:: :: PR8 – SBG – TERMAS DO CRÓ :: :: Continuando a percorrer os trilhos do nosso território, esta semana partilhamos mais um vídeo, com imagens do percurso Pequena Rota: PR8 SBG: Termas do Cró, percurso circular de 16 quilómetros que nos leva a percorrer as proximidades das aldeias de Vale das Éguas, Seixo do Côa e Rapoula do Côa. Este percurso cruza em alguns troços com a Grande Rota do Vale do Côa.
:: :: :: :: ::
PERCURSO PEQUENA ROTA: PR8 TERMAS DO CRÓ
Vale das Éguas – Seixo do Côa – Rapoula do Côa
Este é um dos trilhos que se tornou um caminho muito familiar, por múltiplas e variadas razões, dada a nossa ligação pessoal e afectiva à mais pequena aldeia deste nosso território, tanto em área como em número de habitantes. Mas como diz o adulterado e mui oportuno ditado, as aldeias e seus encantos não se medem aos palmos.
Não desfazendo em nenhuma das outras povoações deste percurso, Seixo e Rapoula, mas Vale das Éguas tem um peso pessoal diferente e o coração por vezes também escreve. Pois a nossa ligação e proximidade a esta aldeia, permitiu-nos percorrer este trilho ou algumas partes do mesmo, muitas e variadas vezes sem conta, nas diferentes estações e em distintos momentos do dia. Por isso as sensações estão pejadas de muitas e vastas memórias sensitivas que não cabem numa croniqueta. Pelo que lanço apenas o desafio e deixo ao vosso critério a descoberta e validação do que aqui insinuamos.
Ainda não havia praias ou espaços fluviais nas margens do Côa, já nós desfrutávamos, sentíamos e vivíamos aquele espaço com imenso prazer, dada a rara beleza não só do espaço junto ao rio como de todos os caminhos rurais que por ali existem ao redor e nas margens do Côa. Considerámos sempre tão atractivo e prazeroso que se mantém até aos dias de hoje irresistível ou impossível não fazer este percurso ou partes dele cada vez que ali regressamos.
Pode não ser um trilho abundante ou vasto em património histórico, mas temos algumas ruínas de moinhos nas margens do rio. Património arqueológico como é o caso das escavações inacabadas de Caria Talaia, no Cabeço da Senhora das Preces (Ruvina), bem como uma sepultura antropomórfica no percurso que segue de Vale das Éguas para o rio, mas que não tem nenhuma placa, mas que alguns locais a poderão indicar.
Um percurso parco em património histórico, mas farto em património natural, dada a sua magnificência e por ser um trilho que nos permite ter um contacto muito próximo com o rio Côa e no qual existem três espaços fluviais, um em cada uma das povoações, excelentemente bem preparados para garantidamente proporcionar uns dias maravilhosos de praia no campo. Um conceito de praia de alguma exclusividade para os que se atreverem a trocar, por uns dias, o concorrido e ruidoso litoral de massas pela raridade do tranquilo, folgado e harmonioso interior.
Destacamos assim neste percurso, os espaços fluviais existentes em cada uma das povoações que ficam neste trilho, as subidas ao Picoto do Seixo e ao Cabeço da Senhora das Preces (antigo topónimo Caria Talaia), sítios de onde podemos desfrutar de excelentes panorâmicas. Oportunidade para atravessar um rio pelos ancestrais pontões ou poldras, assim como a visita a algumas ruínas de moinhos de água (hidráulicos). Um deles, situado na praia de Vale das Éguas, recebeu obras de conservação e permite-nos espreitar pelo janelo existente o seu arranjado interior. E quem sabe, num dia de sorte, esteja por lá a Celestina do moinho e permita a sua visita.
A canada toda em calçada que vai da povoação de Vale das Éguas até à praia fluvial, é qualquer coisa de único, dada a passagem por alguns bosquetes, lameiras e pequenas zonas de cultivo, que dão o seu fulgor de humanização ao território, bem como alguns sinais de resistência ao abandono total do meio rural, onde podemos constatar que ainda há quem teime em ficar e persiste em cuidar e manter o edificado rural e alguma agricultura de subsistência.
Mas com certeza outras canadas e caminhos existentes nas proximidades das outras povoações serão tão ou mais apelativos que este, mas conhecemos menos bem e cabe-nos a cada um de nós estender a nossa exploração e aventura por muitos dos caminhos que por ali existem. Até porque recentemente tivemos conhecimento através das redes sociais que a freguesia de Rapoula, fez recentemente um bom trabalho de limpeza e desmatação de muitos desses caminhos (aqui), que trouxe novas e belas oportunidades que nos permitem partir por ali à descoberta de novas raridades. Fazendo votos que se copiem e reproduzam estes bons exemplos!
Como não podia deixar de ser, queremos destacar também a oportunidade de no final do percurso poder revigorar as suas forças, com uma ida á piscina lúdica do Balneário Termal do Cró. Mas antes de ir a banhos faça uma visita pelo exterior do parque termal, ao que resta do antigo edificado balneário, prove a água do Cró no chafariz existente, que em tempos foi reconhecida como milagrosa, assim como não perca a oportunidade para visitar a exposição, espaço interpretativo da água, patente no interior do edifício das termas.
Terminamos invocando David Thoreau: «Quando caminhamos, naturalmente vamos aos campos e às florestas. Que seria de nós se só andássemos no jardim ou nas avenidas?»
Boa caminhada!
:: :: :: :: ::
Voltamos a elencar os axiomas pentagonais do nosso teorema, referentes aos trilhos que iremos partilhar e percorrer nas próximas crónicas!
Cinco percursos Pedestres Pequena Rota em Riba Côa
– PR1 SBG – Meandros do Côa (Sabugal)… (Aqui.)
– PR2 SBG – Vale do Cesarão (Vilar Maior)… (Aqui.)
– PR3 SBG – Nascente do Côa (Fóios)… (Aqui.)
– PR4 SBG – Vilares (Soito/Alfaiates)… (Aqui.)
– Trilho do Manego – Quadrazais (percurso traçado mas não demarcado). Vídeo… (Aqui.)
Cinco Percursos Pedestres Pequena Rota no Baixo Côa
– PR5 SBG – Penha do Lobo – Penalobo… (Aqui.)
– PR6 SBG – Rota dos Casteleiros – Sortelha/Casteleiro… (Aqui.)
– PR7 SBG – Caminho Histórico de Sortelha… (Aqui.)
– PR8 SBG – Termas Do Cró… (Aqui.)
– PR9 SBG – Moira Encantada – Baraçal (ainda por anunciar no site oficial dos PR SBG)… (Aqui.)
Cinco Grande Rotas Temáticas que atravessam o concelho
– GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas… (Aqui.)
– Grande Rota do Vale do Côa… (Aqui.)
– Rota dos Castelos (17 castelos)… (Aqui.)
– Rota do Património – rota circular de 100 quilómetros com os principais pontos de interesse (visitáveis) do ponto de vista arquitetónico e arqueológico, do município do Sabugal referida na CETS, mas não encontrámos mais informação sobre o percurso… (Aqui.)
– Rota Portuguesa do Caminho de Salomão… (Aqui.)… que se prevê ser convertida numa Rota Turístico-Literária… (Aqui.)
:: :: :: :: ::
Bem-hajam pela vossa curiosidade e leitura!
Prá semana temos mais!
Até lá! Cuidem-se e cuidemos dos nossos!
Meu abraço dos 5inco costados!
:: ::
«Território dos Cinco Elementos», crónica de António Martins
(Cronista no Capeia Arraiana desde Setembro de 2014.)
:: ::
Leave a Reply