No dia 7 de Agosto de 2021, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal completou 126 anos. Foram entregues distinções honoríficas (Fénix de Honra à Associação e Crachás de Ouro a ex-Comandantes e Diretores) aprovadas há demasiado tempo e que apenas agora foi possível a sua imposição.

As cerimónias do 126.º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal tiveram lugar no novo quartel no dia 7 de Agosto. Ainda com algumas restrições em consequência dos tempos que se vivem estiveram presentes o Corpo de Bombeiros e personalidades convidadas.
Discurso de Luís Carriço, presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal
Devido à ausência por motivos pessoais do Sr. Presidente da Assembleia Geral, Sr. Manuel Joaquim Rasteiro, cabe-me a abertura da sessão e dar as boas vindas aos nossos convidados.
Enganando um pouco o protocolo, e porque não sendo aconselháveis grandes eventos, também a sua duração se deve reduzir ao essencial, sem ferir a dignidade do ato, limitar-me-ei a esta intervenção, já que o importante na cerimónia é o ato que já teve lugar de imposição da Fénix, e os que vão ter lugar a seguir, tendo como intervenientes os próprios Bombeiros, atuais ou os que já descansam depois de longos anos ao serviço.
Aos convidados, familiares dos agraciados, desejar as boas-vindas já se torna um lugar comum, já que a casa é de todos e tenta sempre receber bem.
Infelizmente pelas mesmas razões não é aconselhável o convívio habitual, e pelo bem da saúde pública, hoje aplica-se o velho ditado «amigos, amigos, mas cada um come em sua casa». Não é o que o Sabugal gosta de fazer, mas é o que as circunstâncias aconselham.
Uma palavra especial ao Sr. Padre Manuel Dinis que o trabalho pastoral não deixa estar presente, mas vos enviou uma mensagem em poema que peço à Inês para ler no fim desta intervenção.
Também nas entregas de distinções não são aconselhados os habituais abraços de parabéns, por isso estas separações com as quais vamos ter de nos habituar a viver. Por isso a entrega das distinções em mão.
Talvez estes factos fossem razão para esquecer a comemoração e adiar mais uma vez as distinções; A pandemia não parou o tempo, e para alguns o tempo pode escassear; Oxalá não, mas é essa a lei da vida.
E já é quase geral o convencimento que a pandemia vai durar, que a máscara vai ser um adereço de moda e a limitação de contactos a regra; O comportamento que deveria ser exceção, tornou-se regra e acredito assim se vai manter.
Por isso decidimos não adiar.
Limito-me a esta intervenção, também porque a outros caberá a entrega das distinções, para além de a limitação nos ter inibido a presença de algumas autoridades convidadas a quem por costume se mandam recados nestas cerimónias. Alguns haveria para dar…
O incompreensível facto de estarmos em plena época de 2021 e ainda não terem sido ressarcidas por completo as despesas de 2020.
O facto de, relativos à perda de uma viatura essencial ao serviço do bem público, haver documentos que «dançaram» ou estiveram guardados, algures no CDOS durante meses, e apenas terem tido andamento após a reclamação formal junto dos responsáveis.
A ANEPC, tem na sua génese, pelo menos na Guarda, um completo não relacionamento formal com as Entidades Detentoras, o que não compreendemos uma vez que as suas próprias regras implicam esse relacionamento.
À LBP teríamos que dizer que lamentamos o alheamento dos verdadeiros problemas dos Bombeiros e das Associações, continuando na gaveta projetos antiquíssimos e por demais necessários, como o estatuto dos trabalhadores das associações, nomeadamente bombeiros, que são a esmagadora maioria.
Alheamento também demonstrado quando apenas após alguns «chumbos» de ambulâncias na vistoria do INEM, e consulta por parte do Sabugal e acredito que de outras Associações, solicitou esclarecimentos ao INEM sobre uma decisão que implica alterações em muitas viaturas e entrou em vigôr no dia da sua publicação, sem dar qualquer prazo para adaptação.
Também esta tem eleições no fim do verão, oxalá os resultados alterem este estado de coisas, sob pena de continuar a ser um projeto falhado, sorvedouro de fundos que por direito pertenceriam às Associações e CB’s.
Felizmente, pese embora o facto de ser sempre pouco para quem recebe, à Câmara não podemos mandar grandes recados, já que a parceria tem sido correta e o apoio incondicional, e entendemos as dificuldades legais, no entanto a implementação da nova EIP e a troca dessa contrapartida financeira pela da silvicultura sem ser possível a reconversão das pessoas, obrigando a criar novos postos de trabalho, coloca problemas financeiros à Associação e põem em causa a continuidade de alguns dos existentes.
Despedimentos não são opção, pelo que vamos ter de acompanhar muito esta questão, e sendo a Câmara o responsável máximo da PC no Concelho, também não poderá alhear-se desse problema, seja quem fôr o próximo executivo.
Sem serem lamentos, são alertas para o que nos espera.
Mas hoje vamos celebrar.
