Continuamos esta semana a elencar projectos, equipamentos ou estratégias, criadas ou existentes no nosso território, que nos parecem ser merecedoras da nossa valorização e reconhecimento, que de alguma forma têm contribuído para a evolução positiva da qualidade de vida dos nossos conterrâneos, dos que teimam em ficar, dos que querem continuar a residir na terra que nos viu nascer, daqueles que cuidam e permitem manter a vontade de todos os que saíram quererem sempre voltar às nossas origens.
III – Equipamentos, iniciativas e medidas socio-educativas
Parque escolar com edificado de elevado e bom nível (desde o infantil ao secundário) – muito dele intervencionado com obras de melhoria, pelo que consideramos que de um modo geral existem bons equipamentos e escolas com boas condições, com qualidade e quantidade acima da média nacional, assim haja novos alunos que possam e queiram vir desfrutar de tão excelentes instalações.
Sobre esta área da educação, temos escutado de alguns pais do nosso concelho, com crianças em idade escolar, que existe uma necessidade premente de maior investimento na componente pedagógica, no que diz respeito às Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-Escolar (AAAF) destinadas à educação pré-escolar; Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC): atividades de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio; Componente de Apoio à Família no 1.º ciclo do Ensino Básico (CAF). Tratam-se de actividades não lectivas, numa vertente de sensibilização para áreas como o teatro, artes plásticas, informática, musica, yoga, inglês, leitura, etc.
Pelo que deixamos o alerta na esperança que os candidatos às eleições autárquicas de 2021, possam ainda considerar nos seus programa ou campanha eleitoral, encontrar formas de colmatar esta necessidade no concelho do Sabugal. Pois ao que parece aquelas actividades e respetivos encargos, em muitos ou em todos os municípios do país, são suportadas pelas autarquias. Além de serem um investimento a médio longo prazo nas gerações vindouras, são também um complemento de apoio e suporte no presente e ao quotidiano das famílias.
Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta – com uma centena de alunos oriundos dos distritos da Guarda e de Castelo Branco, que nos parece ser um número significativo face à demografia local e o tempo de funcionamento.
Constata-se a existência de muitos e diversos equipamentos [pavilhões, sedes de associações culturais, campos de jogos, praças de touros (seis pelo menos), etc.] para convívios socioculturais e práticas lúdico-desportivas. Ainda que seja necessário corrigir algumas assimetrias entre algumas freguesias, as quais implicariam não construir mais, mas sim readaptar alguns à realidade sociodemográfica existente, tornando os equipamentos pertença e propriedade de um conjunto de freguesias e não exclusivos de apenas uma delas.
Dois estádios, o Estádio Municipal do Sabugal (com pista de atletismo integrada) e o Estádio do Calvário do Soito.
Os nossos parabéns à equipa da AC Desportiva do Soito, extensivos à sua direcção e equipa técnica pelo garboso terceiro lugar, conseguido na época 2020/21 que findou. Pois permitiu elevar com dignidade a representatividade do concelho na área desportiva.
Parabéns também ao Clube Futsal Sabugal, o qual foi distinguido no Estádio Municipal da Guarda, em Junho deste ano, com a entrega dos troféus referentes a conquista dos Campeonatos Distritais de Iniciados e Juniores de 2019/2020, do Torneio de regresso no escalão de juvenis 2020/2021 e do Campeonato Distrital Seniores Masculinos 2020/2021… (Aqui.)
Segundo a carta desportiva do município (de novembro de 2014) existiam no concelho, 19 grandes campos de jogos, 43 pequenos campos de jogos, 9 pavilhões e salas de desporto.
Duas piscinas cobertas e um pavilhão gimnodesportivo, com boa actividade e com bastante procura pelos residentes. Assim como a existência de múltiplos polidesportivos nas diversas freguesias.
IV – Equipamentos, atividades e serviços na vertente de apoio social
Excelente rede de equipamentos de apoio social para a terceira idade. A oferta supera a procura e quase todos aqueles, foram edificados de raiz para aquele efeito. Ficando a faltar unidades de cuidados continuados, mas parece haver já interesse em curso para este tipo de projecto, havendo lares que conseguem dar algum daquele suporte numa fase de recuperação, para utentes temporários ou até ao seu restabelecimento.
Destacamos nesta área social, o enorme investimento e novo projecto, anunciado recentemente pela Santa Casa da Misericórdia do Soito, a qual visa construir no espaço de um ano, novas instalações para um Lar Residencial e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, com capacidade para 30+30 pessoas e permitirá a criação de 25 novos postos de trabalho… (Aqui.)
Nos tempos que correm, interpretamos ser esta também uma boa obra de esperança, para os necessitados utentes deste tipo de serviço e para a criação de empregos na região.
Associação Cristã «Paz e Bem – Obra Social Padre José Miguel» – situada na freguesia de Soito, tem sido muito apreciada e valorizada no concelho e acolhe muitos utentes de dentro e fora do concelho e é uma das instituições que criou muitos empregos e tem uma missão nobre de acolher pessoas com elevado grau de incapacidade.
Balcão Único Móvel – é um equipamento que percorre as freguesias, aproximando assim dos munícipes os serviços prestados pela edilidade e que têm vindo a ser realizados no Balcão Único, nomeadamente assuntos relacionados com águas e saneamento, obras particulares, taxas, licenças, mas também pagamentos, entre outros assuntos úteis.
Gabinete de Apoio ao Emigrante – que segundo informação no sítio do município, é um serviço que se dirige, sobretudo, ao emigrante: reformado, cidadão que pretenda ativar direitos (velhice, invalidez, sobrevivência); Jovem que concorre ao Ensino Superior ou outros níveis de ensino, Empresário; Investidor.
Criação da Universidade Sénior no concelho, com cerca de 80 alunos, o que nos parece ser um numero com algum significado.
Voltaremos na crónica da próxima semana com mais outros projectos de relevo.
(Continua…)
:: :: :: :: ::
Bem hajam pela vossa curiosidade e leitura!
Prá semana temos mais!
Até lá! Cuidem-se e cuidemos dos nossos!
Meu abraço dos 5inco costados!
:: ::
«Território dos Cinco Elementos», opinião de António Martins
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Setembro de 2014.)
:: ::
Leave a Reply