De todos os motivos pelos quais poderia ter para escrever, escrevo esta mensagem num período sem dúvida muito difícil ou até o mais difícil de sempre. Vivemos tempos atípicos, a crueldade desta pandemia chegou com a incerteza de não sabermos quando e como tudo isto vai terminar, mas veio com a certeza de que quando terminar seremos colocados perante novos desafios e iremos precisar do melhor de cada um de nós. Todos seremos poucos para reerguermos as nossas vidas, mas sei que juntos, pelas nossas famílias, pelo nosso povo, iremos juntar forças e conseguir.

Caros conterrâneos e amigos,
É importante e justo, manifestar o meu reconhecimento à generalidade dos nossos habitantes, se à data de hoje não temos casos de infetados no nosso concelho e em especial na nossa União de Freguesias, deve-se em primeiro lugar aos nossos habitantes que souberam levar à regra todas as recomendações da DGS e na generalidade têm correspondido ao apelo das autoridades sanitárias, demonstrando que somos um povo respeitador e consciente da gravidade da situação.
A Junta de Freguesia da União de Freguesias do Sabugal e de Aldeia de Santo António, dentro das suas possibilidades também já iniciou medidas de apoio e avalia diariamente outras formas ou possibilidades de prestar um apoio a todos os nossos habitantes.
Desde a primeira hora, implementámos um programa de apoio «Nós vamos por si» em que nos propusemos a entregar bens de primeira necessidade e medicação à população mais idosa e sem condições para se deslocar, a medida teve uma boa aceitação e estamos felizes por ajudar.
Tendo em consideração o anúncio recente da necessidade de utilização de máscaras em locais públicos e com o objetivo de proteger melhor a nossa população desenvolvemos contatos para aquisição destes equipamentos de proteção individual, um esforço enorme tendo em consideração a grande escassez atual deste tipo de equipamentos tão necessários, mas um esforço que com toda a certeza irá valer pena. Podemos anunciar que conseguimos adquirir cerca de três mil máscaras certificadas e que durante a próxima semana irá ser entregue um Kit com máscaras e luvas em cada domicílio da nossa União de Freguesias para assim estarmos todos mais protegidos do Covid-19.
Os tempos são outros e somos também obrigados a repensar prioridades, desta forma decidimos não realizar as «Comemorações de Abril» e avaliar o possível cancelamento do «Festival EntrePontes», sendo este adiado para o último fim de semana de julho de 2021, uma decisão difícil, mas que tem em conta a necessidade de canalizar verbas para um apoio urgente e mais direto à população.
Resta-me agradecer e quando se agradece é difícil não esquecer ninguém, agradeço a toda a equipa desta Junta de Freguesia, colaboradores e pessoal do executivo que têm estado sempre disponíveis no apoio aos nossos habitantes, à equipa do centro de saúde, auxiliares, enfermeiros e médicos liderados, pelo caríssimo Dr. Serra. A todos os colaboradores das IPSS’s, em especial às do Sabugal e Aldeia de Santo António, aos Bombeiros Voluntários do Sabugal e a todas as forças de autoridade, nomeadamente o efetivo da GNR do Sabugal, ao Coordenador da Proteção Civil e toda a sua equipa, ao Município do Sabugal e seus funcionários que tem feito um excelente trabalho, na linha da frente, ao Atelier de Costura da Lucinda que com a sua disponibilidade e saber, e com a generosidade de muitos, tem fabricado e fornecido equipamento necessário para proteção dos profissionais de saúde de toda a zona centro do País. A todos os colaboradores do comércio local e em geral o meu agradecimento vai para todos os que estão a trabalhar para que a nossa freguesia não pare e também a toda a população em geral, a todos eles o meu grande bem-haja.
Quero também deixar uma palavra de conforto a todos os meus colegas presidentes de Junta de Freguesia e às suas equipas, porque somos os primeiros na linha da frente de apoio às nossas populações, que nunca nos falte a força. É hora de trabalharmos todos juntos em prol da humanidade.
Aproveito para desejar a todos uma Feliz Páscoa, uma Páscoa diferente sem juntarmos as nossas famílias fisicamente, mas sempre presentes no nosso coração, sem as cerimonias religiosas, sem a festa na nossa localidade, sem a romagem à Nossa Senhora da Graça, mas façamos todos um esforço e fiquemos todos em casa para brevemente voltarmos a estar juntos.
Sempre Juntos,
Juntos vamos conseguir!
Desejo-vos a todos o Melhor do Melhor!!!
O Vosso Amigo,
Francisco Baltazar
(Presidente da União de Freguesias de Sabugal e Aldeia de Santo António)
Leave a Reply