• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  A Cidade e as Terras • Câmara Municipal Sabugal • Capeia Arraiana • CoronaVírus • Freguesias e Anexas • Nacional / Internacional • Região Raiana • Rio Côa • Ruivós • Saúde • Turismo  /  CoronaVírus – a batalha das nossas vidas (3)
19 Maio 2020

CoronaVírus – a batalha das nossas vidas (3)

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
A Cidade e as Terras, Câmara Municipal Sabugal, Capeia Arraiana, CoronaVírus, Freguesias e Anexas, Nacional / Internacional, Região Raiana, Rio Côa, Ruivós, Saúde, Turismo 13 maio, coronavirus, Futebol, josé carlos lages, Turismo Deixar Comentário

Teve início esta segunda-feira, 18 de Maio, a segunda fase do plano de desconfinamento do Governo para Portugal. No concelho do Sabugal o plano de desconfinamento da Câmara Municipal cancela, entre outras, «as concessões de licenças para eventos promovidos por entidades externas ao Município até 30 de Setembro», ou seja, Encerros e Capeias Arraianas no mês de Agosto. As estatísticas mundiais da pandemia registam mais de 315 mil mortos e 4,7 milhões de infectados em todo o mundo. No distrito da Guarda estão contabilizados 231 casos positivos e 16 mortos a lamentar. O concelho do Sabugal «resistiu» até 9 de Maio, dia em que foi registado o primeiro e até agora único contágio por Covid-19. Embora confirmado pelos serviços de saúde distritais não deixou de ser um «caso estranho» ou se preferirem um «estranho caso». Afinal a contra-análise deu esta segunda-feira, 18 de Maio, «Negativo». Assim, o que nunca foi também deixou de ser…

Novo Coronavírus designado por Covid-19 - capeiaarraiana.pt
Novo Coronavírus designado por Covid-19

Um «estranho caso» de contágio no Sabugal…

A ULS-Unidade Local de Saúde da Guarda tem actualizado diariamente o ponto da situação da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) em 13 dos 14 concelhos do distrito da Guarda. O concelho de Aguiar da Beira não está incluído porque pertence ao Centro Hospitalar Tondela-Viseu. A informação diária da evolução do contágio tem sido publicada, também, aqui no «Capeia Arraiana».

Até 18 de Maio os 13 concelhos da ULS do distrito da Guarda registavam 231 casos positivos e 16 vítimas mortais associadas ao Covid-19.

Por estes dias foram feitos no concelho do Sabugal cerca de 80 testes em Lares de Idosos (IPSS’s), utentes, bombeiros e particulares. O concelho do Sabugal manteve-se sem casos registados até 9 de Maio. Nesse dia o relatório da ULS da Guarda indicava um primeiro caso de contágio numa residente no concelho. Foram activadas as medidas previstas para estas situações e testados os familiares directos (mãe, marido, filhos) e os funcionários (2), utentes residentes (12) e de apoio domiciliário (9) do Lar da Rapoula do Côa.

Após um primeiro teste aos familiares que indicou «Indeterminado» todas as repetições deram resultados negativos aos que lidaram de perto com a senhora que acusou positivo. «Estranho caso» ou «caso estranho» este do Sabugal confirmado pelos serviços de saúde distritais da Guarda que não registou nenhum contágio familiar ou no ambiente de trabalho da «infectada».

Esta terça-feira, 19 de Maio, chegou a verdade. A contra-análise da sabugalense deu «Negativo» no dia 18. Excelente notícia para a visada, o Município e para todos os sabugalenses. Fica por «analisar» a credibilidade e a certificação dos testes e da empresa que os fez. Ainda assim será tempo de pedir desculpa e assumir de responsabilidades pelos danos morais e colaterais pelo «apontar do dedo» a que a família e, em especial, o filho foi sujeito.

Será que a culpa morre solteira?…

O «Camião da Esperança» andava na estrada desde 18 de Abril. No domingo, 17 de Maio, na sua última etapa estacionou no Centro de Camionagem do Sabugal para fazer 194 testes de rastreio do novo Coronavírus. Foram testados prioritariamente os motoristas das empresas que circulam no concelho e fazem transportes nacionais e internacionais. Foi uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal do Sabugal, da TVI, da Rádio Comercial e da Galp.

A maior festa dos sabugalenses poderá ser adiada para o mês de Agosto de 2021
A maior festa dos sabugalenses poderá ser adiada para o mês de Agosto de 2021

Desconfinamento no Sabugal sem Encerros nem Capeias em Agosto

A Câmara Municipal do Sabugal decidiu proceder à reabertura a partir do dia 18 de maio de 2020, do Balcão Único, da Tesouraria, do Balcão Único Móvel, do Museu do Sabugal, da Biblioteca Municipal, da Central de Camionagem, do Mercado Municipal e do Cemitério.

