Águas Belas – Parque infantil e de merendas

Maria Rosa Afonso - Orelha - Capeia Arraiana

Quando vejo passar crianças pequenas, pela mão de familiares, sei que vão para o Parque Infantil. Tal como, quando vejo passar, ao cair da noite, grupos de jovens em férias, com sacos de comida e bebida, sei que vão para o Parque de Merendas.

Parque Infantil e Parque de Merendas em Águas Belas

Parque Infantil e Parque de Merendas na freguesia de Águas Belas

.
Equipamentos públicos de acesso livre…

Ambos os equipamentos, Parque Infantil e Parque de Merendas, estão situados no recinto da junta de freguesia, num espaço amplo e agradável, com árvores e bancos, um pouco por todo o lado, um chafariz e uma casa de banho. Reúnem, por isso, as condições necessárias, para que, quem os frequenta, crianças, jovens e adultos, possa desfrutar de um ambiente tranquilo, seguro e descontraído, de descanso, conversa e brincadeira.

O Parque Infantil, com baloiços e escorrega, é utilizado por crianças, das mais novas às mais crescidas, muitas vezes, acompanhas por adultos. Para que a segurança não seja posta em causa, todos devem atender às informações disponibilizadas e cumprir as regras.

O Parque de Merendas tem várias mesas, com bancos, e um telheiro, com lareira, bancada, lava-loiça…, para se poderem fazer churrascos e outros cozinhados. Pode ser utilizado por qualquer pessoa da freguesia, mas é-o, sobretudo, no Verão, pelos jovens, como já referi.

Aqui, costumam, também, ocorrer os convívios promovidos pela junta, que se encarrega da organização e logística, convidando para o evento todos os habitantes da freguesia. Acontecem, normalmente, num domingo de Verão, quando há mais população emigrante. Pode ser um jantar, antecedido de convívio, música, jogos tradicionais ou algo que dinamize e crie um espírito de comunidade, tão importante para quem passa o ano fora e regressa apenas nas férias. Em alguns destes convívios, quem quer leva bolos ou outras coisas que, depois, partilha com todos. Também, neste parque de merendas, costuma ocorrer o magusto da freguesia, no mês de novembro, se o tempo ajuda.

São equipamentos, em espaços públicos, de acesso livre, mas que se espera todos utilizem de forma cuidada, contribuindo, para a sua manutenção e bom funcionamento.

:: ::
«A minha terra é Águas Belas», crónica de Maria Rosa Afonso

2 Responses to Águas Belas – Parque infantil e de merendas

  1. jojo diz:

    Muitos parabens, para tudo è bon ter boas idèias,para que a nossa terra possa ter ainda mais valor, gosto muito de ler as vossas cronicas,,,,merci ,continu,

Deixar uma resposta