Diamante = Quilate. E de facto são! Os vinhos Quilate ( Douro) da Quinta do Muro, conquistaram-me pela elegância presente em todos eles, sem que nenhum perca a sua identidade. Todos diferentes, mas todos iguais na grande qualidade. Na Quinta Casal das Freiras a aposta no fabrico artesanal de compotas de frutos da herdade foi bem conseguida. E já agora aproveito para me apresentar: eu sou a Sofia Santos, a vossa enogastronoma e vou partilhar aqui, no Capeia Arraiana, as minhas sugestões com as melhores escolhas de vinhos. Para ler (beber) sozinhos num momento de pausa, na companhia de amigos ou a dois…

Hoje a criança grande cá de casa (Eu), decidiu mimar-se cozinhando um frango caseiro a baixa temperatura em cerveja preta e alecrim fresco, que acompanhou com arroz de coentros (para mim o melhor!!) que aprendi com a minha avó materna.
Escolhi o «Quilate Monovarietal Viosinho 2018», com 13%, uma cor de um tom dourado claro. Existe quem identifique como crítica, mas pode ter várias nuances…, aroma frutado sem exageros, típico da casta em questão «sem manipulações», na boca apresenta um «BOM» volume, com intensidade, uma acidez excelente, e um final bem longo e persistente.

Não o bebi fresco, apenas o refresquei a 14ºC, para lhe sentir os aromas, a autenticidade e identificar com rigor.
Este vinho tem grande potencial de guarda.
Aconselho que se beba nos 12ºC e se o decantarem melhor.
Para melhor o comprovarem, na zona da Grande Lisboa e Margem Sul peçam ao Daniel Gonçalves… (📱936 540 048).
:: :: ::
Our Story
Os vinhos Quilate Douro nascem da paixão pelos vinhos e região duriense. A Quinta do Muro situada em Canelas, Peso da Régua tem 23ha de vinha mecanizada com diversas castas tradicionais durienses tais como Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinto Cao, Tinta Amarela, Touriga Francesa, Tinta Barroca, Gouveio, Viosinho, Cercial, Rabigato, Fernão Pires, entre outras, as quais cuidamos para que possam oferecer o que de melhor têm aos nossos vinhos.
A adega situa-se no centro da Quinta o que facilita o transporte e vinificação. Na Quinta do Muro possuímos também duas casas T3 para Enoturismo.
A nossa missão é elaborar vinhos da mais alta qualidade que se prolonguem no tempo com carácter precioso.

Compotas Casal das Freiras
Nem só de Vinho, vive um produtor/a, nem só de vinho percebo, venham os azeites, as compotas, que lhes dou a minha opinião.

A Rita Vidal, tem doçura nas palavras, nos olhos, e com determinação e talento, temperou com doçura as compotas que também faz na Quinta.
Os «Vinhos do Casal das Freiras» são para mim uma excelente referência de sustentabilidade, e a aposta no fabrico artesanal de compotas de frutos da herdade, foi bem conseguida.
A maturação do doce, a cremosidade, a doçura que não é em excesso e que se preservou todo o sabor dos frutos.
Escolhi para o lanche do pequeno cá de casa, a saborosa e gulosa compota de Figo com Noz, acompanhada de um crepe de ovo e tapioca.
>> Quinta Casal das Freiras (📱919 663 214) / (Facebook)… (Aqui.)
Abreijos ❤
:: ::
«Fábrica dos Sonhos», as escolhas da Sofia Santos
Em terras de vinhas e vinhos faltava falar com conhecimento e causa do tema. Fazer vinho é uma arte, uma paixão até porque como disse Eurípedes «onde não há vinho não há amor». No código da publicidade o paladar e o gosto não são comparáveis no entanto é sempre bom «escutar» o que os especialistas têm para nos dizer das suas escolhas. Se bebemos sempre o mesmo vinho não aproveitamos o que de bom e variado as regiões demarcadas do nosso País têm para nos oferecer seja tinto, branco, rosé ou espumante.
A enogastronoma Sofia Santos analisa e avalia colheitas, comenta e colabora na elaboração de muitas cartas de vinhos para hotéis e restaurantes e assina agora uma crónica aqui no Capeia Arraiana com a sugestiva rubrica «Fábrica dos Sonhos».
Vamos aproveitar e deixar-nos surpreender com as escolhas da Sofia.
Bem-vinda!
jcl
Leave a Reply