• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Cultura • Leituras • Livros • Quadrazais • Turismo • Viagens • Viagens dum Globetrotter  /  Viagens de um globetrotter desde os anos 60 (52)
Franklim Costa Braga - 180x135 - Orelha - Capeia Arraiana
21 Fevereiro 2020

Viagens de um globetrotter desde os anos 60 (52)

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
Cultura, Leituras, Livros, Quadrazais, Turismo, Viagens, Viagens dum Globetrotter franklim costa braga Deixar Comentário

Viajar hoje é quase obrigatório. Toda a gente gosta de mostrar aos amigos uma foto tirada algures longe da morada. Organizam-se excursões para visitas cá e lá fora, com viajantes que, por vezes, mal têm para comer. Mas, como é moda, toda a gente viaja.
>> ETAPA 52 >> TAILÂNDIA, BIRMÂNIA e FILIPINAS.

Mapa de Myanmar, antiga Birmânia
Mapa de Myanmar, antiga Birmânia


II – VIAGENS LÁ FORA – ANOS 90

:: ::

1997


Viagem à Tailândia, Birmânia e Filipinas – Entre 5 e 19 de Agosto de 1997.
Custo da viagem= 548.000$00.


:: ::

>> 5.8.1997 >> Tinha chegado de Cuba às 22:30 horas, no dia 4 de Agosto. Nem me deitei. Ida para o aeroporto pelas 05:00 horas da manhã. Saída de Lisboa para Frankfurt com a Lufthansa e continuação na companhia aérea alemã para Bangkok.

>> 6.8.1997 >> Entrei na Tailândia pela segunda vez e em Bangkok tirei o visa para Myanmar por quatro semanas. Fiquei no Hotel Sol Twin, longe do centro. Fui ao centro comercial. Deitei-me às 16:00 horas e acordei às 22:00 horas. Só comi sopa à noite, que me custou 800$00. Deitei-me cedo.

Visa e carimbos de Myanmar
Visa e carimbos de Myanmar

.
>> 7.8.1997 >> Partida pelas 10:05 horas de Bangkok para Rangun, capital de Myanmar, antiga Birmânia, com a Cristina Fonseca e pais. Fiquei no Hotel Thamada, fraco. Almoço noutro hotel, à esquina da mesma rua, cujo director era francês. Fraco. Visita ao mercado e ao pagode de Shewedagon, cuja cúpula tem 98 metros de altura e está coberta por 60 toneladas de ouro puro em camadas sobrepostas de folhas de ouro. Vi um conjunto de stupas e o templo do Buda Reclinado de Chauk Htat Gyi com 65 metros. Os pés foram desenhados, representando os três reinos. Comprei um quadro com os pés do Buda. Visitámos ainda o Museu Nacional, onde estão o trono real e as jóias da coroa, recuperados na montanha, onde os ingleses se preparavam para as transportar para a Índia, impedindo, assim, a sua pilhagem. Choveu forte. Jantar, hotel.

Pagode de Shewedagon em Rangun
Pagode de Shewedagon em Rangun
Um pequeno mercado em Rangun
Um pequeno mercado em Rangun
Os pés de Buda com desenhos
Os pés de Buda com desenhos

.
>> 8.8.1997 >> Partida de Yangon (ou Rangun) para Mandalay, em avião da Air Mandalay. Juntaram-se a nós, formando grupo, dois auditores (um brasileiro e outro alemão) que trabalhavam na Alemanha. Comigo, o Sr. Fonseca, a mulher, D.ª Hortense, e a filha Cristina éramos um grupo de seis. Fiquei no Hotel Treasure, quarto 105.

Visita ao mercado, onde comprei um boné, e fábrica das folhas de ouro, templo com 770 Stupas, subida ao monte e palácio real. Num templo comprei um pano bordado que representa uma batalha em que o transporte são elefantes por 2.000$00, que tenho na sala da minha casa. Stupas e mais stupas. Travessia do rio a pé pela estreita ponte U Bein. À noite, jantar no barco real. Deitar.

