Esta semana foram divulgados os dados preliminares dos Censos 2021, que em nada ou pouco surpreenderam, na medida em que vieram confirmar muitas das nossas expectativas. O Interior e todos os concelhos e povoações mais próximas da linha de fronteira são as que continuam a perder mais residentes. Mas é um mal que se estende por «contágio» e já tem dimensão nacional, pois o país também perdeu dois por cento da sua população. (Parte 4.)

Ainda assim, importa fazer a ressalva positiva que, na Beira Interior, continuamos a ser um dos concelhos mais populosos e fomos dos que efectivamente menos residentes perdemos.
Mas uma das nossas expectativas de contraciclo ou contra o sentido lógico dos dados, já referida em outras crónicas, confirmou-se. Temos menos residentes (-1263), mas temos mais edifícios (+272) e alojamentos (+105), o nosso parque habitacional e sua ocupação aumentou. Mas havendo menos residentes, como interpretar estes números??? Dão-se alvíssaras a quem justificar este sinal de aparente desenvolvimento, contrário ao apuramento do número de residentes.
Também foram entregues, nesta última semana, nos juízos competentes do município, as listas dos candidatos a eleições autárquicas. Seguidas de posterior divulgação dos nomes dos candidatos de algumas listas nas redes sociais, mas apenas o PSD, informou e deu a conhecer os seus candidatos às várias freguesias e à Assembleia Municipal. A pré-campanha irá começar. Que a democracia seja firme e vigorosa e que o concelho saia mais fortalecido com a escolha do poder executivo para os próximos 4 anos.
Aguardemos então pelos programas eleitorais e enquanto não são aqueles publicados e conhecidos, partilhamos mais um levantamento de projectos activos, que possam ajudar a repensar sobre quem queremos e o que queremos para futuro do nosso concelho.
II
Eventos criados, de enorme prestígio e tradição no território, com boa projecção ibérica e até internacional, os quais têm sido desenvolvidos pelo município e/ou com o seu imprescindível apoio e colaboração:
Muralhas com História – uma organização do Município do Sabugal, em parceria com as Aldeias Históricas de Portugal, Junta de Freguesia de Sortelha e Associações Locais. Conceito e evento bem conseguido, desde os cartazes aos programas e sua divulgação que têm vindo a ser cada vez melhor elaborados e mais eficientes. Parece-nos é ter pouca adesão por parte dos munícipes. São mais os visitantes que os naturais ou residentes.
Importa continuar a apostar em melhor divulgação com inerente avaliação que permita assegurar a realização do evento com segurança, comodidade e atractividade para todos. Que seja considerado um evento concelhio e não da freguesia, como alguns interpretam. E à semelhança do que já acontece noutros eventos semelhantes do país, como são os casos de algumas feiras medievais, caso haja muita afluência, pode sempre passar por começar a cobrar-se e limitar entradas, a preços simbólicos criando assim uma receita de bilheteira que permita melhorar as estruturas e condições do evento.

Beijo Sem Fim – evento integrado no âmbito do Ciclo de Eventos: 12 em Rede – Aldeias em Festa, na Aldeia Histórica de Sortelha, baseado na lenda do Beijo Eterno. Que tem sido promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Sabugal e Junta de Freguesia de Sortelha.
Sabugal Surpreenda os Sentidos – tem sido um evento que se realiza na sede do concelho (meados de Julho) e que tem conseguido cumprir o slogan ao surpreender todos aqueles que se aventuram a aceitar o desafio de se deslocarem ao Sabugal nos dias daquele evento que foi variando na temática em consideração e respeito pela nossa história e tradição concelhia.
Sabugal Maior Presépio Natural de Portugal – surge como um evento de enorme relevo, que nos parece já ganho e consolidado pela sua repetição anual, ao qual importa dar continuidade, considerando a excelente projecção que se tem conseguido com a sua concretização. Seria pertinente estender a iniciativa do presépio natural a todas as povoações do concelho, com divulgação e apoio para execução de presépios naturais ou enfeitamento das ruas com espírito e decoração natalícia, pelo menos em redor dos locais onde se fazem os Madeiros de Natal – Fogueiras do Galo, ou nos adros das igrejas. Dada a nossa constatação de esta iniciativa estar muito naturalmente a verificar-se e a acontecer em muitas freguesias, pelo que nos apercebemos no Natal passado. Pois muitas povoações criaram o seu presépio natural e muitos deles com excelente imaginação e criatividade, que bem pode cativar os visitantes para percorrer o concelho numa eventual Rota dos Presépios Naturais.
Festival «Ó Forcão Rapazes» – iria este ano para a 35.ª edição, não fosse a maldita pandemia, que levou a suspender este evento o ano transacto e que, lamentavelmente, ainda não acontecerá também este ano. Vejam bem, 35.ª edição, 35 anos de culto a esta tradição! É qualquer coisa de extraordinário!
Pelo que será de enaltecer o envolvimento e compromisso do município sobre os apoios e dedicação a esta amada cultura nossa, Capeias Arraianas, que tiveram o seu expoente máximo com a sua consagração como Património Cultural Imaterial, em 2011, o que veio permitir assegurar a continuidade e o preservar do bem-fazer, a nossa tradicional capeia. Elemento forte e gregário das povoações raianas, que movimentam milhares de pessoas todos os anos.

Ficamos por aqui e voltaremos na próxima semana com mais eventos, mas relembremos mais alguns axiomas pentagonais que reforçam a proactividade concelhia, que tanto tem contribuído para dignificação do nosso Território dos 5inco Elementos e das nossas gentes.
Cinco outros eventos de relevo ou tradição
>> Entrudo: Roteiro gastronómico + cerimónia capitular anual da Confraria do Bucho Raiano
>> Rota das Adegas (Ruivós)
>> Naturcôa (Evento de Fotografia e Natureza)
>> Festa da Carqueja (Malcata)
>> Festa dos Caçadores (Fóios)
Cinco eventos regulares lúdico-desportivos concelhios
>> Torneio de FutSal Inter-Freguesias;
>> Rota do Contrabando (Magusto: Foios e Eljas)
>> Caminhar Convida
>> Cicloturismo Terras Do Côa
>> Passeio TT (Motos e Jipes)
(Continua…)
:: :: :: :: ::
Bem hajam pela vossa curiosidade e leitura!
Prá semana temos mais!
Até lá! Cuidem-se e cuidemos dos nossos!
Meu abraço dos 5inco costados!
:: ::
«Território dos Cinco Elementos», crónica de António Martins
(Cronista no Capeia Arraiana desde Setembro de 2014.)
:: ::
Leave a Reply