• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Bendada • Memórias de Sortelha • Sortelha  /  Bendada – padres e curiosidades desde 1617 (6)
02 Janeiro 2021

Bendada – padres e curiosidades desde 1617 (6)

Por António Gonçalves
António Gonçalves
Bendada, Memórias de Sortelha, Sortelha antónio gonçalves Deixar Comentário

Relação dos padres e algumas curiosidades da Bendada, a maioria consta dos registos paroquiais, desde 1901 até aos nossos dias.

Igreja da aldeia de Rebelhos, anexa da freguesia da Bendada
Capela de Nossa Senhora da Saúde da aldeia de Rebelhos, anexa da freguesia da Bendada (foto: facebook Rebelhos Aldeia Tradição)

No início do século XX a Bendada tinha 322 fogos e 1246 almas; ainda não tinha Registo Civil; tinha a Associação do Coração de Jesus; frequentavam a catequese cerca de 40 crianças; tinha quatro templos. Em 1914 a esmola da Bula foi de 14,280 réis. (20)

O Prior continuou João Ramos Pinto que exercerá até Outubro de 1921.  A igreja passou a utilizar uma nova terminologia, o padre responsável/efetivo numa paróquia era designado de «Colado», na Bendada era o Prior, agora passa a Encarregado.

1921 – Em 12 de Outubro foi Encarregado d’esta freguesia João Pedro Dias do Valle.

1928 – Em 5 de Junho foi Encarregado d’esta freguesia António Jorge.

1936 – Em 3 de Dezembro foi Encarregado d’esta freguesia o Reverendo Manuel Moedas.

1937 – Em 11 de Setembro foi Encarregado d’esta freguesia o Reverendo Fernando Pedro.

1939 – Em 14 de Janeiro foi Encarregado d’esta freguesia o Reverendo António de Souza.

1944 – Em 19 de Setembro foi Encarregado d’esta freguesia o Reverendo António Rodrigues d’Ascensão.

1953 – Em 26 de Agosto foi Encarregado d’esta freguesia o Reverendo José Almeida Souta. Em 28 de Agosto foi Encarregado d’esta freguesia o Reverendo João Marques Lopes.

1964 – Em 31 de Janeiro foi Encarregado d’esta freguesia o Reverendo Manuel Janela Pires. Este foi ordenado sacerdote em 2 de Agosto de 1953. Com os seus 91 anos tornou-se no padre com mais tempo à frente da paróquia de Santa Luzia, encontrando-se a recuperar de doença no Seminário da Guarda.

Mas nem sempre as relações foram pacíficas! No início do século XXI vivia-se um ambiente conflituoso, era o desgaste de décadas à frente da paróquia, o último incidente deu-se em 1999, com a polémica provocada pelo fato do padre e alguns populares se terem oposto à colocação de uma antena da Optimus junto à capela da Senhora do Castelo, no ponto mais alto da freguesia, considerando, e com razão, a existência de vestígios arqueológicos no local. Na estrada, caixotes do lixo e paredes da aldeia surgiram graffitis contra o padre: «padre rua», «padre lixo», «padre ladrão rua» e «padre vampiro rua». A antena acabou por ser colocada num ponto mais distante!

Curiosidades

A Família Pignatelli

Na década de 1840 chegou à Bendada a família Pignatelli, vinda da Guarda, tornando-se das mais importantes, pelo menos até ao fim do século XIX. Do que consegui apurar era de origem italiana. Desconheço as circunstâncias em que aqui se instalaram. Um Registo de Batismo desta família…(21)

1844 – Batismo de Amélia filha legítima do primeiro matrimónio ex-utraque parte do Ilustríssimo José da Cunha Freire, natural da Cidade da Guarda, e da Excelentíssima Donna Maria Candida de Souza Preto Tavares, deste lugar, e freguesia de Santa Luzia da Bendada – Registo de Batismos de Bendada; neta via paterna do Ilustríssimo José da Cunha Freire, e da Exma. Dona Maria Xavier da Cunha Pignately da Gama, da dita Cidade da Guarda; via materna do Ilustríssimo José de Souza Preto e da Ex.ma Dona Anna Candida Pinto Tavares deste dito lugar da Bendada: nasceo aos dois dias do mez de Fevereiro de mil outo centos e quarenta e quatro, e foi solenemente baptizada por mim parhoco abaixo assignado aos nove dias do mez de Março do dito anno: de que forão Padrinhos o Il.mo Luiz Pinto Tavares e a Ex.ma Donna Anna Angélica de Tavares, do lugar de Pedrogão, e por sua procuração bastante tocarão o Ilustríssimo Senhor Tomaz Ignacio de Moraes Sarmento de Vasconcellos, e Ex.ma Donna Anna Teodora Correa da Costa, da villa de Sortelha, e testemunhas Joaquim Martinho e António Tavares, de que fiz este termo que assigno, em trinta de Maio de mil e outo centos e quarenta e quatro.
O Parhoco Encomendado José Joaquim Leal
Joaquim Martins António Tavares

:: :: :: :: ::

Padre Júlio Matias – Segundo informação do Paço Episcopal da Guarda seria natural da Bendada e terá sido ordenado sacerdote em 1908.

