O presidente da concelhia do PS Sabugal, Luís Gonçalves, enviou-nos com pedido de publicação a «Mensagem de Ano Novo» para todos os naturais, residentes e amigos do Sabugal. Aqui fica a publicação na íntegra…

Juntos… Sim juntos por um Sabugal Melhor
Mensagem de Ano Novo do Presidente da Concelhia do PS Sabugal
Caras e caros naturais, residentes e amigos de todo o Concelho do Sabugal.
Começo por, em meu nome pessoal e como Presidente da Comissão Política Concelhia do PS Sabugal deixar os meus mais sinceros votos de um Feliz Ano Novo. A viragem de mais um ano traz consigo votos renovados de esperança. Será com essa esperança e com a coragem de sempre que em 2021 esperamos vencer esta dura batalha que a pandemia trouxe.
Quando se previa um 2020 perfeito, com todos os especialistas na área a prespetivarem um crescimento musculado, foi pelo contrário, um ano em que todas as projecções económico/financeiras sairam goradas, o desemprego aumentou, o PIB caiu para valores nunca antes vistos, o índice de confiança no consumidor ficou sem expressão.
O ano que agora nos deixa, foi um derradeiro teste à nossa capacidade de reagir a um cenário pandémico avassalador.
Para construir um futuro melhor para todos devemos ter bem presente as fragilidades com que lidamos. Enquanto seres humanos, somos vulneráveis, a pandemia que assolou o mundo assim o demonstrou. Mas da vulnerabilidade surgiram também exemplos de pessoas que colocaram o bem-estar do coletivo, acima do seu bem-estar individual. São a prova do melhor que a sociedade pode oferecer, Solidariedade e perserverança!
A todos os Profissionais da Saúde, do Sector Social, da Forças Policiais e Armadas, não podendo esquecer os Bombeiros, o meu bem hajam por com tudo o que tinham e não tinham deram mais do que podiam na primeira linha, sempre tendo em mente a preservação da saúde pública!
Estas Mulheres e estes Homens foram e são o pilar fundamental da estrutura de subsistência da Sociedade Portuguesa.
Bem hajam!
A declaração de estado de emergência foi a solução para um combate mais eficaz a esta pandemia, com ela tendo chegado restrições a que não estávamos habituados.
A única resposta capaz de ser eficiente passou pela suspensão de alguns direitos, liberdades e garantias. Considero oportuno que se faça uma reflexão séria sobre o papel destes como elementos fundamentais na construção de uma sociedade melhor.
Acredito e legitimo a minha atividade política na declaração de princípios do Partido Socialista aprovado pelo XIII congresso do PS em Novembro de 2002 e gostaria de partilhar com todos o ponto 4 da mesma declaração:
“4. O PS considera primaciais a defesa dos direitos, liberdades e garantias fundamentais dos cidadãos e o desenvolvimento da democracia política, na organização da sociedade.
A democracia pluralista é a única forma de regime político em que os socialistas se reconhecem: o socialismo que propõem é indissociável da democracia. A democracia não é um meio para atingir outra coisa, é um fim em si mesma. Não há justiça sem liberdade e sem democracia. Não pode haver igualdade de oportunidades ou solidariedade sem igualdade de direitos políticos.
Defender a democracia é não hesitar na confrontação democrática com os inimigos da democracia, qualquer que seja a sua natureza. É lutar contra o totalitarismo, que viola os direitos fundamentais da pessoa humana, e contra o populismo, que ataca os alicerces do Estado de Direito. É recriar continuamente a democracia, de modo a que ela saia reforçada, e não diminuída, do confronto com as novas exigências e possibilidades que o mundo contemporâneo lhe coloca.”
No entanto, não posso deixar de sublinhar a minha convicção que, 2021 será o afirmar da vontade de uma maioria livre de pensamento, com mais ou menos proximidades a partidos ou correntes partidárias, em que a construção de um Sabugal Melhor será unico e verdadeiro objectivo.
Não posso deixar de partilhar com todos naturais, residentes e amigos de todo o Concelho do Sabugal, que um projecto, abrangente e tranversal a todo o território Sabugalense, onde todos terão voz, viva e ativa, sem receio de poder opinar ou contestar com receio de discriminação, está a ser ultimado. Aliás, já tem um rosto e chama-se Vitor Cavaleiro!
Finalizo, reforçando os desejos de um próspero Ano Novo, com a garantia que o PS Sabugal está neste momento empenhado na construção de um programa e propostas para devolver o papel fundamental que o Concelho do Sabugal deve ter no Distrito e em Portugal.
A todos um excelente 2021!
O Presidente da Comissão Política Concelhia do PS Sabugal,
Luís Gonçalves
Salvo o devido respeito que me merece a personalidade do Sr presidente da concelhia do PS do Sabugal, por quem tenho grande admiração, a mensagem aqui debitada mais se adequa ao Sr Secretario Geral do PS dirigindo-se a nível nacional que ao Presidente da concelhia para os munícipes sabugalenses. Para estes exigir-se-ia uma palavra de ânimo e uma resposta concreta aos problemas que mais os afligem: pobreza endémica e débito democrático. Que o ano de 2021 seja um bálsamo suavisante desses males de que todos padecem.
Distinto e Ilustre Amigo, Dr. José Fino, antes de tudo, desejar-lhe um excelente 2021!
Também aqui quero sublinhar que o respeito e admiração, como bem sabe, é recíproco e verdadeiro!
Somente destacar que os últimos três parágrafos em particular, ajustam-se na perfeição à esperança que estamos a transmitir a todos os naturais, residentes e amigos do Sabugal!
Com convicção e sem receios, continuarei a trabalhar sem reservas em prol do Sabugal.
Estaremos à altura de sermos a resposta para UM SABUGAL MELHOR.
Um abraço apertado, com amizade!