Um fim de semana curioso este último…
A pena de ter partido um Homem Português com a estatura de Jorge Sampaio é mitigada pela certeza de que o seu exemplo irá perdurar na memória de todos os que dele foram contemporâneos.
Nunca o conheci, pois os dois breves contactos que com ele tive, enquanto militar e na qualidade de cidadão, não me dão o direito de dizer que o conhecia pessoalmente, mas a sua participação cívica de largas dezenas de anos é o suficiente para o contar entre aqueles que foram moldando a minha forma de estar neste mundo.
Também não conheço o Almirante Gouveia de Melo, mas todos conhecemos a sua ação e a forma eficiente como tem conduzido o processo de vacinação em massa dos portugueses.
E se dúvidas houvesse sobre a sua personalidade, a entrevista dada no domingo ao Diário de Notícias é exemplar da sua postura enquanto militar e enquanto cidadão.
E por estes dois exemplos, neste fim de semana me senti mais orgulhoso da minha condição de cidadão e de português.
Mas quero também saudar a atitude de grande verticalidade e de elevada postura de estado com que Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, enfrentou, com risco da sua vida e da sua esposa, meia dúzia de atrasados mentais que, a coberto da liberdade de expressão, insultaram e tentaram agredir aquele casal.
No momento em que vi as imagens senti-me, ao mesmo tempo orgulhoso de ter aquele Homem enquanto segunda figura do Estado, e envergonhado por pensar que há gente que tem a mesma nacionalidade que eu e se comporta daquela maneira.
Uma nota final: Só acredito na bondade dos argumentos negacionistas, quando os vir mostrar o documento que assinaram e em que dispensam o tratamento no Serviço Nacional de Saúde, caso sejam contaminados. É o assinas, não é?…
:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Setembro de 2007)
:: ::
Leave a Reply