Depois de abandonado em Março de 1851 à porta de Manoel no Casteleiro o exposto Joaquim, com o n.º 54, foi entregue à ama Magdalena Mendes, casada, na vila de Sortelha. Faleceu três meses depois em Junho…

De acordo com o Livro dos Expostos de Sortelha (1851-1855), caixa 1, folha 13v, o Joaquim foi exposto à porta de Manoel em Março de 1851. Faleceu três meses depois:
«Exposto N.º 54 – Joaquim
Em vinte e três de Março de mil e oitocentos e cincoenta e hum, foi apresentado por Manoel Pires Gouveia do lugar do Casteleiro hum Exposto, à porta do qual tinha sido exposto, trazia de enxoval três coeiros, duas camisas, dois garruços, três envoltas, huma manta de felpa uzada; foi baptizado na Igreja Parochial desta villa pelo Reverendo Parocho Luís Leitão, foi elle o Padrinho, e Magdalena Mendes cazada com Luís Almeida desta villa, e no mesmo acto se lhe pos o nome de Joaquim. E para constar se lavrou o presente termo que o respectivo Presidente da Câmara vai assignar. Eu Mendo José de Carvalho que o escrevi.
O Presidente
Alexandre José Nunes da Cunha»
:: :: :: :: ::
Exposto n.º 54 – Folha 14
Termo de Entrega do Exposto Joaquim n.º 54 à ama Magdalena Mendes cazada desta Villa.
Aos vinte e hum dias do mês de Março de mil e oitocentos e cincoenta e hum n’esta Villa de Sortelha foi o Exposto supra entregue à Ama Magdalena Mendes cazada desta Villa a qual se obrigou a tratallo bem na forma do Título P. º do Respectivo Regulamento, que lhe foi lido e explicado, e entregando-se-lhe com o Exposto o Enxoval que trazia, do que se lavrou o presente termo que o respectivo Presidente da Câmara vai assignar. Eu Mendo José de Carvalho Escrivão da Câmara que o escrevi.
O Presidente
Alexandre José Nunes da Cunha»
:: :: :: :: ::
Joaquim faleceu em Junho de 1851
«Aos quatro dias do mês de Junho de mil e oitocentos e cincoenta e hum, faleceo o exposto, foi sepultado no cemitério desta villa, do que lavrei o presente termo. Eu Mendo José de Carvalho que o escrevi.
Mendo José de Carvalho»
:: :: :: :: ::
Nótulas
1. O enxoval mostra alguma preocupação com o bem-estar do Exposto.
2. Teve a sorte da esmagadora maioria dos expostos: Faleceu!
3. Quanto ao cemitério da vila de Sortelha foi construído em 1887. Assim, a expressão «sepultado no cemitério», deverá significar no adro da Igreja de Nossa Senhora das Neves.
Nota
Arquivo Distrital da Guarda. Os livros de Matrículas dos Expostos da Câmara Municipal de Sortelha podem agora ser consultados online.
:: ::
«Memórias de Sortelha», por António Augusto Gonçalves
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2019.)
:: ::
Leave a Reply