Fábrica de lacados em Mandalay
Fábrica de lacados em Mandalay, onde se vê o Sr. Fonseca e esposa
Palácio real em Mandalay
Palácio real em Mandalay
Franklim à saída do barco real, onde jantou
Franklim à saída do barco real onde jantou

.
>> 9.8.1997 >> Mandalay-Bagan por estrada, desde as 08:00 às 18:00 horas. Visitámos um templo no alto dum monte com 729 degraus em Meiktila. Subida difícil até ao piso onde estavam os sinos. A meio estava um macaco assanhado que não me queria deixar passar. Almoçámos no caminho numa tasca bera. Parámos numa aldeia que tinha búfalos no rio. Jantámos no hotel Kumudadra, tipo vivenda, razoável, onde fiquei no quarto 211. Assistimos a um show de bonecas (marionetas). Depois fui dormir.

a moça que vendia amendoins para dar aos macacos do templo de Meiktila
a moça que vendia amendoins para dar aos macacos do templo de Meiktila
Frankllim em frente a uma aldeia num lago
Frankllim em frente a uma aldeia num lago

.
>> 10.8.1997 >> Bagan foi a primeira capital da Birmânia. Fazia calor. De manhã fomos ao mercado, onde comprei uma pequena balança em madeira, travessas e caixa lacadas e uma boneca-marioneta. Visitámos diversas stupas, das 3.200 existentes, entre elas o pagode Shwezigon, construído no século XI pelo rei Anawrahta, e o templo de Ananda, o maior. Muitas stupas estavam em reparação. Havia pinturas do séc. X a XIII. Falei com umas mocinhas que tinham pó na face. Depois de jantar junto ao rio, fomos ao festival do Buda, autêntico mercado.

Franklim junto da loja das marionetas
Franklim junto da loja das marionetas
templo Dhama Yan Gyi em Bagan
templo Dhama Yan Gyi em Bagan
Templo Ananda em Bagan
Templo Ananda em Bagan
Paisagem dum campo cheio de templos
Paisagem dum campo cheio de templos
Franklim com 2 moças onde se vê o pó no rosto
Franklim com 2 moças onde se vê o pó no rosto

>> 11.8.1997 >> Saída de Bagan para Rangoon com a Air Mandalay pelas 09:15 horas. Conheci entre as meninas a dar as boas-vindas no aeroporto a Kadae Kadar Hlaing, bonita, que me escreveu. Só fomos almoçar ao hotel e seguimos para Bangkok pelas 16:30 horas.

Compras

Em Myanmar comprei tabuleiros, copos, espécie de cálice, etc., tudo em tiras de bambu lacadas, um quadro grande em tecido com elefantes em relevo que conservo na minha sala, uma marioneta e um cabide em madeira trabalhada, que tenho na parede do hall da minha casa. Bebi Mandalay Lager Beer.

Impressões

Os birmaneses vivem muito pobremente. As ruas, mesmo as da capital, estão cheias de buracos e lama e as casas mais parecem casebres. Os homens vestem um pano enrolado à cintura, mais parecendo uma saia. As mulheres, desde crianças, usam um pó amarelado nas faces. Parece que as protege do calor. A enorme quantidade de templos em Bagan e Mandalay revela a religiosidade deste povo desde há centenas de anos e constitui um património muito valioso.

:: ::
Mapa de Tailândia
Mapa de Tailândia

.
>> 11.8.1997 >> Reentrada na Tailândia. Hotel. Comi berbigão especial na rua.

>> 12.8.1997 >> Fui ao mercado e comprei três relógios imitações de Rolex e Omega por 10$ cada, três camisas a 7$ cada e três calções. Fui de rikchó para o hotel e logo, pelas 11:30 horas, para o aeroporto. Partida de Bangkok para Manila, sempre com a Lufthansa.