Nas Feiras e Mercados só podem exercer a actividade os comerciantes que disponibilizam bens de primeira necessidade ou outros bens considerados essenciais, conforme Edital n.º 44/2020.

Vão manter-se encerrados por tempo indeterminado o Pavilhão e Piscinas Municipais, os Estádios Municipais, o Auditório Municipal, os Postos de Turismo (Sabugal e Sortelha), a Casa da Memória Judaica da Raia Sabugalense, o Centro Cívico Nascente do Côa, o Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito e o Museu Vivo de Vilar Maior.

Estão cancelados eventos públicos e iniciativas promovidas pelo Município até ao dia 30 de Setembro de 2020 e continuação da suspensão da actividade do autocarro municipal e da cedência de espaços, equipamentos e viaturas municipais.


«Cancelamento de concessões de licenças a eventos promovidos por entidades externas ao Município até ao dia 30 de Setembro de 2020.»


As praias fluviais do Sabugal vão obedecer, também, a regras este Verão. As praias do Sabugal, Quadrazais e barragem de Alfaiates estão consolidadas, ou seja, aprovadas e licenciadas pelo Município e pelos organismos oficiais. As praias de Vale das Éguas, Rapoula do Côa e Badamalos aguardam o selo de certificação da água num processo que pode demorar até três anos. E por licenciar estão as praias de Vale de Espinho e dos Fóios. Mas acredito que o bom-senso vai prevalecer nos utilizadores de todos estes espaços paradisíacos no rio Côa em território sabugalense.

E por fim «estão canceladas as concessões de licenças a eventos promovidos por entidades externas ao Município até ao dia 30 de Setembro». Ou seja, licenças no mês de Agosto para concertos, bailaricos, convívios e… Encerros e Capeias Arraianas.

Infelizmente, mas como era previsível…

Nos Pastéis de Belém, em Lisboa, a fila vai passar a ocupar muitos mais metros de passeio
Nos Pastéis de Belém, em Lisboa, a fila vai passar a ocupar muitos mais metros de passeio

Segunda fase do desconfinamento em Portugal

Esta segunda-feira, 18 de Maio, teve início a segunda de três fases do plano de desconfinamento definidas pelo Governo para Portugal.

Museus, monumentos, restaurantes, pastelarias, cafés, esplanadas e lojas (até 400 metros quadrados) reabriram portas. No ensino as crianças voltam às creches e os alunos dos 11.º e 12.º anos regressam às escolas. Os lares de idosos voltam a receber visitas sujeitos a regras e restrições. As escolas de condução e centros de inspecção automóvel retomam a actividade. E, muito importante, as praias «foram devolvidas» aos portugueses.

Em todos os locais públicos (transportes colectivos de passageiros, estabelecimentos comerciais e escolas) as novas regras de segurança obrigam ao uso obrigatório de máscaras.

«Os emigrantes poderão vir a Portugal nas férias de Verão desde que as restrições de circulação no espaço Schengen estejam levantadas nessa altura.» A afirmação é do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que disse estar a trabalhar em conjunto com os países do espaço Schengen para que possam ser levantadas as actuais restrições.

Os dados da Direcção-Geral da Saúde (DGS) divulgados esta segunda-feira, 18 de Maio, registam 29.209 pessoas infectadas e 1231 mortos desde o início da pandemia do novo Coronavírus.

A nível global o Covid-19 contaminou até agora, pelo menos, 4.727.220 pessoas e provocou a morte a mais de 315 mil pessoas em 196 países. No topo estão os Estados Unidos da América com um total de 89.550 mortos e 1.486.376 infectados em todo o país.

O primeiro-ministro de Inglaterra, Boris Johnson, desvalorizou mas, depois, mudou de ideias. O mesmo não se pode dizer dos presidentes do Brasil e dos Estados Unidos da América…

Santuário de Fátima no dia 13 de Maio de 2020. Imagens para a História (Foto. JN)
Santuário de Fátima no dia 13 de Maio de 2020. Imagens para a História (Foto. JN)

E agora…

Agora impõe-se um debate sério na economia portuguesa. É tempo de incentivar e apoiar os empresários que mostrem vontade de produzir em Portugal muitos dos artigos que levianamente passaram a ser feitos na Ásia. Afinal conseguimos fabricar cotonetes e zaragatoas na «Hidrofer» em Vila Nova de Famalicão, a maior fabricante de cotonetes da Península Ibérica. E apenas foi necessário adaptar uma máquina que tem, agora, capacidade para fazer 50 mil zaragatoas por dia.

