P ONTO da situação da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) nos 13 concelhos do distrito da Guarda que estão na área de influência da ULS-Unidade Local de Saúde da Guarda. O concelho de Aguiar da Beira pertence ao Centro Hospitalar Tondela-Viseu. O concelho do Sabugal registou no dia 9 de Maio o primeiro caso positivo de Covid-19. No dia 19 de Maio a contra-análise deu «negativo» para o caso do Sabugal.
>> Semana 05.06 a 12.06.2020 >> Não se registou nenhum novo caso.

> O Ministério da Saúde proibiu esta sexta-feira, 10 de Abril, as autarquias e as instituições locais de saúde de divulgar o boletim epidemiológico municipal e distrital para a covid-19, devendo restringir-se aos dados nacionais disponibilizados pela Direcção-Geral da Saúde (DGS). Várias autarquias já manifestaram o seu desagrado por esta proibição que foi inclusivamente apelidada de «Lei da Rolha».
> Bom, afinal a senhora ministra da Saúde veio dizer que não há proibição. Mas, de facto, os dados concelhios da ULS Guarda continuam «não disponíveis». Os números oficiais da DGS à data desta segunda-feira, 13 de Abril, são inferiores aos indicados pela ULS Guarda há quatro dias atrás. Ele há coisas…
> No dia 13 de Abril, segunda-feira, os dados diários voltaram a ser disponibilizados pela ULS Guarda.
> No dia 24 de Maio a ULS Guarda informou que em consequência da estabilidade dos números ao fim-de-semana deixa de ser emitido o boletim epidemiológico diário e passa ser semanal às sextas-feiras. A situação só voltará a ser alterada caso os números sofram modificações diárias significativas.
> No dia 1 de Junho, primeiro dia da terceira fase de desconfinamento a comissão coordenadora «Covid-19» no Hospital da Guarda, oito médicos e dois enfermeiros, demitiu-se em bloco.
jcl (com ULS Guarda)
Leave a Reply