Padre Pitadas – O padre Carlos Rodrigues Pinto, natural da Bendada, não consegui encontrar a data de nascimento nos registos, mas julgo que terá nascido nos primeiros anos do século XX; no entanto identifiquei a data da sua irmã Vitorina, em 1902. Foi sacerdote de Sortelha entre 7 de Novembro de 1949 e 14 de Janeiro de 1978. Nesta data reformou-se e foi viver para a Bendada onde faleceu já na década de 1980. Conta-se que um dia, pelo São João, roubaram um vaso com manjerico à irmã! Para evitar que a cena se repetisse, prendeu uma galinha ao vaso! Resultou daí que lhe levaram a galinha e o vaso com o manjerico. Os rapazes puseram-lhe a alcunha de Pitadas! Desconheço o motivo! Assim era conhecido nas freguesias de Sortelha e Bendada! Esteve em África e via a vida como uma missão. Ia a pé ou de burro, sempre acompanhado pela irmã Vitorina, de Sortelha para as anexas.

De pequeno assisti muitas vezes à missa na capela da Quarta Feira. De vez em quando alongava-se nos sermões. Aí, intervinha o meu avô Aurélio que o travava por primo e assistia bem próximo dele:
– Para hoje já chega!
– Está bem. – Respondia o padre que assim dava por terminando a homília.

Padre Joaquim Vicente – Viveu no século XX, era natural da Bendada e terá sido professor no Seminário da Guarda.

Castro da Senhora do Castelo.
Castro da Senhora do Castelo

O Castro da Senhora do Castelo e a Bendada romana

Joaquim Manuel Correia em «Memórias Sobre o Concelho de Sabugal» (p.171), citando o «Arqueólogo Português», refere a existência de um Castelo de Mouros, próximo da Bendada. As obras de requalificação do espaço e da capela, no século XX, levou ao fim de alguns muros que deveriam ser parte de uma muralha que poderia ser do castro, mas não de um castelo. No local existem vestígios de um povoado castrejo. Trata-se de um ponto estratégico com uma ampla visão sobre os territórios envolventes, como mostra a foto.

Estrada romana junto ao cemitério da Bendada - capeiaarraiana.pt
Calçada Romana junto ao cemitério da Bendada

A presença romana

Os romanos optaram pelo povoamento das planícies e terras férteis. Na Bendada encontramos um troço de estrada romana que se dirigia para a montanha. Teria certamente como objetivo o controlo do território, realização de comércio e a integração das populações indígenas na civilização romana.

Existe também uma fonte chamada romana. Segundo as informações que recolhi, contém diversos desenhos de animais nas pedras, mas não existe uma inventariação dos mesmos.

Arquivo Distrital da Guarda, Livro de Registos de Batismos da Bendada de 1903.
Arquivo Distrital da Guarda, Livro de Registos de Batismos da Bendada de 1903

Conclusões

1 – Nos séculos XVII, XVIII e XIX havia sempre dois padres e alguns acólitos para o serviço religioso. Mesmo assim muitas vezes era necessário pagar comissões aos das paróquias vizinhas, eram os Padres Encomendados que eram pagos para realização do serviço religioso e por um tempo determinado.

2 – Os registos retratam o dinamismo económico deste povo. Frequentemente aos registos associam-se profissões: Barbeiro, sapateiro, tendeiro, moleiro, taberneiro, alfaiate… Porém, ainda não encontrei nenhum que referisse alguma profissão associada à música.

3 – A referência a famílias importantes também é consequência do prestígio deste povo.

4 – Nos séculos XVIII e XIX até parecia ter mais importância que Sortelha!

:: :: :: :: ::

Notas de rodapé

(20) Esta informação, bem como a relação dos padres do século XX, foi cedida pelo Paço Episcopal da Guarda.
(21) Arquivo Distrital da Guarda, Registo de Batismos de Bendada.

:: ::
«Memórias de Sortelha», por António Augusto Gonçalves

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
António Gonçalves
António Gonçalves

Quarta-feira - Sortelha :: :: Memórias de Sortelha

 Artigo Anterior Primeira Página (02.01.2021)
Artigo Seguinte   Boletins da eleição presidencial

Artigos relacionados

  • Os livros dos Expostos de Sortelha

    Sábado, 20 Fevereiro, 2021
  • Os padres de Sortelha desde 1602 (2)

    Sábado, 13 Fevereiro, 2021
  • Águas Belas – padres e curiosidades desde 1617 (2)

    Sábado, 6 Fevereiro, 2021

Leave a Reply Cancel reply

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.