Na quarta-feira, 25 de Março, um homem, de 99 anos, que era utente do Lar de Nossa Senhora da Veiga, em Vila Nova de Foz Côa, foi a primeira vítima mortal devido à Covid-19 na Beira Alta. A dimensão da tragédia foi conhecida ao final deste sábado, depois de todos os idosos terem sido rastreados. Estão infectados com o novo CoronaVírus 54 dos 63 utentes do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Foz-Côa. Além dos idosos, há mais cinco funcionários que testaram positivo, elevando-se para 17 as trabalhadoras que vão ficar em isolamento.

O Lar de Nossa Senhora da Veiga da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Foz Côa registou na quarta-feira, 25 de Março, a morte de um homem de 99 anos e outro idoso, com 92 anos, encontra-se internado no Hospital da Guarda.
Entretanto foram feitos testes a todos os utentes e funcionários do Lar pela unidade móvel gerida em parceria pela associação humanitária dos bombeiros e a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda. Os resultados foram conhecidos ao fim do dia deste sábado, 28 de Março, tendo testado positivo 54 dos 63 utentes. Além dos idosos acusaram positivo cinco funcionárias elevando-se para 17 as trabalhadoras que vão ficar em isolamento.
«A nossa unidade não está com condições de receber ou verificar 47 idosos contaminados sem condições técnicas nem equipamento. Nós não somos um hospital. Temos metade dos funcionários inoperacionais e muitos dos nossos utentes estão acamados ou em cadeira de rodas», disse António Morgado, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Foz Côa.
Trata-se da primeira morte em toda a Beira Interior, onde o número de casos tem vindo a aumentar, embora de forma ainda pouco significativa no distrito da Guarda. A principal preocupação está agora focada nos lares de terceira idade dos concelhos beirões.
jcl (com agência Lusa)
Leave a Reply