Em Dezembro de 2020 após convocatória eleitoral não se apresentou nenhuma lista a eleições para os corpos sociais da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal que tinham como provedor António Dionísio. Após vários adiamentos teve, finalmente, lugar no início de Maio uma nova assembleia eleitoral assumindo as responsabilidade de provedor César Cruz.
A convocatória eleitoral de Dezembro de 2020 ficou sem listas candidatas aos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal.
Foi convocado um novo acto eleitoral mas, infelizmente, o Lar da instituição foi atingido com um surto de Covid-19 que afectou a quase totalidade dos seus utentes. A eleição viria a ser suspensa pois não se encontravam reunidas as condições necessárias para um normal e tranquilo acto eleitoral.
Em Janeiro e Fevereiro, em pleno estado de emergência e tendo sido decretado o segundo confinamento da população, não se encontravam reunidas condições para as eleições dos novos corpos sociais. Quando finalmente a situação foi ficando mais estabilizada e com o desconfinamento, o processo eleitoral foi finalmente possível.
Assim sendo, no início deste mês de Maio, procedeu-se finalmente à Assembleia Eleitoral da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal para o quadriénio 2021-2024. No dia 21 de Maio tomaram posse os novos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal
Em declarações ao Capeia Arraiana o novo provedor, César Cruz, explicou porque tomou a decisão de avançar para um cargo de tamanha responsabilidade:
«Atendendo a toda a situação vivenciada por todos nós e sentindo que era necessário apoiar esta causa abracei esta missão. O facto de me encontrar ao serviço diário na Santa Casa da Misericórdia do Sabugal, como secretário geral e como responsável do sector da infância veio a contribuir para a tomada de decisão. Comigo seguem mulheres e homens que partilham este desafio pela primeira vez e outros que, continuando da antiga gerência, dão garantia de uma passagem mais serena e tranquila, pois avizinham-se tempos de possíveis mudanças e de desafios.»
A Santa Casa da Misericórdia do Sabugal tem as seguintes valências:
– ERPI (residencial para pessoas idosas) – 48 utentes;
– SAD (serviço de apoio ao domicílio) – 15 utentes;
– Apoio refeições sociais externas – 60 diárias;
– Creche – 46 utentes;
– Jardim escola (pré-escolar) – 60 utentes;
– Jardim escola (pré-escolar) – 60 utentes;
– CATL (centro de atividades dos tempos livres) – 40 utentes;
– CAF ( componente de apoio à família) na escola pública – 36 utentes;
– Refeições escolares – 100 utentes;
Além destes serviços a Misericórdia do Sabugal tem o centro comunitário com serviços contratualizados e ao dispor da população em geral.
Discurso de tomada de posse do provedor César Cruz… [Aqui.]
:: ::
Votos de profícua missão ao serviço da comunidade do novo provedor e da sua equipa.
jcl
Leave a Reply