É tempo de defendermos políticas que nos digam que vão revitalizar as empresas portuguesas e que nos expliquem porque chegámos a um tempo em que num país com um ordenado mínimo de 635 euros é necessário vir uma zaragatoa ou uma máscara (ou barbilho*) do outro lado do mundo.

Até porque há produtos que vieram para ficar…

Em Maio a Administração Pública e o Ensino Secundário voltaram a ser presenciais. O comércio tradicional de bairro foi o primeiro a voltar à normalidade muito embora nunca tenha chegado a fechar portas, tal como os grandes hipermercados. Os cabeleireiros e barbeiros criaram condições de segurança para reabrir. As bicicletas e as passadeiras dos ginásios mantêm-se desligadas…

O futebol nacional, tal como o internacional, está «obrigado» pelos contratos publicitários a chegar com os campeonatos ao fim e a encontrar um campeão. Anda tudo à procura da fórmula perfeita mas será difícil que o Benfica jogue no Dragão com o Rio Ave ou que o FC Porto venha jogar à Luz contra um qualquer adversário. Negócio de milhões onde ao fim de poucos dias todos falavam em falência. Contradições deste desporto amado pelos portugueses. Mais devia ser dito mas contenho-me por pudor a uma «indústria» onde trabalhei muitos e muitos anos. Mas, tenho uma certeza. Sempre disse e ouvi dizer «vamos ver a bola» ou «vamos à bola».

Futebol sem público é como ir ver um treino. Ainda esta semana vimos imagens televisivas patéticas de jogadores no campeonato alemão a virarem-se para uma bancada vazia para comemorar o golo. Falta-lhe a essência da sua existência. Não pode haver jogos à porta fechada. Não pode haver jogos sem público. Seria negar a razão de existir de todos os desportos. À porta fechada, Não!


«Portugal é Turismo. No Norte, no Centro, no Sul, nas Ilhas. Façam férias cá dentro que é cá dentro que ajudamos a recuperar a nossa economia.»


Sem dúvida que somos na generalidade um povo respeitador e agora é tempo de voltar a abrir as igrejas e os lugares de culto onde os crentes possam sentir e alimentar a sua fé.

A Igreja Católica portuguesa – o papa Francisco no Vaticano deu o exemplo – foi uma das áreas da sociedade que mais rapidamente se «actualizou». Não deixou de surpreender a capacidade que padres e bispos tiveram para iniciar de imediato transmissões online nas redes sociais das celebrações que desde que me lembro foram sempre presenciais.

A Páscoa no Vaticano foi coisa nunca vista. O 13 de Maio no Santuário de Fátima foi coisa nunca vista. Sem peregrinos, sem procissão das velas, sem procissão do adeus. Imagens que ficam para a História deste século XXI. É tempo de valorizar esta capacidade de adaptação numa organização que é muitas vezes atacada pelo seu conservadorismo.

Acredito que o grupo Renascença tenha agora um novo e aliciante desafio. As cerimónias que eram exclusivamente radiofónicas têm espaço nos diferentes suportes visuais da Internet. E vai ser tempo nos lares de idosos de substituir o rádio pelo ecrã de televisão ligado ao computador. E que tal um tablet para uma visita virtual dos filhos que estão em Lisboa ou na França?

Até porque há hábitos que vieram para ficar…

E a finalizar…

O sector do turismo é um motor que envolve muitos serviços e é uma parte fundamental do PIB de Portugal. Assim…

Portugal é Turismo. No Norte, no Centro, no Sul, nas Ilhas. Façam férias cá dentro que é cá dentro que ajudamos a recuperar a nossa economia.

:: ::
* Barbilho – Nome dado na Beira Alta à funda de esparto ou de rede que se punha no focinho das vacas para não comerem o trigo ou hortaliças nos trabalhos do campo; empecilho, freio, estorvo, obstáculo, embaraço.

:: ::
«A Cidade e as Terras», opinião de José Carlos Lages

(artigo escrito de acordo com a antiga ortografia.)

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior Nada de substancial mudará
Artigo Seguinte   Emigração – a casa na terra (4)

Artigos relacionados

  • Covid-19 no distrito da Guarda (25.01.2021)

    Terça-feira, 26 Janeiro, 2021
  • São Paulo festeja-se a 25 de Janeiro em Ruivós

    Segunda-feira, 25 Janeiro, 2021
  • Marcelo à primeira volta

    Segunda-feira, 25 Janeiro, 2021

Leave a Reply Cancel reply

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.