Mapa das Filipinas
Mapa das Filipinas

.
>> 13.8.1997 >> Entrei nas Filipinas, onde já havia estado. Chegada já tarde a Manila, cidade com oito milhões de habitantes. Fiquei hospedado no Hotel Héritage, quarto 703, bom. O jantar foi bom. Fui ao Karaoke espreitar. Paguei 200 pesos por um sumo, só porque tinha a companhia da Karen. A moeda era o peso=7$00.

>> 14.8.1997 >> Visita da cidade, a começar pela zona Intramuros, com monumentos dos sécs XV a XVII, do tempo colonial espanhol, já meus conhecidos doutra viagem. Passeio de tarde junto ao centro comercial Makati, onde conheci a Annie e colegas, tendo pago 600 pesos num restaurante por um lanche com elas. Regresso ao hotel. Jantar. Fui ao Karaoke. Bebi um whisky por 120 pesos, por ter por companhia a Karen, que bebeu um sumo, pelo qual paguei 200 pesos. Fui levado.

>> 15.8.1997 >> Saída para Baguio a 350 quilómetros, nas montanhas da província de Nenguet, no norte da ilha de Luzon. Ainda parámos num local de Manila para ver uma churrasqueira. Havia homens por trás de uma parede que rodavam os espetos onde assavam leitões. Em Baguio fiquei no Hotel Concorde. Fraquito. Saí e conheci a Annett, bióloga. Fui ao mercado e comprei uma t-shirt por 110 pesos e um saco para uma miúda por 70 e três camisas delas por 120. Tirei foto à Lília e à Dani.

Partida para MT Data, a 100 quilómetros. Só montes altíssimos e estradas de terra batida. Péssimas. Iam connosco dois chauffeurs e a guia Arlinda. Hotel fraquito. Tirei fotos à Caroline e irmãs. Isolamento total.

>> 16.8.1997 >> Partida para Banaue por Sagada, onde visitámos a gruta dos túmulos da tribo Ibaloi, com centenas de anos.

Havia centenas de corpos mumificados em cavernas nas montanhas de Kabayan, descobertos no início do século XX. Muitos foram pilhados e vendidos. Agora estão protegidos. Fazem lembrar as múmias do Perú.

Múmias das cavernas de Sagada
Múmias das cavernas de Sagada
Franklim num miradouro no caminho para Banaue
Franklim num miradouro no caminho para Banaue
Franklim no campo perto de Bontoc com os montes ao fundo
Franklim no campo perto de Bontoc com os montes ao fundo

Passámos também por Bontoc, capital dos indígenas Igorot. Chegada a Banaue. Alojamento no Hotel & Youth Hostel. Visita ao mercado. Comprei peças em madeira. Bustos por 25 pesos; índios e vaca por 150.

>> 17.8.1997 >> Dia passado em Banaue. Visita a Hapao e passeio pelos arrozais e pelas terrazas de arrozais, com mais de 2.000 anos. Até havia peixinhos nos arrozais e ainda apanhei um ou outro, Mas também havia cobritas que procuravam ratos ou peixitos. As terrazas de arroz são património da humanidade. Assemelham-se aos socalcos do Douro, mas com mais trabalho. Foto com duas amigas no campo.

Terrazas de Hapao
Terrazas de Hapao
Franklim com 2 moças nos campos de Hapao
Franklim com 2 moças nos campos de Hapao

De tarde fui ao mercado. Estava lá de visita, em campanha eleitoral, o senador Alvarez e uma equipa de médicos. Conheci a Lindel. No hotel, razoável, conversei com a empregada Lorna, de 29 anos. Assisti a danças. Fracas.

Franklim com os dançarinos de Banaué
Franklim com os dançarinos de Banaué

>> 18.8.1997 >> Saída de Banaue para Manila, a 360 quilómetros, por San José. Almoço aí. Por pouco não apanhámos com a enxurrada que se abateu sobre a montanha e cortou a estrada por onde regressámos a Manila. Chegada a Manila pelas 17:30 horas. Apanhámos uma forte chuvada. Tudo alagado. Levámos 4:30 horas para atravessar a cidade. Aqui choveu tanto que tivemos de sair da carrinha, que ia ficando submersa, e caminhámos com água a cobrir parte das pernas. Jantar apressado por ser já tarde. Fiquei no quarto 830 do hotel Heritage. Bom.

