Quem trata mal os animais não pode ser uma pessoa com bondade de caracter. Quer maior pureza, sinceridade e amizade do que as do seu cão ou gato? Muito dificilmente encontrará no Ser Humano.

Jamais esquecerei esta bárbara história, mas verdadeira, que me foi contada por um grande amigo já falecido. Rondando os anos 50 do século passado, e durante um pequeno descanso dado aos ceifadores que ceifavam uma seara, um deles viu um cão e uma cadela unidos pelos sexos; levantou-se, aproximou-se e passou a foice entre essa união, escusado será dizer se a foice passou foi porque cortou alguma coisa…Ao outro dia, o cão foi encontrado morto no meio de umas giestas esvaído em sangue.
Presumo que por esses tempos, finais dos anos 40, Portugal e Espanha deviam ser a nível da Europa Ocidental os países que mais crueldade exerciam sobre os animais, principalmente em festejos selvagens. Porque razão é que um cão sentirá algo diferente de um ser humano se lhe fizerem o que atrás mencionei? Sente a mesma coisa! Algum leitor(a) já estará a pensar em alguns exageros provenientes de outros exageros selvagens dos maus tratos, mas o Homem é assim, uma fonte de exageros!
Este artigo vem a propósito do Facebook! Eu sei que algumas pessoas chamam ao facebook um deserto de ideias e de cultura, mas quanto a esta questão dos maus tratos aos animais, ainda não vi em canal nenhum de televisão movimentos tão grandes de apoio aos animais abandonados e maltratados. E aqui, não posso deixar de mencionar uma Mulher de nome Marta Oliveira, que a diário nos traz imagens de maus tratos e abandono de animais, principalmente cães, pede ajuda para os canis, pede alimento, pede civismo e compaixão. Considero esta Mulher de uma sensibilidade moral, ética e humana impressionantes.
:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio
Leave a Reply