:: :: PR5 – SBG – PENHA DO LOBO – PENALOBO :: :: Continuando a percorrer os trilhos do nosso território, esta semana partilhamos novo vídeo, com imagens do percurso Pequena Rota: PR5 SBG: Penha do Lobo – Penalobo. Quem tem Pena do Lobo? Não é caso para isso!
:: :: :: :: ::
PERCURSO PEQUENA ROTA: PR5 PENHA DO LOBO – PENALOBO
Nem por sombras, mas com muita luz. É um percurso sem penas e com muita penha, penascos, penedos, sáfaras, penelas… enfim um belíssimo território com um vasto apenhado (muitas penhas) que pode ser mais uma extensão a juntar ao vasto e imenso potencial do nosso ainda não criado geoparque, que aguarda por alguém que manifeste maior interesse e iniciativa para a sua criação.
Este percurso é digno de um bravo lobo e para fazer sem penas e com muita ousadia. Pois passamos por algumas áreas com declives bastante acentuados.
Este é um percurso que nos dá força e valida o cognome do «País das Pedras», «o esqueleto», «as ossadas», a «estrutura do corpo» de Portugal.
Neste trilho, onde não há longe nem distância, podemos desfrutar e quase tocar na Estrela, a mais alta de Portugal Continental, porque a sua imponência obtida de algumas panorâmicas que apreciamos dos postos mais altos deste trilho, dá nos a ilusão de que a estrela alta fica ali a dois passos.
Uma oportunidade para visitar o Povoado da Serra das Vinhas, denominado como Cabeço do Mouros, onde terá existido um povoado pré-romano (I milénio a.C.) e onde terão sido também encontrados vestígios do período romano. Tentar descobrir a Lapa do Urso.
Há referencia a uma descoberta nestas bandas de dois braceletes em ouro, entretanto desaparecidos. Mantenha o olho e a imaginação em aberto, porque garantidamente pode sair bem mais rico deste percurso, apenas depende do tipo de fortuna que mais procura.
Existem múltiplos e variados painéis informativos de muitos fenómenos geomorfológicos, um museu geológico a céu aberto é aquilo que o espera neste percurso.
Esta seria uma forma de aumentar os seus conhecimentos em geologia pois vai encontrar elevações do tipo «inselberg» originadas devido à dureza das rochas. Os afloramentos rochosos são frequentes, com inúmeras formas graníticas, como: caos de blocos, tors, castle koppies e domos rochosos (bornhardts). Estes são alguns dos estrangeirismos que denominam e caracterizam a geologia local, aos quais não vai ficar alheio nem indiferente.
Tivemos conhecimento mais tarde que existe um conterrâneo em Penalobo que é detentor de uma colecção particular de rochas e minerais, que desconhecemos se é acessível ao público ou é permitida a sua visita, mas seria uma oportunidade interessante criar mais um atractivo na povoação, caso houvesse a possibilidade de se proporcionar a sua visita. Pois em tempos terão estado expostas no Museu Municipal do Sabugal… (Aqui.)
Mais uma vez reforçamos que painéis e sinalética precisas de ser revistos com urgência, pois alguns estão muito degradados e não conseguimos fazer o percurso completo por falta de marcações ou erro na sua localização.
Se um caminho se faz caminhando, um trilho faz-se trilhando! Aventure-se!
:: :: :: :: ::
Voltamos a elencar os axiomas pentagonais do nosso teorema, referentes aos trilhos que iremos partilhar e percorrer nas próximas crónicas!
Cinco percursos Pedestres Pequena Rota em Riba Côa
– PR1 SBG – Meandros do Côa (Sabugal)… (Aqui.)
– PR2 SBG – Vale do Cesarão (Vilar Maior)… (Aqui.)
– PR3 SBG – Nascente do Côa (Fóios)… (Aqui.)
– PR4 SBG – Vilares (Soito/Alfaiates)… (Aqui.)
– Trilho do Manego – Quadrazais (percurso traçado mas não demarcado). Vídeo… (Aqui.)
Cinco Percursos Pedestres Pequena Rota no Baixo Côa
– PR5 SBG – Penha do Lobo – Penalobo… (Aqui.)
– PR6 SBG – Rota dos Casteleiros – Sortelha/Casteleiro… (Aqui.)
– PR7 SBG – Caminho Histórico de Sortelha… (Aqui.)
– PR8 SBG – Termas Do Cró… (Aqui.)
– PR9 SBG – Moira Encantada – Baraçal (ainda por anunciar no site oficial dos PR SBG)… (Aqui.)
Cinco Grande Rotas Temáticas que atravessam o concelho
– GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas… (Aqui.)
– Grande Rota do Vale do Côa… (Aqui.)
– Rota dos Castelos (17 castelos)… (Aqui.)
– Rota do Património – rota circular de 100 quilómetros com os principais pontos de interesse (visitáveis) do ponto de vista arquitetónico e arqueológico, do município do Sabugal referida na CETS, mas não encontrámos mais informação sobre o percurso… (Aqui.)
– Rota Portuguesa do Caminho de Salomão… (Aqui.)… que se prevê ser convertida numa Rota Turístico-Literária… (Aqui.)
:: :: :: :: ::
Bem-hajam pela vossa curiosidade e leitura!
Prá semana temos mais!
Até lá! Cuidem-se e cuidemos dos nossos!
Meu abraço dos 5inco costados!
:: ::
«Território dos Cinco Elementos», crónica de António Martins
(Cronista no Capeia Arraiana desde Setembro de 2014.)
:: ::
Leave a Reply