Em Aldeia Velha num local onde se pode observar o nascer de dia e o pôr-do-sol foi construído numa estrutura do forcão raiano o baloiço panorâmico de Nossa Senhora dos Prazeres. É, sem dúvida, um local a visitar…


Perdido na serra do Homem de Pedra, e por muitos desconhecido ou esquecido, encontra-se o cabeço da Nossa Senhora dos Prazeres pertencente à freguesia de Aldeia Velha, concelho do Sabugal, distrito da Guarda.
Erigida no alto encontramos a capela de Nossa Senhora dos Prazeres, santa da devoção das gentes de Aldeia Velha. No espaço contíguo foi instalado no passado mês de Dezembro um baloiço panorâmico de formato original que beneficia da vista ampla sobre o vale envolvente da cidade da Guarda que se estende entre as serras fronteiriças de Espanha e a serra da Estrela.
É um local que merece ser explorado não apenas pelo horizonte rasgado mas também porque, subindo os quase 900 metros de altitude até ao cume, «tropeçamos» nas milenares pedras de xisto e granito que formavam um castro da Idade do Ferro (1200-1000 a.C.) e que, posteriormente, terão dado abrigo e protecção a um povoado fortificado agora popularmente designado por Sabugal Velho.
Neste local a história ancestral cruza-se com a história mais recente, ficando expostos ao visitante os caminhos, serras e matos por onde muitos dos habitantes da raia sabugalense trilhavam as rotas do contrabando, lutando pela subsistência e antecipando, com risco próprio, o comércio livre entre os dois lados da fronteira.
À carga histórica junta-se a tradição e é também por este motivo que este baloiço é, possivelmente, um dos mais originais e com maior significado entre os existentes. A estrutura foi construída tendo por base uma réplica, em tamanho real, de um forcão, instrumento fundamental da principal tradição da região, a Capeia Arraiana. Uma tradição única no mundo à qual foi atribuída a classificação de património cultural imaterial nacional. O forcão é o símbolo maior da cultura das regiões raianas de Riba-Côa.

Por toda a carga simbólica, pelo respeito e orgulho que a mesma desperta nas gentes raianas e, em particular, nas de Aldeia Velha, o baloiço panorâmico de Nossa Senhora dos Prazeres poderá tornar-se um elemento representativo da região, da sua cultura e tradições. Um local de observação de um fantástico nascer de dia e de um, não menos espetacular, pôr-do-sol que transformam o céu numa tela colorida inesquecível que certamente criará novas memórias e vivências nos visitantes e que servirá de ponto de partida para (re)descobrir uma região cujas riquezas naturais, tradições, gastronomia e história merecem a nossa atenção e valorização.
Estão de parabéns as três entidades de Aldeia Velha – a Junta de Freguesia, o Centro Recreativo e Cultural e o Conselho Directivo dos Baldios – cuja colaboração tornou possível a produção e instalação deste equipamento notável.
Ricardo Amaro
Leave a Reply