As etapas da Vuelta-2020 (Volta a Espanha em bicicleta) que começava nos Países Baixos e que iam passar por Portugal foram canceladas. A decisão deve-se à «imprevisibilidade da pandemia da covid-19» e às alterações impostas pelo calendário. A Vuelta é normalmente disputada entre o final de Agosto e as primeiras semanas de Setembro tendo este ano sido alterada para Outubro. O «Capeia Arraiana» sabe de fonte segura que o percurso da 16.ª etapa tinha entretanto sido modificado. Após a Guarda a caravana da «Vuelta» seguiria na direcção do Sabugal e depois atravessava o concelho pela estrada que leva a Vilar Formoso.

«As autarquias de Porto, Matosinhos e Viseu e a Unipublic, a organizadora da La Vuelta 2020, anunciam que, atendendo à imprevisibilidade da pandemia da covid-19 e às alterações impostas pelo calendário internacional de ciclismo, está cancelada a vinda da Volta a Espanha a Portugal», referem as autarquias em comunicado.
Assim, não se realizará em Portugal a 15.ª etapa cuja chegada estava prevista para o Porto e Matosinhos, nem a 16.ª etapa que se iria iniciar em Viseu. O «Capeia Arraiana» sabe de fonte segura que o percurso da 16.ª etapa tinha, entretanto, sido alterado para permitir que a caravana após passar a Guarda fizesse um desvio passando pelo Sabugal e seguisse para Vilar Formoso. Seria um momento único ver passar uma das três mais importantes provas do calendário velocipédico mundial.
«Para as três cidades e para a Unipublic, só faria sentido a La Vuelta visitar Portugal num clima de festa e segurança que não será possível garantir em 2020», acrescenta ainda o comunicado.
A etapa com chegada ao Porto, tinha o seu início em Mós, na Galiza, enquanto a etapa seguinte partia de Viseu para Ciudad Rodrigo, em Salamanca.
Fica assim adiado o regresso da Vuelta a território português, depois de ter começado, com o apoio da Expo-98, em Lisboa em 1997, com uma ligação ao Autódromo do Estoril. Seguiu-se a ligação de Évora a Vilamoura, com a despedida de Portugal a acontecer na terceira etapa, que começou em Loulé e terminou em Huelva, já em Espanha.
A organização da Volta a Espanha confirmou que chegou a acordo com as autarquias e que a edição deste ano da competição não vai passar por Portugal.
«A 15.ª etapa, que tinha o seu fim entre o Porto e Matosinhos, bem como a 16.ª etapa, com a sua partida de Viseu e passagem pela Guarda e Vilar Formoso, vão ter os seus itinerários alterados. As alternativas para substituir Porto, Matosinhos e Viseu já foram aprovadas«, explica a organização, salientando que as novas etapas serão anunciadas nas próximas semanas.
A edição de 2020 da Volta a Espanha já tinha sido encurtada para 18 etapas, depois de ter sido cancelada a partida dos Países Baixos, devido à pandemia de covid-19, bem como outras duas etapas, em Utrecht e Brabante do Norte.
O evento de 18 etapas estava previsto para decorrer de 14 de agosto a 6 de setembro, contudo, devido à pandemia foi alterado, como todo o calendário internacional, disputando-se agora entre 20 de outubro a 08 de novembro, com partida do País Basco.
:: ::
Ficamos todos à espera de uma próxima oportunidade.
jcl (com agência Lusa)
Leave a Reply