Não nos admiremos por ser tão acesa a guerra TVI/SIC nem se estranhe que ambos queiram a supremacia: é tudo uma questão de receita financeira via publicidade. O estudo que aqui lhe trago hoje explica tudo e muito bem.
Há pessoas que ainda não perceberam o porquê e a importância fulcral de um canal apresentar boas audiências e quanto mais barulho em torno de apresentadores e «caras», tanto melhor.
Um bom e oportuno estudo
Pois bem… a Marktest acaba de apresentar um estudo global que explica tudo isso, se o soubermos ler e se quisermos ir ao porquê das coisas todas.
O estudo referido, para simplificar, termina com a seguinte conclusão: «Distribuição das verbas investidas pelas 20 maiores empresas que utilizam nas suas campanhas publicitárias vários meios, vários modos de chegar até ao cliente final.»
Assim, as conclusões explicam tudo aquilo que estamos a ver passar-se nos dois principais canais privados de televisão e que mais nos faz lembrar ou parecer que estamos no reino das contratações do mercado de futebol (por acaso, matéria incandescente neste exacto momento também…).
As conclusões mais fortes
O gráfico final do estudo que estamos a referir indica o total das verbas investidas em publicidade em cada meio:
a) canais de televisão: 85,4%;
b) outdoors: 6,3%;
c) imprensa: 2,9%;
d) internet: 2,8%;
e) rádio: 1,9%;
f) cinema: 0,1%.
Ou seja…
Ah! OK! Assim está bem: já entendemos a guerra que agora a TVI está a fazer à SIC e que antes fora ao contrário.
A propósito: esta semana são já vários os períodos do dia em que programas de «craques» da TVI trepam acima dos números da sua concorrente directa…
Coisas do dinheirinho, aos milhões e durante cada dia do o ano todo todos os anos…
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«Postal TV», por José Carlos Mendes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2011)
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