Para muitas pessoas é complicado falar sobre dinheiro. Independentemente do tipo de trabalho que façam ou a profissão que tenham, elas têm dificuldade em conversar sobre esse assunto inclusive com entes queridos.
Embora seja um objeto que se utiliza para atingir determinados objetivos econômicos que dependem do propósito de vida de cada indivíduo em particular, possuir uma correta administração financeira ajuda a alcançar estas metas.
Há muitas opções para aproveitar o dinheiro: economizar para uma viagem, apostar na Betano, fazer um investimento ou comprar uma propriedade. Além da sua escolha, é importante que tenha uma boa relação com seu capital financeiro.
Cinco indícios de que sua relação com o dinheiro não é positiva
Considera que seus problemas econômicos estão relacionados com uma atitude negativa em relação ao dinheiro? Confira os sinais que indicam que existe um problema…
Gastar demais
Costuma comprar artigos que não precisa? Come ou bebe frequentemente em restaurantes, embora sua situação financeira não seja favorável?
Gastar dinheiro demais é realmente perigoso, pois as despesas excessivas colocam em risco o orçamento pessoal e comprometem a economia familiar.
Além disso, os gastos exagerados não deixam espaço para a criação de uma reserva financeira para situações imprevistas e muito menos para fazer investimentos.
Guardar demais
Poupar dinheiro é uma atitude inteligente para planejar o futuro econômico e estar preparado para quaisquer imprevistos familiares ou profissionais que possam nos apresentar o futuro.
No entanto, guardar demais não é saudável. As pessoas que têm receio de gastar e conservam o dinheiro por medo de atravessar épocas desafortunadas acabam sofrendo com esta atitude.
O segredo é achar um balance entre gastar demais e guardar em excesso. Quer utilizar o dinheiro para desfrutar de uma saída ou um passeio com sua família ou seus amigos? Não deixe de fazê-lo! Aproveite o momento sem temor.
Não ter planejamento financeiro
Existem pessoas que não sabem em que gastam seu dinheiro e se alguém lhes perguntar sobre o assunto não sabem o que responder. Não ter a menor ideia sobre o assunto é um sinal de falta de planejamento.
Faça um orçamento mensal no qual anote suas entradas e seus gastos para analisar a situação financeira e melhorar a administração.
Estar sem dinheiro ou ter dívidas constantes
Comprar em várias parcelas e depois não poder pagar, solicitar empréstimos ao banco que geram complicações financeiras ou pedir dinheiro a familiares são sinais de alerta.
Estas atitudes são indícios da falta de um planejamento econômico que se relacione com as rendas e as despesas, sejam fixas ou variáveis.
Para solucionar este inconveniente, crie um orçamento pessoal e tente comprar apenas o necessário através de pagamentos à vista. Isto ajuda a evitar juros e multas por atrasos.
Evitar falar sobre o assunto
Muitas pessoas consideram que o dinheiro é um tabu e evitam conversar sobre o tema com sua família e amigos. No entanto, ser aberto sobre o assunto e falar com os parentes sobre administração financeira é uma das melhores formas de solucionar problemas.
Compartilhar as experiências com o dinheiro ajuda a aprender dos erros dos outros e a detectar a tempo determinados comportamentos negativos que possam colocar em risco a economia pessoal.
:: ::
Marta Sosa
Leave a Reply