Tradições quaresmais com cartaz comum

Religião - © Capeia Arraiana (orelha)

A «Quadragésima», programa cultural que foi criado no Fundão para promover e preservar as tradições da Quaresma, vai integrar, este ano, os concelhos do Sabugal, Belmonte, Guarda e Covilhã, num cartaz comum que apresenta inúmeras tradições e eventos quaresmais.

Quadragésima - Fundão, Sabugal, Guarda, Belmonte e Covilha

Quadragésima – Fundão, Sabugal, Guarda, Belmonte e Covilha

.
Promovida há 18 anos no Fundão, a Quadragésima conjuga espectáculos culturais próprios e as várias tradições e cerimónias religiosas que se vivem no período antes da Páscoa, contribuindo assim para preservar o património imaterial local.

Com um programa que decorre entre os dias 26 de Fevereiro e 12 de Abril, a Quadragésima tem como base as tradições e vivências de cada concelho com destaque para as diferentes procissões, os enterros do Senhor, os cânticos, martírios e encomendar das almas, as cerimónias de «lava-pés» e as vias-sacras.

A edição deste ano conta com uma componente de itinerância ao nível dos espectáculos próprios. O, como seja o projecto de criação «Ensemble Renovatio», que será apresentado no Fundão, na Covilhã e na Guarda, ou o «Acordai, se estais dormindo», que passa pela Covilhã, Fundão, Guarda e Belmonte.

A parceria entre os cinco municípios tem como principal objectivo contribuir para o desenvolvimento regional através de uma estratégia comum de turismo religioso, tal como foi referido pelos representantes das respectivas autarquias, em conferência de imprensa realizada no Fundão, distrito de Castelo Branco.

Vítor Amaral, vereador da Cultura da Câmara Municipal do Sabugal informou que a marca «Quadragésima» fará parte da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 20207, uma candidatura em nome do Interior de Portugal, que conta com o apoio de 17 cidades da região.

jcl (com Agência Lusa)

Deixar uma resposta