Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, foi eleito para presidente do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Às eleição realizadas na quinta-feira, 15 de Outubro, apenas se apresentou a lista liderada por Paulo Fernandes. Transcrevemos na íntegra a notícia assinada por Lúcia Reis no «Jornal do Fundão».

Notícia do Jornal do Fundão:
«O presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, é o novo presidente do Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). A eleição realizou-se hoje e a lista liderada pelo autarca fundanense foi a única a concorrer, tendo sido eleita por cerca de 70 por cento dos votos expressos (cerca de 60).
Da Comissão Permanente, presidida por Paulo Fernandes, fazem também parte os reitores das Universidades da Beira Interior e de Aveiro, o presidente do Instituto Politécnico de Leiria e os presidentes das Câmaras de Seia (PS), de Proença-a-Nova (PS) e Ílhavo (PSD).
O Conselho Regional é a estrutura de maior representatividade da região Centro, integrando Municípios, instituições de ensino superior, associações empresariais, sindicatos e confederações, entre outros.
É um órgão consultivo com funções relevantes, dando parecer, nomeadamente, sobre documentos estratégicos como o Plano de Recuperação Económica no que tenha a ver com a região Centro, construção dos Plano Regional de Ordenamento do Território e fundos comunitários.
“É o órgão onde se sente o pulsar da região Centro”, explica Paulo Fernandes, adiantando que a primeira reunião do Conselho Regional vai decorrer daqui a 15 dias, porque há muito trabalho a fazer.
“Estamos numa fase muito difícil devido à crise da pandemia”, recorda. “No histórico, sempre que se reforçou a participação a região obteve melhores resultados, melhor planeamento e melhores projetos”, refere Paulo Fernandes, assumindo que as novas funções que vai desempenhar contribuirão para “tornar a região ainda mais competitiva e reforçar a sua identidade”.
Paulo Fernandes sublinha ainda o papel daquele órgão em áreas cruciais como a conclusão do Portugal 2020, a elaboração do Portugal 20-30 e posicionamento relativamente ao Programa de Recuperação Económica no que diz respeito à região Centro.
Recorde-se que esta terça-feira Isabel Damasceno foi reconduzida no cargo de presidente da CCDRC, com 1.909 votos num universo de 2.836 eleitores. Foi candidata única ao cargo que já ocupava desde o início do ano.»
jcl (com Lúcia Reis do «Jornal do Fundão»)
Leave a Reply