A «Enertech-Feira das Tecnologias para a Energia no Sabugal» promove a inovação no sector das energias renováveis e eficiência energética. Em 2021 e pelo segundo ano consecutivo, em consequência da pandemia, o formato escolhido é o debate online sobre a transição verde e a transformação digital. Transcrevemos, na íntegra, a entrevista de Vítor Proença, vice-presidente da autarquia sabugalense, ao semanário «Sol» sobre a oportunidade da troca de conhecimentos e intercâmbio empresarial…

Entrevista ao semanário «Sol» de Vítor Proença, vice-presidente da Câmara Municipal do Sabugal…
«
– A crise pandémica que vivemos tem vindo a provocar profundas alterações ao que era o normal funcionamento das instituições, nomeadamente nas atividades que envolviam grande público participante. A Enertech, enquanto feira das tecnologias para a energia, como é que se está a adaptar e qual o formato da sua realização neste ano?
– A Enertech-Feira das Tecnologias para a Energia é uma feira tecnológica vocacionada para a inovação no sector das energias renováveis e a eficiência energética; tem-se vindo também a afirmar como um espaço de troca de experiências, de networking entre os agentes do sector e, por isso, apesar das circunstâncias que vivemos atualmente, a Enertech mantém-se ativa e a desenvolver ideias novas que queremos concretizar em adaptação à nova realidade. Este ano, a exemplo do que já aconteceu em 2020, haverá a realização da feira no modelo virtual dadas as restrições impostas pela DGS e dado o momento económico que as empresas do sector vivem com a crise que o país atravessa. Estamos a organizar a realização de uma conferência internacional on-line sobre o sector energético e um conjunto de eventos de networking e brokage de modo a manter a dinâmica do Espaço Enertech.
– E quais os temas em destaque?
– Neste ano a Enertech-Feira das Tecnolgias para a Energia irá abordar o tema da transição verde e da transformação digital, aspetos que consideramos estruturantes e que também decorrem do Plano de Recuperação e Resiliência que o governo irá implementar.
– Face ao Plano de Recuperação e Resiliência, tendo em conta as áreas relevantes em foco na Enertech 2021 (transição verde, transformação digital, crescimen- to inteligente e sustentabilidade), o que
poderemos salientar em relação a estes setores presentes nesta edição?
– A Enertech, enquanto espaço de debate de ideias e de troca de experiências, procura também ser um veículo de informação especializada e técnica e, por isso, os temas do setor energético e da inovação digital previstos no Plano de Recuperação e Resiliência serão o foco da conferência on-line que iremos realizar.
Estamos a organizar a realização de uma conferência internacional online sobre o sector energético e um conjunto de eventos de net-
working e brokage de modo a manter a dinâmica do Espaço Enertech
– Considera que para uma região de baixa densidade populacional e situada na zona interior do país, as energias renováveis poderão criar novas alavancagens na economia local e serem criadoras de novas oportunidades empresariais?
– Claramente que sim! O aproveitamento das energias renováveis é um fator importantíssimo de alavancagem da economia local, fundamentalmente pelas oportunidades empresariais que cria, mas tam- bém pelo emprego que pode gerar. Mas pode ser muito mais do que isso, já que o futuro caminha para as micro-redes de distribuição de energia elétrica, de que decorrerá uma maior relevância e importância aos territórios produtores de energia.
– Quanto ao hidrogénio verde que oportunidades poderá trazer à Enertech e à região?
– O hidrogénio é uma oportunidade a explorar, com interesse, já manifestado na edição de 2019 da Enertech, com o tema da conferência «energias do Futuro» em que foi amplamente debatida a oportunidade que o hidrogénio pode representar no sector energético. Seja como elemento central da transição para uma mobilidade sustentável, seja como elemento potenciador da produção de energia de baixo custo, o hidrogénio é um aspeto muito importante que o Município do Sabugal está a trabalhar no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência de modo a potenciar o aproveitamento e exploração dos recursos naturais do concelho do Sabugal.
– Quais os grandes desafios e projetos futuros que se colocam à Enertech enquanto Feira das Tecnologias para a Energia?
– A Enertech-Feira das Tecnologias para a Energia é uma feira que vinha a crescer de forma sustentada, que já iria para a sua sexta edição. Contudo, a situação pandémica que se abateu sobre o país criou um cenário que não era previsível. Assim que voltemos à normalidade, a Enertech retomará os objetivos originais, ou seja, promover as energias renováveis e a eficiência energética, procurando afirmar-se como espaço de excelência para o sector das energias renováveis. Os desafios que se colocam, presentemente, serão maiores na medida em que não há, neste momento, forma de perceber qual será o impacto real que esta paragem da economia terá nas empresas do sector energético. No entanto, os indicadores atuais, que dão conta de um aumento do consumo e um aumento na procura de soluções energéticas mais sustentadas, são fatores a que estamos atentos e que serão devidamente equacionados nas futuras edições da Enertech.
»
jcl (com semanário «Sol»)
Questões sem resposta:
Avaliação das 5 edições anteriores?
Alavancagens proporcionadas?
Investimento decorrente pelo Município?
Compromissos?
Mais uma feira sem objetividade, … sem ir ao cerne das necessidades do Concelho, sem compromissos, … de pura ilusão e inconsciência (feira internacional!!!) (Hidrogénio!!! )