• O Primeiro…
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro…
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Câmara Municipal Sabugal • Concelho do Sabugal • CoronaVírus • Saúde  /  Sabugal escolhido para o arranque da vacinação na região Centro
08 Fevereiro 2021

Sabugal escolhido para o arranque da vacinação na região Centro

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
Câmara Municipal Sabugal, Concelho do Sabugal, CoronaVírus, Saúde plano vacinação, uls guarda 6 Comentários

Tem início na sexta-feira, 12 de Fevereiro, o plano de vacinação contra a Covid-19 na região Centro para pessoas com mais de 80 anos ou de 50 anos com doenças associadas. A Administração Regional de Saúde do Centro seleccionou oito locais de vacinação entre os quais o concelho do Sabugal. O posto de vacinação concelhio vai ficar instalado no edifício da empresa Dache.

Instalações da Dache vão ser o Centro de Vacinação para o concelho do Sabugal
Instalações da Dache vão ser o Centro de Vacinação para o concelho do Sabugal

O plano de vacinação contra a Covid-19 na região Centro para pessoas com mais de 80 anos ou de 50 anos com doenças associadas tem início na sexta-feira em oito locais de vacinação, foi esta segunda-feira anunciado à comunicação social em Coimbra.

Os centros de vacinação vão estar instalados no Sabugal, em Coimbra, Oliveira do Hospital, Leiria, Viseu, Sever do Vouga, Fundão e Proença-a-Nova.

Na apresentação a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques, mostrou-se convicta de que até ao final de Março será possível ter os «mais idosos ou mais frágeis» vacinados em simultâneo com as duas doses.

«As pessoas serão vacinadas partindo dos de maior idade para os de menor idade, sempre tendo em conta também as respectivas comorbilidades, no sentido de darmos estabilidade, conforto, sossego e conforto aos nossos idosos e às pessoas mais frágeis, que é um desígnio para todos nós», eslareceu a dirigente.

Os cidadãos vão ser contactados com antecedência para a vacinação por mensagem de telemóvel, através do número 2424, com o seu nome e o local de vacinação. Caso as pessoas não tenham telemóvel serão contactados por telefone pelas unidades de saúde.

Na sexta-feira, será o início simbólico do processo para estes dois grupos com a vacinação de 1.500 pessoas, de um universo regional de 150 mil cidadãos com mais de 80 anos e 90 mil com mais de 50 anos e doenças associadas. Depois o processo entrará em «velocidade de cruzeiro».

«Ninguém ficará de fora», garantem os responsáveis, destacando a existência de «parcerias virtuosas com as autarquias para a criação de espaços de vacinação, uma vez que os Centros de Saúde não têm capacidade física para responder às necessidades do plano».

Até sexta-feira, a ARSC deverá terminar em toda a região Centro a segunda dose de vacinação nos lares e Estruturas Residenciais para Idosos.

:: :: :: :: ::

Excelente notícia para os residentes mais idosos do concelho do Sabugal. No entanto neste processo criado e imaginado na grande cidade por técnicos que desconhecem a realidade do mundo rural talvez não seja muito praticável as mensagens por telemóvel.

O edifício da Dache foi escolhido por ter um amplo espaço interior que permite o distanciamento físico durante a recepção dos convocados, a toma da vacina e espera de 30 minutos para detectar sintomas secundários.

Em tempo invernio e sem missas presenciais os elementos das Juntas de Freguesia podem vir a ter um papel activo na passagem da mensagem às populações.

O Capeia Arraiana está em condições de adiantar que amanhã, terça-feira, esses e outros pormenores vão ser analisados na reunião entre os responsáveis da Autarquia, da Protecção Civil, do Centro de Saúde do Sabugal e da ULS da Guarda.

José Carlos Lages

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior Janeiro, um mês para esquecer…
Artigo Seguinte   O poder das ideologias

Artigos relacionados

  • CDS prepara alternativa para o Sabugal

    Segunda-feira, 19 Abril, 2021
  • Registo gratuito de terrenos rústicos até 2023

    Sexta-feira, 16 Abril, 2021
  • Covid-19 no distrito da Guarda (16.04.2021)

    Sexta-feira, 16 Abril, 2021

6 Comments

  1. Avatar jose fino Responder
    Quinta-feira, 11 Fevereiro, 2021 às 21:38

    Ponto final. Está desfeita a dúvida! O Município do Sabugal emite comunicado oficial publicado no Facebook onde informa que “o centro de vacinação concelhio está instalado na Expo Sabugal (antigo edifício da empresa Dache)”.
    Quanto à reversão do direito de superfície para a esfera jurídica do Município sem direito a qualquer indemnização, o Tribunal de Contas reitera, no sítio oficial, a sua posição em novo acórdão com o n.º 25/2020 proferido, em sede de recurso ordinário, por três meritíssimos juízes. Mais explicações, para quê?
    Sr. Nicolau Rito, cabe-lhe o direito de defender os seus legítimos interesses que, da minha parte, espero, seja bem sucedido!

