Sem o estudo e tratamento da informação contida nos «Livros dos Expostos» a História de Sortelha e do concelho de Sabugal estará sempre incompleta.

Na Biblioteca Arquivo da Câmara Municipal de Sabugal existe o «Livro 2.º Matrícula dos Expostos 1819-1823.» O conteúdo podemos dizer que é desconhecido. Consta-se que está por restauro. Para ver mais sobre o assunto… (Aqui.)
No Arquivo distrital da Guarda existem três livros:
– Matrícula dos expostos 1828-02-10/1838-12-31… (Aqui.)
– Matrícula dos expostos 1847-06-14/1850-09-25… (Aqui.)
– Matrícula de expostos 1850-09-26/1855-12-09… (Aqui.)
Texto de apresentação dos Livros dos Expostos, no Arquivo Distrital da Guarda:
«Âmbito e Conteúdo
Livros de registo dos termos e matrículas de expostos da Câmara de Sortelha. A Câmara de Sortelha tinha a seu cargo o sustento dos “expostos” do concelho.
Nestes livros mantinha-se atualizada, toda a informação relativa a cada exposto, desde o dia da sua “matrícula”, até ao dia em que a Câmara de Sortelha deixava de ter obrigação de cuidar da sua “criação”.
Para cada exposto era lavrado um “termo”, onde, detalhadamente, eram descritos todos os fatos relacionados com a exposição: data, local de exposição, o “enxoval” que trazia, “bilhetes” e o que destes constava, o nome ou o nome dado no batismo após exposição, etc. Integram os livros, diversos documentos: bilhetes, “mapas de expostos”, cartas, entre outros.»
Sem o estudo e tratamento da informação contida nos «Livros dos Expostos» a História de Sortelha e do concelho de Sabugal estará sempre incompleta! Essa poderá ser particularmente relevante para aquilatar as consequências sociais da passagem das tropas napoleónicas!
:: ::
«Memórias de Sortelha», por António Augusto Gonçalves
Leave a Reply