar partilhar a melhor das soluções possível para o bem de todos.
Saudações cordiais e amigas para todos os Sabugalenses!