É dia de festa e a festa é vossa, é dos bombeiros que em conjunto tão bem a organizaram e estão a fazer correr. Por isso hoje os parabéns, para além de serem da praxe para a Associação e para todos os que no passado a mantiveram viva, representados aqui pelos que vão ser distinguidos com o crachá de ouro, é para vós.
Para esse grupo de mulheres e homens, a começar no adjunto Telmo , que durante tanto tempo aguentou sozinho, até aos que daqui a pouco se vão tornar bombeiros. Mas também para o seu líder que bem tem liderado alguma mudança na cultura do Corpo. Queixa-se por vezes que sou exigente, mas saiba que o que se está a passar hoje, ver o rigor e empenho que conseguiu incutir no grupo já justificou cada minuto que gastei a preparar e decidir o convite e posterior nomeação.
Obrigado Comandante.
Obrigado Adjunto.
Obrigado Oficiais, chefes, subchefes, bombeiros das diversas categorias.
Obrigado aos que daqui a pouco serão bombeiros.
Vamos continuar o caminho, que não acabou, faz-se caminhando.
Obrigado a todos vós que viestes associar-vos às comemorações.
Parabéns à Associação.
Discurso de António Morais, comandante do Corpo de Bombeiros do Sabugal
No meu primeiro aniversário como Comandante deste Corpo de Bombeiros, sinto um orgulho impar ao ver esta moldura humana e este maravilhoso Quadro, a relembrar a história desta Associação, que nos transporta ao passado. Quem não respeita o passado não é digno do presente e nem merece o futuro!
A todas e a todos vós, mereceis o futuro, com toda a certeza!
Hoje, comemoramos mais um aniversário desta briosa Associação Humanitária
Ao longo destes 126 anos de vida de 126 anos de história, temos preservado o voluntariado e é desta forma que prestamos a nossa melhor homenagem àqueles que, em 1895, fundaram esta Associação e a todos aqueles que, em gerações futuras, deram o seu contributo com o entusiasmo que ainda hoje impera no espírito de todos aqui reunidos.
Temos um Corpo de Bombeiros com uma formação técnica relevante, que tem tido o sucesso desejado e objetivos concretizados nos mais variados teatros de operações. Os nossos operacionais são voluntários por opção, mas profissionais na ação e é neste âmbito que apostaremos sempre na formação técnica e operacional.
Hoje, cada vez mais se exige dos Bombeiros no socorro, de tal forma que devemos estar todos conscientes de que a formação e o treino são o principal pilar de sustentabilidade à operacionalidade.
No presente ano, além de concluído o processo dos estagiários que hoje irão ser promovidos, aguardamos a finalização formativa de outra escola de estagiários, que esperamos que seja célere o processo, para futura promoção dos mesmos, faltando apenas a concretização de dois módulos formativos obrigatórios.
Iniciámos também uma nova escola de estagiários, encontrando-se a decorrer atualmente o processo formativo interno, na carreira inicial de bombeiro.
Efetuámos também um procedimento concursal interno de promoção às categorias de Chefe, Sub-Chefe, 1.ª e 2.ª categorias.
Foi ministrado um curso de salvamento em grande ângulo a elementos deste Corpo de Bombeiros, sendo uma mais valia para o concelho, uma vez que este CB passou a possuir uma equipa especializada em salvamento especial.
Dois elementos deste CB, frequentaram e concluíram com aproveitamento um curso de nadador salvador, em parceria com o município do Sabugal.
Mas queremos mais e farei tudo o que estiver ao meu alcance, para que a formação continue a ter um papel preponderante neste CB.
Sr. Presidente da Câmara Municipal do Sabugal:
Estamos muito gratos pelo apoio do Município, porque doutra forma não seria possível respondermos às inúmeras solicitações de ajuda à comunidade sabugalense. Apresento em meu nome, do Comando e de todo o Corpo de Bombeiros um sincero agradecimento à Câmara Municipal do Sabugal, na pessoa do seu Presidente, o Sr. António dos Santos Robalo.
Às minhas e aos meus operacionais:
Vós sois a «jóia da coroa» deste Corpo de Bombeiros. A todas e todos vós, o meu mais elevado agradecimento e reconhecimento pelo vosso empenho e dedicação à nossa nobre causa..
Quero também publicamente saudar e felicitar:
– Os funcionários da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Sabugal, desde os Serviços Administrativos, aos operadores de telecomunicações, aos que efetuam o Serviço de Transporte de Doentes Urgentes e Não Urgentes, aos serviços de apoio, que diariamente executam as suas funções, com elevado grau de profissionalismo e excelência;
– Os coordenadores e os grupos de trabalho do Corpo de Bombeiros do Sabugal, que proficuamente trabalham para manter e melhorar os respetivos setores, nomeadamente: fogo, saúde, emergência, fardamento, viaturas, formação, comunicações;
– Os homens e as mulheres dos «sete ofícios» e todos os demais que, diariamente, «arregaçam as mangas» para manter o seu Corpo de Bombeiros e respetivos equipamentos operacionais e asseados;
– Agradecer a todas as instituições e empresas, que têm contribuído nas mais variadas formas, na aquisição de fardamento e material operacional, tornando este Corpo de Bombeiros mais capaz e operacional, nas respostas diárias às solicitações;
– Aos nossos operacionais que hoje irão ser promovidos e condecorados, os meus sinceros parabéns pelo empenhamento, disponibilidade, dedicação e competência demonstrada ao longo destes anos, nesta nobre causa de servir o Corpo de Bombeiros desta prestigiosa e secular Associação, em nome do Comando e do Corpo de Bombeiros, a nossa maior gratidão a todos vós. Bem hajam!
