No programa «Poder Local» da «Rádio F» moderado por Pedro Paula, os autarcas António Robalo e Manuel Fonseca, respectivamente, presidentes da Câmara Municipal do Sabugal e de Fornos de Algodres, comentaram a redução nas portagens na A23 e A25, a modernização da Linha da Beira Baixa e as grandes opções PRR-Plano de Recuperação e Resiliência. O autarca sabugalense aproveitou para deixar algumas «dicas» à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
O programa da «Rádio F», «Poder Local» moderado por Pedro Paula, contou mais uma vez por video-conferência com a participação dos presidentes António Robalo (Câmara Municipal do Sabugal) e Manuel Fonseca (Fornos de Algodres).
Os autarcas começaram por comentar a decisão que foi aprovada na Assembleia da República que aplica a redução em 50 por cento das tarifas nas portagens da A23 e A25 a partir de 1 de Julho.
Manuel Fonseca alertou para os custos da decisão em sintonia com o Governo e António Robalo reafirmou o seu total apoio à decisão da Assembleia da República na «chamada maioria negativa» e defendeu a abolição definitiva de portagens na A23 e A25.
«O Partido Socialista deve aceitar esta decisão da Assembleia da República e como o PRR é um plano para esta situação extraordinária devia contemplar as vias de comunicação desta região», defendeu o autarca do Sabugal deixando claramente dicas para a ministra Ana Abrunhosa.
«Sabemos que quando as oposições municipais nos confrontam com novas ideias ou projectos a resposta primeira que damos sempre é o que devemos deixar de fazer ou onde vamos encontrar receitas e considero que neste caso é mesmo necessário encontrar receitas», exemplificou ainda António Robalo.
Durante o programa foi ainda discutida a modernização da Linha da Beira Baixa e as grandes opções para o PRR.
O presidente António Robalo aproveitou para dizer que «à muito não andava de comboio» mas que na inauguração acompanhou a comitiva do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, na viagem entre a Guarda e a Covilhã.
«Como disse o presidente da CP o investimento precisa de passageiros e é importante que os autarcas consigam construir modelos complementares para que, no meu caso, o Sabugal fique perto do Barracão/Sabugal e da Cerdeira/Sabugal», defendeu António Robalo.
«No Sabugal reivindicamos uma ligação rápida à cidade da Guarda e, também, a Espanha mas a Europa não está receptiva a investimentos portugueses em alcatrão. E também por isso a ferrovia electrificada é mais bem vista. Esperamos o que Governo consiga fazer ver o seu ponto de vista», esclareceu o autarca do Sabugal.
«A CIM-Beiras está a privilegiar o investimento em fibra óptica para potenciar o desenvolvimento de todo o tipo de projectos. As nossas prioridades merecem pontuação máxima mas depois cabe aos autarcas construir estratégicas colectivas para os eixos prioritários» mas alertou que existe «um problema de tempo até 2026 porque todos sabemos que entre pensar e concretizar a obra é necessário passar por muitas elaborações e pareceres».
No apontamento final António Robalo convidou «todos os que estiveram confinados a ir ao concelho do Sabugal no mês de Maio visitar a Malcata, os castelos e o vale do Côa».
Pode ouvir (e ver) o program completo…
:: ::
jcl (com Rádio F)
Leave a Reply