• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  05 - Acontecimento Ano • A Cidade e as Terras • CoronaVírus • Opinião • Saúde  /  Acontecimento(s) do Ano 2020
01 Janeiro 2021

Acontecimento(s) do Ano 2020

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
05 - Acontecimento Ano, A Cidade e as Terras, CoronaVírus, Opinião, Saúde brexit, joe biden, josé carlos lages, lewis hamilton, miguel oliveira, rui pinto Deixar Comentário

Normalmente o critério para escolher um acontecimento do ano quando este termina é subjectivo e, por vezes, discutível. Mas neste ano de 2020 que agora terminou o voto é unânime… vence o novo Coronavírus apelidado de Covid-19. Mas como estamos todos fartos e mais do que fartos deste bicho invisível, só para chatear, vou escolher vários acontecimentos do ano. Estamos em tempo de grandes restrições. A passagem do ano foi uma coisa nunca vista, em Lisboa, no Porto, em Albufeira e por todo o Mundo. Os números dos infectados continuam em alta. E nós caminhamos tranquilamente para umas eleições presidenciais…

Vacina contra o novo Coronavírus (Covid-19)
Vacina contra o novo Coronavírus (Covid-19)

E para chatear o tal vírus que passou o ano a chatear-nos vou escolher mais do que um «Acontecimento do Ano». Assim…

Acontecimento do Ano (1) – Novo Coronavírus – Em 23 de Janeiro de 2020 a cidade de Wuhan foi colocada em quarentena na sequência da confirmação de um surto desconhecido que pode ter começado algumas semanas antes num mercado de animais vivos. Três dias antes, no dia 20, a Comissão Nacional de Saúde da China informou a OMS-Organização Mundial de Saúde que o novo Coronavírus pode ser transmitido entre seres humanos. A 24 é confirmado o primeiro caso na Europa, em França. A 2 de Março são confirmados os dois primeiros casos em Portugal. A 11 de Março a OMS declarou a propagação do Covid-19 como pandemia. Depois vieram os confinamentos, a obrigatorieda do uso de máscara e outras medidas de higiene pessoal que todos, agora, já conhecemos. Com a abertura das economias depois do Verão a propagação do vírus aumentou.

O Covid-19 veio sem livro de instruções nem temos comparativo mas o que já sabemos é que alterou para sempre as nossas vidas. O desporto passou a ter bancadas vazias, os jovens deixaram de praticar modalidades, o turismo vive momentos trágicos, a cultura «fechou», a restauração passa tempos muito difíceis e a economia mundial está «de rastos».

E 2020 termina com números muito altos em Portugal e no resto do Mundo. Entretanto em Portugal o estado de emergência (que estava a ser renovado quinzenalmente) foi confirmado apenas por uma semana! Será para permitir a campanha eleitoral? E as eleições presidenciais não serão um problema para a propagação do vírus? Possivelmente nessa semana os números vão baixar drasticamente… Ou talvez não!

Num futuro próximo considero que vamos balizar os acontecimentos da nossa vida com a expressão «antes de 2020» ou «depois de 2020». 

Acontecimento do Ano (2) – Cientistas das Vacinas – Numa corrida contra o tempo vários laboratórios investiram na procura de uma vacina para o Covid-19. E apesar da velocidade com que as etapas dos estudos foram aprovadas, as vacinas são consideradas seguras pela comunidade médica. «Há uma proteína específica no Sars-Cov-2 que se liga às células do nosso organismo. É a chamada espícula ou spike. Esse é o alvo das vacinas. E, por sorte, foi fácil identificá-la», explicou uma cientista. Os estudos variaram entre vacinas de vetor viral (AstraZeneca, Janssen e Sputnik V) ou de RNA mensageiro (Pfizer e Moderna). Mérito e reconhecimento para o trabalho de todos estes cientistas!

No dia 27 de Dezembro teve início a vacinação em Portugal. Agora desejamos todos que os nossos responsáveis saibam gerir os planos de administração das vacinas às populações e seja possível a imunidade de grupo em Portugal lá para o final do Verão. Será, igualmente, o maior censo de sempre da população portuguesa e mundial porque todos e tudo vai ficar registado. Os que quiseram e os que não quiseram tomar a vacina. Ou seja, todos os que estão vivos!

