Será sempre mais forte um rio que nos une, do que um rio que nos separa! (Parte 3 de 4.)

Podemos ser diferentes na cultura, na geografia e demais geomorfologia, no relevo, até no ecossistema, mas todos somos em parte alimentados, escreva-se neste caso, hidratados, pelo mesmo rio. Tão pequenos e grandemente diferentes, mais acentuado entre os de riba e baixo Côa. Somos parte e espécie com o mesmo H2O, qual ADN líquido, mas vivemos cada uns à sua maneira a proximidade e identificação com este rio. Nosso Sistema Hídrico Central por analogia ao Sistema Nervoso Central de um só corpo.
Podemos até, ter hábitos e tradições diferentes entre os povos, culturas, tradições, hábitos, usos e costumes de uma ou de outra margem. Mas isso em nada difere que façamos parte do mesmo território. É uma questão mais de identidade, do que uma questão de género. No sentido em que identidade diz respeito ao todo social, já quanto ao género, apenas se refere ao individuo, enquanto ser, enquanto natural, enquanto residente desta ou daquela povoação.
Diferenças existem entre os dedos da mão, entre indivíduos e entre povos vizinhos. Do Soito para o Ozendo, há diferenças, até na pronúncia e fonética. Tão perto nas generalidades e tão distantes nos detalhes. Nos hábitos e formas de expressar, nos costumes e na forma de fazer acontecer o que quer que seja, desde o linguajar, à gastronomia, nos santos e santinhos padroeiros.
Falamos do Soito e Ozendo como podíamos falar de todo e qualquer outro binómio de outras aldeias ou povoações, tanto de Riba como do Baixo Côa. Os da Raia e os do Interior, dos «não Raia».
«Muito mais é o que nos une. Que aquilo que nos separa!» Assim cantou Veloso.
Atentemos pois, nos Hidro-Axiomas pentagonais desta semana, para reforço e fundamentação do nosso «Teorema do Território dos 5inco Elementos».
Cinco praias fluviais
Quadrazais | Sabugal | Rapoula do Côa | Vale das Éguas | Badamalos
Cinco espaços fluviais de diversão aquática
Foios | Vale de Espinho | Barragem em Malcata | Barragem de Alfaiates | Seixo e Vale Longo do Côa
(Continua.)
:: :: :: :: ::
Bem-hajam pela vossa curiosidade e leitura!
Prá semana temos mais!
Até lá! Cuidem-se e cuidemos dos nossos!
Meu abraço dos 5inco costados!
:: ::
«Território dos Cinco Elementos», crónica de António Martins
(Cronista no Capeia Arraiana desde Setembro de 2014.)
:: ::
Leave a Reply