Cidadãos definem conceito de Aldeia História

Aldeias Históricas de Portugal - Capeia Arraiana

A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP-ADT) iniciou um importante trabalho de levantamento e caracterização das 12 aldeias da rede. A iniciativa, designada por «Do Conceito à Acção: Definição de Requisitos-Base para a Valorização das 12 Aldeias Históricas de Portugal», tem como objectivo definir com clareza o que é uma Aldeia Histórica de Portugal, para assim determinar os mecanismos e requisitos necessários à sua protecção e valorização.

Aldeias Históricas de Portugal - Do conceito à Acção - Capeia Arraiana

Do Conceito à Acção nas Aldeias Históricas de Portugal

.
O desafio «Do Conceito à Acção: Definição de Requisitos-Base para a Valorização das 12 Aldeias Históricas de Portugal» visa colocar os cidadãos e os agentes económicos das Aldeias Históricas a debater sobre o futuro do que pretendem que seja a sua Aldeia e a rede. Assim, durante os meses de Fevereiro e Março, uma equipa de técnicos ao serviço da AHP-ADT está a visitar as 12 Aldeias Históricas de Portugal, para fazer este levantamento e recolher contributos. O objectivo é receber da população e dos agentes económicos das Aldeias Históricas o seu conhecimento sobre a transformação urbana verificada, a sua percepção sobre o que distingue e torna a sua Aldeia única, as preocupações e anseios em relação ao seu desenvolvimento, e as suas propostas do que poderia ser feito para preservar, valorizar e melhorar a qualidade de vida na Aldeia.

Além de reuniões com os diferentes actores locais de cada Aldeia Histórica, a acção contempla ainda um conjunto de sessões de debate dirigidas às comunidades das Aldeias, num espírito informal e de diálogo construtivo. Na impossibilidade de poderem estar presentes na sessão na sua Aldeia, os cidadãos podem participar activamente de sessões em outras Aldeias.

Após o levantamento junto das comunidades, a acção irá ter momentos posteriores, num trabalho desenvolvido ao longo de 24 meses. Os resultados a ser alcançados assumem grande importância para a salvaguarda da rede das Aldeias Históricas de Portugal, assim como para determinar futuras iniciativas e estratégias.

A acção constitui a base para a valorização do destino Aldeias Históricas de Portugal, nomeadamente pela via da reclassificação das Aldeias para Sítio/Monumento Nacional, que se espera concretizar até final de 2021, bem como a consolidação do processo de certificação «Biosphere Responsible Tourism» e de outras certificações que reforçam o alinhamento da rede em matéria de sustentabilidade e na verificação de requisitos de classificação UNESCO.

Este é um processo de construção participado e partilhado promovido pela associação Aldeias Históricas de Portugal, em parceria com os Municípios da Rede. A iniciativa é apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Os cidadãos das Aldeias Históricas são também convidados a preencher um inquérito online, disponível… (Aqui.)

jcl (com Comunicação Aldeias Históricas Portugal)

Deixar uma resposta