Acontecimento do Ano (3) – Jogos Olímpicos e Europeu – O impensável aconteceu. Os Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, foram cancelados e adiados para 2021. Igual atitude foi tomada pela UEFA para o Campeonato da Europa de Futebol. Organizações que envolvem milhões de euros e que viveram uma situação que apenas tinha acontecido durante as Guerras Mundiais. Em Agosto «aconteceram» os jogos à porta fechada da final da Liga dos Campeões da UEFA. Em Lisboa ninguém deu por isso…

Acontecimento do Ano (4) – Rui Pinto – É impressionante a capacidade que Rui Pinto tem (teve) de «entrar» em todos sistemas informáticos por mais protegidos que estejam. Entre documentos secretos de bancos, clubes desportivos, desportistas e outros o mais mediático foi o denominado «Luanda Leaks». As consequências continuam imprevisíveis mas o mundo assistiu à queda, com estrondo, da multimilionária empresária Isabel dos Santos, a «menina do papá» do ex-presidente de Angola. A angolana viu os seus bens arrestados em Portugal e Angola. No final de Outubro o seu marido, Sindika Dokolo, morreu em circunstâncias estranhas no Dubai.

Acontecimento do Ano (5) – Finanças – O Ronaldo das Finanças, Mário Centeno, no momento mais difícil das nossas vidas saiu do Governo e foi para o Banco de Portugal depois de ter governado as finanças do país. João Leão foi a aposta na continuidade, promovido a ministro. Mas os berbicachos ficaram. Especialmente o NovoBanco com tudo o que tem de «engenharia da grande finança». E já agora fica bem recordar que a TAP é outro problema que vai passar para o ano seguinte. E que António Mexia abandonou a presidência da EDP (chinesa).

Acontecimento do Ano (6) – Brexit – O Reino Unido concretiza a saída da União Europeia a 31 de Dezembro. Enquanto na última semana do ano os generais políticos, Ursula von der Leyen (pela UE) e Boris Johnson (a cara do Brexit), guerreavam e mediam forças nos gabinetes aquecidos, no campo de batalha os «soldados camionistas» que queriam passar o Canal da Mancha antes do Natal ficaram retidos em péssimas condições.

Se já assim foi difícil o que não seria se o Reino Unido tivesse como moeda o Euro. Definitivamente não é só a conduzir que aquela malta anda ao contrário. Um dos momentos mais estranhos acontece quando o pai do primeiro-ministro britânico declara que pediu a cidadania francesa porque será sempre europeu. Não é para rir, mas…

Acontecimento do Ano (7) – Joe Biden – Em 3 de Novembro os americanos foram às urnas nos 50 estados e elegeram para presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e para vice-presidente, Kamala Harris. O democrata, de 78 anos, tomará posse a 20 de Janeiro como 46.º Presidente dos Estados Unidos. Mas o nosso olhar de europeus não pode deixar de se surpreender com a «birra» do presidente Donald Trump que afirmou que as eleições tinham sido uma fraude e que não abandona a Casa Branca. Estranha democracia que gera tão bizarros momentos…

Figura Desportiva Nacional – Miguel Oliveira – O motard de Almada, ganhou com uma ultrapassagem do outro mundo o Grande Prémio de Estíria (Áustria), o primeiro de um piloto português e o primeiro em 20 anos da sua equipa Tech3. Na última prova do campeonato de MotoGP, disputada no circuito de Portimão, arrancou da pole position e ninguém mais o viu. Chegou tranquilamente em primeiro com aquele ar de campeão inevitável. Para os portugueses é o «falcão da Charneca» e no paddock é conhecido como o «Einstein». Para o ano as curvas vão ser feitas na KTM oficial.

Figura Desportiva Internacional – Lewis Hamilton – Começo por fazer uma declaração de interesses. Sou fã de Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e de Michael Schumacher e seguia todas as suas corridas, nesse tempo ao domingo na RTP1. Mas devo reconhecer que o percurso de sir Lewis Hamilton na Mercedes é magestoso. Em comparação com o malogrado piloto da Ferrari também já conquistou sete títulos mundiais, tem o de maior número de corridas ganhas (92) no GP de Portugal (Portimão) e aumentado para 95 até final da época e 165 pódios (contra 155 do alemão). Merece o reconhecimento de ser um dos maiores pilotos de automobilismo de sempre na prova rainha.

:: :: :: :: ::

E chegados a 2021 vamos assumir nestes tempos difíceis a presidência rotativa da União Europeia. Nos próximos seis meses a exigência é grande. E… vamos todos acreditar que tudo volta ao normal. Nós merecemos!

:: ::
«A Cidade e as Terras», opinião de José Carlos Lages

(artigo escrito de acordo com a antiga ortografia.)

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior Mensagem de Ano Novo do presidente do PS Sabugal
Artigo Seguinte   Primeira Página (02.01.2021)

Artigos relacionados

  • Publicado programa de intervenção na Serra da Malcata

    Sábado, 6 Março, 2021
  • Enertech2021 no semanário «Sol»

    Sábado, 6 Março, 2021
  • Covid-19 no distrito da Guarda (05.03.2021)

    Sexta-feira, 5 Março, 2021

Leave a Reply Cancel reply

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2021. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.