Cirilo foi exposto em Pousafoles do Bispo em 1848. Por enquanto é o único dos matriculados na Roda de Sortelha a beneficiar do nome do santo do dia em que nasceu.

Cirilo foi exposto em Pousafoles do Bispo em 30 de janeiro, de 1848, à porta da casa de Isabel Teixeira. Trazia um bilhete que dizia:
«Este menino foi batizado em caza chama-se João Cirilo por nascer no dia de S. Cirilo mas não tem os Santos Óleos». no dia seguinte (1 de fevereiro) foi matriculado na Roda dos Expostos de Sortelha, tendo-lhe sido atribuído o número 10. Nunca houve constrangimento algum que impedisse a matrícula no dia seguinte ao da exposição!
Trazia de Enxoval: «4 camizas = 3 envoltas, 2 garruços».
Ama: Isabel Teixeira de Pousafoles do Bispo.
O vencimento da ama começou em fevereiro de 1848, até junho de 1850 e depois não existem mais informações!
Por enquanto, dos expostos matriculados na Roda de Sortelha, é o único caso conhecido com a particularidade de receber o nome do santo do dia de nascimento. Tal foi escrito num bilhete que não chegou aos nossos dias!
Como na maioria dos casos, a ama corresponde à dona da casa onde foi exposto e a mesma o apresentou na Roda. Esta prática foi idêntica à maioria dos casos, como já referi em situações anteriores.
Fonte: Arquivo Distrital da Guarda
:: ::
«Memórias de Sortelha», por António Augusto Gonçalves
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2019.)
:: ::
Leave a Reply