  2. Avatar José Responder
    Quinta-feira, 11 Fevereiro, 2021 às 16:39

    O que diz a artigo é muito claro “O edifício da Dache foi escolhido…”. Como muito bem diz José Fino o edifício é um bem publico, nos estritos termos legais. Sendo do erário publico não pode ser batizado como o nome de uma pessoa coletiva. Surpreende assim a falta de clareza vinda de quem vem! Mas, humanos que somos, todos temos as nossas falhas!

    • José Carlos Lages José Carlos Lages Responder
      Quinta-feira, 11 Fevereiro, 2021 às 17:07

      Caro José Escada

      A minha referência é a um edifício que é conhecido como tal por toda a população facilitando assim o reconhecimento do local onde vai ter lugar a vacinação da população sabugalense. E isso sim é que é importante. A vacinação dos nossos idosos.

      Quem está aqui a baptizá-lo (ou a tentar rebaptizá-lo) é o senhor. Por mim pode dar-lhe o nome que quiser se os donos sejam eles quais forem… concordarem.

      Melhores cumprimentos

  3. Avatar jose fino Responder
    Quarta-feira, 10 Fevereiro, 2021 às 19:14

    Rejubilo com esta excelente notícia de que o concelho de Sabugal foi escolhido para, de imediato, iniciar a vacinação dos mais idosos. Vá lá, pelo menos desta não fomos esquecidos e deixados ao abandono como vem sendo, infelizmente, regra.

    Porém, este meu sentimento de júbilo contrasta com algum agastamento ao constatar que a notícia enferma de falta de rigor e transparência, atributos que devem presidir a qualquer informação que se preze, quanto mais não seja pelo facto de provir de um blogue tão prestigiado e respeitado como é o “Capeia Raiana”.

    Tudo porque ao publicitar-se o local da vacinação, se refere que “o posto de vacinação concelhio vai ficar instalado no edifício da empresa DACHE”. Ora, tal como resulta do acórdão n.º 20/20 do Tribunal de Contas, este edifício reverteu, por força da caducidade da cessão do direito de superfície, para a esfera jurídica do Município do Sabugal. Isto é: presentemente, este edifício que outrora era da Dache, passou, agora, para o Município do Sabugal. O seu a seu dono…!!!

    • José Carlos Lages José Carlos Lages Responder
      Quinta-feira, 11 Fevereiro, 2021 às 1:44

      Caro José Fino

      Não quis deixar de publicar o seu comentário onde acusa o Capeia Arraiana de «falta de rigor e transparência».

      A acusação é grave mas pobrezinha porque está a aproveitar-se para introduzir outra questão tão querida em alguns círculos político/partidários sabugalenses ou, se preferir, de movimentos de cidadãos.

      Para o povo em geral é conhecido como o edifício da empresa Dache. Podemos baptizá-lo com outro nome (Palácio das Necessidades por exemplo) mas para já não acrescenta nada à notícia que dá conta de uma decisão importante das autoridades sanitárias relativamente ao plano de vacinação nacional.

      Quando ao Acórdão, como sabe, já tomei conhecimento dele. Nunca tive medo de dar a minha opinião, presente aliás no espaço virtual desde 2006 mas para já não tenho nenhum comentário a fazer. Confesso que não sei há quanto tempo tem opinião pública e escrita mas respeito-o até ao ponto em que se dignar retirar a acusação que me faz e que é tão mais grave porque vem de um jurista.

      Caro José FIno, tem de escolher outro para acusar de falta de rigor e transparência.

      Cumprimentos raianos.

    • Avatar Nicolau Rito. Responder
      Quinta-feira, 11 Fevereiro, 2021 às 15:24

      Antes de mais vou-me apresentar: José Manuel Nicolau Rito, Sócio/gerente da Sociedade DACHE.

      Boa Tarde Sr. José Fino. Após o Seu comentário não posso deixar sem o Esclarecer. Tenho lido alguns comentários e sinceramente não sei quem lhe passa a informação.

      Claro que respeito a OPINIÃO do Tribunal de Contas. SR. José Fino a DACHE é proprietária do IMÓVEL conforme prova OFICIAL da Certidão Predial e Comercial assim como Fiscal. Tendo até esta data a Sociedade gerido todo o Espaço, Ocupação, Pagamento de todos os Impostos em dia, Pagamento de todas as Despesas, LUZ, ÁGUA, COMUNICAÇÕES.

      Mais o esclareço de que todo o investimento foi feito sem qualquer apoio público.

      Tudo o que tiver a ver com a actividade, negócios e outros, são comentados e analisados nos locais correctos e sempre em cumprimento da Lei. Fica o Esclarecimento.

      Cumprimentos.

Leave a Reply Cancel reply

Social Media

  • Conectar-se no Facebook
  • Conectar-se no Twitter

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2021. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.