Chegou às minhas mãos um almanaque das missões editado pelos Missionários do Espírito Santo. Fui folheando e fui lendo até que encontrei umas palavras de Mia Couto, escritor moçambicano, gostei da mensagem, e toda a pequena revista me mostrou o seguinte…

À nossa volta, neste Ocidente Aristocrático, Burguês, Novo Rico e Hipócrita, nem tudo é insensibilidade, imoralidade, dureza de coração, inveja, e outras formas vulgares de conduta humana. Há gente que age de uma maneira completamente diferente, gente que se mantém fiel ao Património Humano e Ético que vem dos grandes pensadores e guias espirituais da Humanidade.
Neste pequeno grande livro das Missões dos Missionários do Espírito Santo, nota-se que existe uma verdadeira solidariedade com outros povos que têm fome e sede de justiça, os missionários entregam generosamente a sua vida a um ideal superior, à palavra de Cristo, a esse Cristo que sofreu tantas injustiças e acabou por ser torturado e morto pelo poder político de então.
Estes homens e estas mulheres trabalham em silêncio, não ocupam grandes lugares, grandes postos na sociedade, e não aparecem nas televisões. Praticam o bem, estão onde está a pobreza, a marginalização social, a fome e o desespero, por isso, muitos(as) são assassinados(as). São verdadeiros seguidores da palavra de Cristo.
:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio
Leave a Reply