«A utopia neoliberal de um mercado puro e perfeito supõe a destruição de todas as resistências coletivas.Conduzirá a um mundo darwiniano onde todos lutem contra todos. E, no entanto, a transição ao liberalismo produz-se de forma imperceptível, como o deslocamento dos continentes.» Pierre Bourdieu, sociólogo, professor no Collége de France, falecido em 2002.
O Neoliberalismo não tem só a ver com a economia, é uma doutrina, uma ideologia com uma estratégia a nível global frente aos problemas sociais, conseguiu juntar a política económica e cultural aniquilando os grandes ideais que tinham orientado as sociedades baseadas na Justiça Social, ou seja, a Social Democracia, desde os anos 50 até 1980.
Princípios do Neoliberalismo? Individualismo, inveja, corrupção e violência, ou seja, destrói uma sociedade originando um individualismo possessivo. Económicamente baseia-se nestes princípios:
– Diminuir as funções e obrigações do Estado para entregar nas mãos de privados;
– A História, segundo o «pregador» Fukuyama chegou ao fim!! para quê então não deixar estar a Sociedade Neoliberal?
– O Neoliberalismo leva à perfeita Democracia!!! Antes pelo contrário, nunca a Democracia esteve tão ameaçada como agora… Orientada por políticos Neoliberais;
– Os mercados resolvem todos os problemas das sociedades;
– A economia é tudo, o Homem não é nada.
Por isso a economia tem um papel central nas sociedades actuais, também é esta a razão pela qual os governos são julgados nas eleições. Reagan e Thatcher, os dois principais políticos no Ocidente que seguiram uma linha Neoliberal durante os seus respectivos mandatos.
:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Junho de 2008)
:: ::
Leave a Reply