Do aniversário da casa do concelho…

Ramiro Matos - Sabugal Melhor - © Capeia Arraiana (orelha)

É a altura de dar um passo em frente! A celebração do 45.º Aniversário da Casa do Concelho e a realização do XI Capítulo da Confraria do Bucho Raiano devem ser momentos de reflexão sobre o papel que estas duas entidades querem e devem protagonizar em prol do Concelho do Sabugal!

Casa do Concelho do Sabugal - Capeia Arraiana

45.º Aniversário da Casa do Concelho do Sabugal

.
Cumprir de forma integral os objetivos para que a Casa foi fundada…

No que à Casa diz respeito, e até porque sou atualmente o vice-presidente, não posso deixar de reproduzir e aplaudir a comunicação do Presidente da Assembleia Geral e, também Presidente da Câmara Municipal, lida no passado dia 15 aquando do almoço comemorativo do 45.º aniversário, que aqui reproduzo em parte.

«Aqueles que hoje têm a missão de conduzir os destinos da “Casa”, nos quais me incluo, tiveram desde que tomaram posse a clara noção de que o caminho não seria fácil, desde logo pelo afastamento progressivo das pessoas, creio, por sentirem que este espaço não tinha mais nada a acrescentar à vida dos Sabugalenses?! Pela falta de rumo?! Pelo foco noutros interesses?! Pelo afastamento e individualismo?! Por razões vários que todos podem enumerar.

Creio, no entanto, que esse afastamento nunca foi ditado pelo desinteresse e falta de amor pela nossa terra! Não! É esse amor ao Sabugal, são as nossas raízes comuns que nos devem nortear e unir para responder aos desafios do futuro. Temos que juntos, não apenas a Direção, todos os amigos e naturais do Sabugal, devemos encontrar novas formas de dinamização desta “Casa”.

Foram dados passos importantes! A requalificação em curso deste espaço, o arrumar as contas da “Casa” e o estabelecimento da normalidade no funcionamento dos órgãos foram passos seguros, que não tendo grande visibilidade externa, são, no entanto, muito importantes para alicerçar o trabalho que nos espera! Acredito que é possível termos êxito.

Como Presidente da Câmara Municipal, vejo na Casa do Concelho do Sabugal um espaço de promoção e divulgação do Concelho, das nossas atividades, das pessoas, do nosso potencial e identidade, dos nossos patrimónios, um lugar de encontro e convívio, um meio de produção de ideias, debate e pensamento. Os desafios do nosso tempo já não são os mesmos dos anos da fundação. A Casa tem que se adaptar aos novos tempos! Se assim for, com toda a naturalidade, a Câmara e as Juntas de Freguesia estão para colaborar.»

Os atuais corpos sociais tomaram posse há menos de dois anos, e este curto tempo já permitiu inverter três situações:

1) Regularizar as relações da Casa com a Câmara municipal do Sabugal;

2) Iniciar os trabalhos de requalificação da Sede da Casa, como pode ser já comprovado por todos os que ali se deslocam; e,

3) Atingir o equilíbrio financeiro da Casa.

Ao mesmo tempo, recuperámos parte do prestígio e da confiança dos sabugalenses, e também dos fornecedores da Casa.

Falta o mais importante, sem dúvida, que é cumprir de forma integral os objetivos para que a Casa foi fundada e que também são retratados nas palavras do Presidente da Assembleia Geral. Será esse o foco da atividade durante 2020, mas, sem dúvida, terá de ser esse o foco da atividade dos corpos sociais a eleger em Dezembro deste ano.

ps. Será já neste fim de semana que se realizará em Sortelha o XI Capítulo da Confraria do Bucho Raiano. Impossibilitado de estar presente desejo a todos os confrades uma jornada de glorificação do nosso bucho, das tradições e da cultura sabugalense e raiana.

:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos

Deixar uma resposta