Esta semana no nosso álbum fotográfico arquivamos a tomada de água na albufeira da Barragem de Nossa Senhora da Graça mais conhecida como Barragem do Sabugal. Inaugurada em 2000 pelo então primeiro-ministro António Guterres é mais uma das belezas naturais dos territórios raianos sabugalenses.
:: :: :: :: ::
Ficha Técnica
Local: Barragem e albufeira do Sabugal
Câmera: Canon SX740HS
Data: 30.10.2020
Autor: Jorge Gonçalves
:: :: :: :: ::
O projecto da barragem do Sabugal datava de 1994 e o concurso público internacional fora lançado em Maio de 1995. Com a assinatura do contrato em 1997, os trabalhos iniciaram-se nesse mesmo ano, entregues ao consórcio «Engil, Adriano, Edifer, Cerejo».
Aquando da inauguração, Capoulas Santos, já ministro da Agricultura, voltou a estar presente, acompanhando o primeiro-ministro António Guterres.
A barragem dispõe de uma capacidade de armazenamento de 115 hectolitros cúbicos de água, para regar 14 mil hectares de terrenos agrícolas. A infra-estrutura permite ainda o abastecimento de água aos concelhos do Sabugal, Almeida e Pinhel.
Localizada a dois quilómetros do Sabugal, esta obra foi financiada através do Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG II – Transfronteiriço, que permitiu uma comparticipação comunitária de 75 por cento. O custo final do projecto ascendeu a 21 milhões de euros.
:: :: :: :: ::
«Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água.»
(Thomas Fuller)
:: ::
«Sensações Raianas», por Jorge Gonçalves
Leave a Reply