«Outra História, Outras Estórias – Crónicas do tempo que foge», é o título do mais recente livro do historiador raiano Adérito Tavares, natural de Aldeia do Bispo no concelho do Sabugal. Editado pela Bertrand estas «histórias da História» vão ter o seu lançamento oficial no dia 6 de Maio.

O historiador Adérito Tavares, natural de Aldeia do Bispo, no concelho do Sabugal, vai lançar oficialmente no dia 6 de Maio a sua mais recente obra «Outra História, Outras Estórias – Crónicas do tempo que foge», que inclui crónicas publicadas aqui no Capeia Arraiana na sua rubrica «Na Raia da Memória».
Editado pela Bertrand, já se encontra em pré-venda em vários sítios. Além das próprias livrarias também online, por exemplo, na Fnac, Wook, Bertrand, etc.
Na introdução o autor refere que as crónicas publicadas «são, muitas delas, fruto uma longa experiência pedagógica e didáctica». Mais à frente explica que foram «originalmente publicadas em revistas, jornais e blogues e lidas por muitos dos meus antigos alunos, que me fizeram chegar simpáticas palavras e incentivos para a publicação de uma colectânea em livro».
Adérito Tavares esclarece que «as crónicas eram, ao todo, cerca de duas centenas e foi necessário selecionar as que agora chegam às mãos dos leitores» acrescentando que «o objectivo de todos estes textos foi sempre o de divulgação de uma história acessível ao leitor comum, com preocupações de rigor mas sem complexidades eruditas e académicas».
Na contra-capa do livro pode ler-se:
«É um truísmo muitas vezes repetido que quem não conhece a sua História está condenado a repeti-la, e neste livro também se encontram casos exemplares dessa lição, mas é também verdade que a História está repleta de casos interessantes e ignorados.
Este é um livro de descobertas – cultas, lúdicas, sérias, surpreendentes; nele os nexos entre o passado e o presente nunca estão muito longe da superfície.
Nesta coleção de histórias da História, vai encontrar aspetos desconhecidos de episódios famosos, bem como relatos de factos históricos que poucos conhecem e que são um prazer ler e partilhar.»
Adérito Tavares foi professor do ensino básico e secundário, onde lecionou todos os níveis e docente e investigador na Universidade Católica Portuguesa. É co-autor de manuais escolares.
Mais uma obra com o rigor, a imparcialidade e a qualidade a que nos habituou Adérito Tavares. Parabéns!
José Carlos Lages
Leave a Reply