«Histórico! A primeira passagem na ponte do Corge! O comboio já vai a caminho da Guarda!» Era este um dos muitos alertas com fotografias e vídeos que foi publicado ao longo do dia 27 de Janeiro na página «Linha da Beira Baixa» no Facebook. A «velhinha» 1427 a diesel da CP puxou uma composição técnica com uma carruagem Sorefame e a locomotiva eléctrica 5608 que fez os ensaios da catenária da Linha da Beira Baixa no remodelado troço entre a Covilhã e a Guarda.


Dia histórico na estação da Guarda
Na quarta-feira dia 27 de Janeiro, a locomotiva 1427 a diesel da CP percorreu os 46,5 km finais linha da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda na primeira marcha de ensaios da catenária com a elétrica 5608. Trata-se de um dos últimos ensaios antes da disponibilização da via, que foi alvo de obras de modernização e eletrificação, num investimento de 52 milhões de euros.
A empreitada Covilhã – Guarda está inserida no Plano de Investimentos Ferrovia 2020 e engloba a eletrificação do troço, o reforço e reabilitação das seis pontes metálicas centenárias, o aumento das condições de segurança no atravessamento da Linha da Beira Baixa, a construção de um viaduto ferroviário sobre o rio Diz com 237,8 metros de extensão e 10 de altura e da Concordância entre a Linha da Beira Alta e a Linha da Beira Baixa.
Agora entre a estação da Guarda e do Barracão-Sabugal foi criada a concordância das Beiras que permitirá a ligação direta entre a Linha da Beira Baixa e a fronteira de Vilar Formoso na Linha da Beira Alta e vice-versa, com o consequente aumento da capacidade da ligação fronteiriça.
Estes testes de cantenária vão permitir certificar a reabertura do troço Covilhã-Guarda que se encontra encerrado à exploração ferroviária desde 2009.
jcl (com «Linha da Beira Baixa»)
Leave a Reply