É um orgulho ser vosso camarada, a todos vós um muito obrigado!
Exmo. Senhor Presidente da Direção da AHBV Sabugal:
Em nome do Comando e de todo o Corpo de Bombeiros, quero publicamente agradecer à Direção da nossa Associação, todo o apoio dado, porque, sem dúvida alguma, os dirigentes desta instituição são os bombeiros sem farda que estão a gerir os recursos postos à nossa disposição.
Sei que têm feito um grande esforço, neste tempo difícil, para nos apoiarem com a aquisição de equipamentos nas mais diversas áreas, nomeadamente: transporte de doentes; combate a incêndios; grupos especializados; equipamentos de proteção individual; reparação e manutenção de viaturas, permitindo mantê-las em condições operacionais.
Tem havido uma articulação perfeita entre o Comando e a Direção e só desta forma é que temos conseguido alcançar os nossos objetivos e o engrandecimento desta Associação.
Não poderia terminar sem antes dirigir, aos familiares dos nossos Bombeiros e Bombeiras, uma palavra de agradecimento porque, em boa verdade, são também um dos pilares do Corpo de Bombeiros do Sabugal. São vocês que aguardam, ansiosos, pelo nosso regresso quando somos chamados para socorrer o próximo; são vocês que nos confortam quando chegamos a casa e, por vezes, nos aparam as lágrimas da incapacidade humanitária. Reconhecemos, especialmente, a vossa dedicação!
Por fim, agradeço a todos os sabugalenses em geral, o carinho que sempre demonstram para com os vossos Bombeiros. O vosso apoio é muito importante, podem contar sempre com os vossos «soldados da paz».
Muito obrigado a todos e bem hajam!
Carta enviada pelo Padre Manuel Igreja
Obrigado pelo convite, para me associar aos festejos de Aniversário da Benemérita Associação dos Bombeiros Voluntários do Sabugal, que no próximo dia 7 de Agosto fazem 126 anos de vida.
Infelizmente nos sábados e domingos a vida de Pároco de várias Paróquias torna-se absorvente. No dia 7, sábado, às 17 horas , tenho de estar na Comunidade da Torre e às 19 horas tenho a Missa Vespertina no Sabugal.
Associo-me à festividade e fico-lhes muito agradecido pelo convite. Ofereço-lhe este poema, feito hoje mesmo.
FELIZ ANIVERSÁRIO!
Instituição de puro bem fazer
Faz cento e vinte e seis anos de vida!
É tempo de saber engrandecer
Os que marcaram passo na partida.
És Instituição humanitária
Nela cabem os que servem o irmão.
Nas horas difíceis é solidária
Levando esperança, amor e pão.
Prestigiosa Associação de Caridade
Bombeiros Voluntários do Sabugal
És portadora de fraternidade
Procuras tratar a todos por igual.
Leal Bombeiro, soldado de Paz
Operas obras de misericórdia,
Ao pobre e ao rico tuas mãos dás ,
Do bom Samaritano és memória.
Haja coragem, determinação
Para o desafio continuar,
Um muito obrigado de gratidão,
Eu, agora, lhes quero enviar.
Pe. Manuel Igreja Dinis

No âmbito do «Rosto detrás da máscara» apresento-vos o Telmo…

Nome: Telmo Henrique Vaz Robalo
Posto: Adjunto de Comando
Idade: 38 anos.
Estado civil: união de facto
Ingresso: 30 de Julho de 2004
Ingresso na carreira de Bombeiro Voluntário: 2005
Actualmente: Chefe da EIP (Equipa de Intervenção Permanente) e da equipa cinotécnica, em criação, onde faz binómio com a Laika.
«Sou o Telmo Robalo, ingressei no Corpo de Bombeiros do Sabugal como aspirante a 30 de Julho de 2004, por gosto e com vontade de ajudar o próximo.
Em 2015 ingresso novamente como funcionário da Associação, integrando a equipa EIP.
Em Setembro de 2017, foi-me feito o convite para fazer equipa com o comandante José Henriques para integrar o Comando como Adjunto de Comando, funções estas que ainda desempenho.»
:: :: :: :: ::
A pré-inscrição para a «escola de bombeiros» pode ser feita… (Aqui.)
Ajude a Associação. Faça-se sócio dos Bombeiros do Sabugal… (Aqui.)
:: ::
«A vida do Bombeiro», opinião de Luís Carriço
(Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal.)
:: ::
Leave a Reply