Santuário de Fátima (em directo)

Religião - © Capeia Arraiana (orelha)

O Capeia Arraiana transmite diariamente, em directo, do Santuário de Fátima a Missa (11:00 e 19:15 horas), a recitação do Rosário (18:30 e 21:30 horas), a Oração do Ângelus (12:00 horas) e, à sexta-feira, a Via-sacra (15:00 horas). Estas celebrações que decorrerão na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima são à porta fechada.


(EM DIRECTO do Santuário de Fátima)

.
O santuário de Fátima decidiu assegurar a transmissão em directo, através da internet, de quatro celebrações diárias, de segunda a domingo, todas celebradas à porta fechada.

As celebrações, que decorrerão na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, serão duas missas (às 11:00 e às 19:15 horas), mantendo-se os dois momentos do Terço, a oração mais emblemática na Cova da Iria, às 18:30 e 21:30 horas, também em celebração fechada, a partir da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Reconhecendo que o isolamento social é uma das principais formas de prevenir o contágio, e acatando as determinações da Conferência Episcopal Portuguesa que suspender em todo o país as celebrações litúrgicas comunitárias (missas e procissões, por exemplo), o Santuário de Fátima pretende através desta iniciativa mitigar esse isolamento levando até às pessoas que se encontram em casa o conforto deste colo materno que aqui encontram quando se deslocam ao Santuário em peregrinação.

Estas decisões fazem parte de um conjunto de medidas que o Santuário de Fátima adoptou e que estão em vigor, pelo menos, até à Páscoa.

Para além da suspensão de todas as celebrações comunitárias (oficiais ou privadas) o Santuário de Fátima decidiu encerrar todos os seus espaços litúrgicos, expositivos e museológicos, mantendo-se apenas abertas as Capelas da Reconciliação e do Santíssimo Sacramento, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, e a Capelinha das Aparições que pela sua configuração é um espaço amplo e aberto. Ainda assim, o acesso a estes três espaços far-se-á de forma controlada para evitar que muitas pessoas se possam concentrar ao mesmo tempo no mesmo espaço.

Para além da suspensão das celebrações litúrgicas, estão igualmente suspensas ou canceladas todas as actividades culturais e pastorais promovidas pelo Santuário, como retiros, até à Páscoa.

Recorde-se que desde o passado dia 24 de fevereiro, o Santuário de Fátima adoptou, de forma responsável, um conjunto de medidas de prevenção e contenção no contexto da pandemia do COVID-19, que visaram garantir a segurança e a protecção dos seus colaboradores e dos peregrinos.

Foram suspensos os Retiros de Doentes até à Páscoa, em articulação com o Movimento da Mensagem de Fátima e adiadas as jornadas internacionais de maio, «As crianças, a morte e o luto».

jcl (com Santuário de Fátima)

Deixar uma resposta