>> 19.8.1997 >> Para ir para o aeroporto foi uma carga de trabalhos por a estrada estar toda alagada. Saída das Filipinas com a Lufthansa para Frankfurt.

Curiosidades

Fiquei surpreendido com a existência de múmias e com as terrazas que já vêm de há 2.000 anos, construídas nas montanhas pelos indígenas de Batad e que ocupam 10.360 quilómetros quadrados. Situam-se na província de Ifugao e são Património da Humanidade desde 1995.

O interior das Filipinas apresenta maior pobreza que a capital, mas não se nota miséria extrema. Esta será mais própria dos arrabaldes da capital. As Filipinas têm mais de cem milhões de habitantes, sendo o 7.º país mais populoso da Ásia e o 12.º do mundo. São constituídas por 7.641 ilhas, segundo uns, ou 7.107, segundo outros. Com a chegada em 1521 de Fernão de Magalhães começou a colonização europeia. Foi o explorador espanhol Ruy López de Villalobos que, em 1543, deu o nome de Islas Filipinas a esse arquipélago em honra de Filipe II de Espanha.

(Fim da Etapa 52.)

:: ::
«Viagens dum Globetrotter», por Franklim Costa Braga

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior Postal TV (313)
Artigo Seguinte   Saudades de um bom cabrito

Artigos relacionados

  • Voto antecipado no Sabugal

    Domingo, 17 Janeiro, 2021
  • Covid-19 no distrito da Guarda (15.01.2021)

    Sexta-feira, 15 Janeiro, 2021
  • Orçamento de 25 milhões de euros para 2021 no Sabugal

    Quarta-feira, 13 Janeiro, 2021

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5157 days ago

SONDAGEM – ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Portugal tem condições de saúde para a realização das Eleições Presidenciais?

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...

SONDAGEM – CANDIDATOS

Eleição para Presidente da República

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...
  • Polls Archive
Permitido aos leitores um voto a cada 60 minutos.

REGRAS DO CONFINAMENTO (15.01 A 30.01.2021)

GOVERNO DE PORTUGAL

Confinamento Janeiro 2021
Clique na imagem para ampliar

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO SEXTA-FEIRA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • Manuel Igreja Dinis – padre, professor, jornalista e poeta
  • Casteleiro – estórias da vida e da Tropa! (6)
  • Este menir é meu!
  • Histórias da memória raiana (6)
  • Aldeia da Ponte – património religioso
  • Sonetos da diáspora (1)
  • D. Gil Vaz Lobo – alcaide de Vilar Maior
  • Quarta Feira – a origem do nome
  • Covid-19 no distrito da Guarda (15.01.2021)
  • O assalto ao Capitólio

Comentários recentes

  • Nélia Santos Martins em Um encontro inesperado
  • Augusto Simão Sales Salada em A matança
  • António Gonçalves em Este menir é meu!
  • José Carlos Mendes em Este menir é meu!
  • Rosa em Casteleiro – a Quinta de Santo Amaro

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • José Carlos Lages
    Homenagem a Joaquim Manuel Correia (6) José Carlos Lages Segunda-feira, 28 Abril, 2008
  • José Carlos Lages
    Solstício de Inverno em Sortelha (1) José Carlos Lages Quarta-feira, 9 Dezembro, 2009
  • José Carlos Lages
    Os direitos das crianças José Carlos Lages Quarta-feira, 6 Junho, 2018
  • José Carlos Lages
    «Comenda da Meimoa» de António Cabanas José Carlos Lages Sábado, 26 Dezembro, 2009
  • leitaobatista
    Poiares Maduro quer Dia da Gastronomia leitaobatista Quarta-feira, 19 Novembro, 2014

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Fevereiro 2020
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829  
« Jan   Mar »

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.001.931 hits

Blog Stats

  • 3.001.931 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.