Frei Pedro da Cruz Fernandes, nasceu no dia 19 de Março de 1940, e foi chamado por Deus no dia 9 de Novembro de 2020, depois de 22 meses de doença prolongada, que suportou estoicamente.

O Padre Pedro, a quem foi dado o nome de José, nasceu na Torre, do concelho e paróquia do Sabugal, distrito da Guarda.
Em 1959, depois de concluir o Seminário, foi para Fátima iniciar o noviciado para frade dominicano, onde lhe deram o nome de Frei Pedro.
Em 16 de Abril de 1966 foi ordenado presbítero tendo feito o seu percurso de pregador da palavra de Deus.
A primeira experiência como Pároco viveu-a na Paróquia de Cristo Rei, no Porto. Foi ainda Prior provincial.
No dizer dos próprios paroquianos e todos os que tiveram o privilégio de conviver com o mesmo era um homem bom, de consensos, um construtor de «pontes» entre muitas pessoas de boa vontade e para todos tinha uma palavra ou um sorriso especialmente dirigido a si.
Da família e dos seus amigos mais próximos ficará sempre a imagem de boa disposição, o seu sorriso era contagiante. Perde-se a referência trazida à família quer de paz e fé, mas também de empatia e amor. A perda será substituída pela memória da sua obra, pelo que tudo se fará para que perdure nos nossos corações.
Os seus restos mortais estarão em câmara ardente a partir das 09:00 horas do dia 10 de Novembro e até às 14:30 horas.
A Santa Missa de Exéquias será celebrada às 15:30 horas.
O cortejo fúnebre seguirá para o cemitério da sua terra natal, a Torre.
Nunca viveu para si mesmo, mas sim para os outros, todos os que foram postos no seu caminho saíram mais ricos. Na sua passagem por nós não o deixámos certamente só, mas maior foi o que nos deixou de si, de bondade, alegria e amor ao próximo.
«O Senhor lhe dê a paz que tanto buscou e o faça contemplar a incessante Verdade que tanto pregou.»
Gabriela Marques
Não irei acrescentar nada ao que a Drª Gabrela já referiu, nem à genealogia que o Dr. Isidro mencionou, porque me parece que está tudo muito bem esclarecido. Eu soube da morte do Frei Pedro pelo pároco do Sabugal Pe Manuel Igreja Dinis, na noite do dia 10. Pouco depois mais duas pessoas me avisaram. De imediato telefonei para uma grande amiga dele e da irmã Conceição, mas não tive resposta. Como não tinha qualquer outra referência enviei mensagem de pêsames para Dominique Fernandes, no Canadá. incluindo nesse pesar todos os familiares e amigos. Pouco depois um familiar pôs a circular um vídeo no facebook.com ele !!!
Sei que após a queda começou um longo purgatório ainda nesta vida e confiamos que esse sofrimento tenha sido uma mais valia para o aproximar de Deus. Partiu … Está do outro lado à nossa espera.
Para todos, familiares e amigos que acreditem em Deus, mas principalmente para a sua irmã Conceição, peço força e coragem para aguentar a separação, porque temos a certeza que ele intercede por nós junto de Deus. A Torre está mais pobre, ou quem sabe, talvez mais rica…
A todos, familiares e amigos só nos resta rezar. Sentidos pêsames para todos os familiares
Paz á sua alma e que Deus lhe conceda o merecido eterno descanso!
Se não me engano, era irmão de frei João Domingos, que também já partiu há poucos anos. Paz às suas almas e os meus sentidos pêsames às suas famílias.
Era, efetivamente, irmão do Frei João Domingos, falecido em 2010 e sepultado no Cemitério de Benfica, em Lisboa.
E ambos Dominicanos.
Também seus irmãos o Manuel e o Joaquim, emigrados no Canadá e a Maria da Conceição Fernandes Ramos Martins.
Tomado aqui conhecimento da sua partida, pelas sentidas palavras da sua familiar, Dra Gabriela Marques, apresento os meus sentidissimos pêsames a todos os seus familiares.