Nem tudo o que luz é ouro…, como sabemos. Na guerra dos números, hoje pode ler aqui algo concreto sobre os altos e baixos dos canais.

Num mês muitas coisas podem ter mudado…
As audiências é que garantem receitas em publicidade. A luta por elas nada tem de subjectivo ou de prazer desportivo: é algo bem real e bem rentável.
E nesse aspecto, em certos aspectos, a SIC parece estar demasiado oscilante e pouco firme. Vamos então por partes:
a) há um mês, quando era quase indiscutível a supremacia tranquila e segura da SIC, a realidade era uma (ver a seguir);
b) após uns altos e baixos da TVI, não se percebeu até hoje qual a sua estratégia eficaz para estar à altura desta guerra pelas audiências e, consequentemente, pela publicidade;
c) os números desta semana no que se refere aos programas mais vistos já são bem diversos…
Dito de outra forma: esta semana foi bem mais difícil para a SIC, como pode ver com dados concretos adiante. Dados desta semana:
1 e 2 – Futebol na RTP1 e futebol na TVI, por esta ordem;
3 – Isto é gozar com quem trabalha (SIC);
4 – Jornal da Noite (SIC);
5 – Terra Nossa Especial com pessoal da SIC (SIC).
Mas há uns tempos (cerca de um mês) atrás, a situação era bem mais nítida, clara e com um enfeudamento evidente dos espectadores «vidrados» na SIC.
Ora veja quais os 5 programas mais vistos nessa semana lá mais para trás – basta esta amostra, retirada também do ‘site’ «Meios e Publicidade»: os cinco programas mais vistos nessa recente altura foram todos da SIC. Foram eles os seguintes:
1 – Nazaré; 2 – Terra Nossa; 3 – Jornal da Noite; 4 – Isto é Gozar com Quem Trabalha; 5 – Terra Brava.
Ou seja, e só para sublinhar: «Nazaré» e «Terra Brava» saem do gráfico dos 5 mais. Está tudo dito.
Veremos o que se segue nas semanas que aí vêm.
:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes
Leave a Reply