Esta semana no nosso álbum fotográfico arquivamos o jogo da simetria da ponte românica sobre o rio Noémi junto à estação da CP da Cerdeira do Côa.

:: :: :: :: ::
Ficha Técnica
Local: Cerdeira do Côa (atravessada pelo rio Noémi)
Câmera: Canon SX740HS
Data: 6.12.2020
Autor: Jorge Gonçalves
:: :: :: :: ::
Cerdeira é um sinónimo regional e arcaico de cerejeira e também o seu equivalente em galego contemporâneo. Trata-se de um topónimo frequente na Galiza e em Portugal onde designa 57 locais, em 23 concelhos.
A Cerdeira, também conhecida como Cerdeira do Côa apesar de ser atravessada pelo rio Noémi, é uma freguesia onde o concelho do Sabugal acaba e começa o de Almeida.
A ponte românica de seis arcos perfeitos, em granito, sobre o rio Noémi apesar de ser popularmente designada ponte romana, é provável que seja da segunda metade do século XIII.
O dinamismo da aldeia está muito ligado à estação da CP e à Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, colégio feminino fundado em 1931.
:: :: :: :: ::
«Rio Noeime: Nasce junto da Guarda com dous braços: hum deles na fonte Dorna, que corre para Poente, vira para Norte, e depois continua ao Nascente; o outro principia no lugar de Porcas, pela parte Sul e se mete no Rio Côa por baixo da Miuzela: he a informação que nos dá João Salgado de Araújo.»
João Batista de Castro, in Mappa de Portugal Antigo e Moderno, 1763.
:: :: :: :: ::
:: ::
«Sensações Raianas», por Jorge Gonçalves
Leave a Reply