Primeira Página (15-2-2020)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

 Imposto sobre carros usados importados: Bruxelas leva Portugal a Tribunal

Imposto sobre carros usados importados: Bruxelas leva Portugal a Tribunal

.
Notícia de Abertura

«Imposto sobre carros usados importados: Bruxelas leva Portugal a Tribunal – O executivo comunitário lembra que ao abrigo das regras da UE, nenhum Estado-Membro pode fazer incidir, direta ou indiretamente, sobre os produtos dos outros Estados-Membros imposições internas, qualquer que seja a sua natureza, superiores às que incidam, direta ou indiretamente, sobre produtos nacionais similares, mas Portugal continua a aplicar uma carga tributária superior aos automóveis em segunda mão importados de outros países da União». (In Comunicação Social).

:: ::
SÁBADO, DIA 8

Manteigas promove novamente a Expo-Estrela

Manteigas promove novamente a Expo-Estrela

.
Pela nossa Região…

«Expo-Estrela Manteigas 2020 – O município de Manteigas apresenta cartaz da 27.ª edição da Expo-Estrela que decorrerá de 22 a 25 de Fevereiro». (In “LocalVisão TV”). Ver reportagem… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Justiça portuguesa também investiga Isabel dos Santos e o pai ameaça contra-atacar». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Fecho da rota de Luanda pela SAA prejudica portugueses na África do Sul». (In “Jornal Económico”). e «Instituto Português do Sangue pede dádivas porque reservas estão abaixo do recomendado». (In “RTP Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Número de turistas em São Tomé e Príncipe aumentou 4,5% em 2019 ano em que foram quase 35 mil». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Produção industrial alemã regista a maior queda desde 2009». (In “Notícias ao Minuto”). e «Militar faz 20 mortos em tiroteio dentro de centro comercial na capital da Tailândia». (In “Correio da Manhã”).

:: ::
DOMINGO, DIA 9

Compotas da “Guarda 21” premiadas em Itália

Compotas da «Guarda 21» premiadas em Itália

.
Pela nossa Região…

«Compotas da “Guarda 21” premiadas em Itália – O creme de marmelo com pepitas de nozes denominado “Nuts for Marmelade”, recebeu uma medalha de prata, enquanto a compota de amoras e bagas de sabugueiro “Woods Caviar” foi distinguida com outra medalha de prata. Além das compotas guardenses foram ainda atribuídas duas medalhas de prata à empresa Apijardins, produtora de mel sediada em Castelo Branco. Os produtos reconhecidos foram o mel de rosmaninho e o mel multifloral. No concurso italiano estiveram representados 31 países, num total de 600 produtos avaliados por mais de meia centena de juízes de diferentes áreas de especialidade». (In jornal “O Interior”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Metro de Lisboa contratualiza aquisição de carruagens». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Três militares dos Comandos presos por roubo e agressão violenta a agente da PSP». (In “Correio da Manhã”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Gesto de orangotango que estende a mão para ajudar trabalhador comove o Mundo». (In “Correio da Manhã”). Veja as imagens… (Aqui.)

>> PIOR >> «O maior icebergue do mundo está a caminho do oceano Atlântico. Conhecido como A68, tem uma área de cerca de 6000 quilómetros quadrados». (In “ZAP Notícias”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 10

Dia 16: Caminhada em Aldeia da Ponte (tinha sido adiada)

Dia 16: Caminhada na freguesia de Aldeia da Ponte no concelho do Sabugal

.
Pela nossa Região…

«Município do Sabugal promove caminhada em Aldeia da Ponte – Depois de adiada devido a condições meteorológicas adversas, a caminhada de inverno do projeto ‘Caminhar com Vida’ vai realizar-se no dia 16 de fevereiro, em Aldeia da Ponte». (In jornal “A Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «O Metro de Lisboa assinou o contrato para instalar um novo sistema de sinalização e adquirir novas carruagens». (In “Eco Economia on line”).

>> PIOR >> «Há cinco novos crimes contra animais por dia». (In “Jornal de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Filme sul-coreano “Parasitas” triunfa nos Óscares mais internacionais de sempre». (In “Jornal Económico”).

>> PIOR >> «Mutilação Genital Feminina. Há 200 milhões de vítimas em todo o mundo». (In “Euronews”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 11

Requalificação da Linha da Beira Baixa: afinal vai demorar o ano todo

Requalificação da Linha da Beira Baixa afinal vai demorar o ano todo

.
Pela nossa Região…

«Requalificação da Linha da Beira Baixa afinal vai demorar o ano todo – As perspectivas apontavam para que a obra de requalificação e electrificação do troço Covilhã/Guarda da Linha da Beira Baixa fosse concluída durante o primeiro semestre deste ano, mas o Secretário de Estado das Infraestruturas apontou agora uma nova data. Até ao final do ano é a data provável para a conclusão das obras». (In “Rádio Caria”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> Nem tudo é mau… «Envelhecimento em Portugal é seguro, futuro económico do país nem tanto, diz professor de Harvard». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Mais oito pessoas detidas por caça ilegal na Guarda». (In “Notícias ao MInuto”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «O Salvamento Marítimo de Espanha resgatou hoje 119 imigrantes que viajavam em duas embarcações intercetadas no mar de Alboran, costa da Andaluzia». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Coronavírus é uma epidemia chinesa, mas os seus efeitos económicos sentem-se a nível mundial, diz Peter Villax». (In “Jornal Económico”) e «Pornografia infantil lidera denúncias de crimes online. Uso excessivo de telemóvel e redes sociais aumenta problemas mentais entre jovens». (In “Jornal de Notícias”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 12

Yogurtes da Auchan vão ser fabricados na Guarda

Yogurtes da Auchan vão ser fabricados na Guarda

.
Pela nossa Região…

«Retalhista francês escolhe fábrica da Guarda para produção de iogurtes – O retalhista francês Auchan acaba de anunciar o lançamento de uma linha própria de iogurtes cem por cento de fabrico português, cuja produção será garantida por uma fábrica da Guarda, a Gelgurte – Indústrias Alimentares. A gama, a comercializar na rede de superfícies comerciais em Portugal, contempla iogurtes líquidos, cremosos, sem lactose, com aroma ou com pedaços, nos mais diversos sabores e é mais um projecto assegurado pela empresa guardense de capital exclusivamente nacional, fundada em 1973». (In “Rádio Altitude”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Incêndios: Governo prevê arrendamento forçado das terras caso proprietários não colaborem». (In “Google Notícias”).

>> PIOR >> «Homem morreu depois de esperar seis horas nas urgências». (In “RTP Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Cientistas europeus inventam janela que melhora eficiência energética». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Tempestade “Ciara” semeou caos e morte pela Europa». (In “Euronewws”).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 13

Condições indignas da maioria da população das nossas terras

Condições indignas da maioria da população das nossas terras

.
Pela nossa Região…

«Estudo do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) revela que um terço dos habitantes das Beiras e Serra da Estrela (BSE) vive em condições indignas – O número de famílias que vivem situações de grave carência habitacional na região das Beiras e Serra da Estrela ultrapassa os 30%, segundo a Unidade de Investigação do Desenvolvimento do Interior do Instituto Politécnico da Guarda. O diagnóstico surge através de um trabalho no terreno que está a ser realizado por professores e alunos do IPG para avaliar as condições dos habitantes desses municípios». (In “Rádio Cova da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Economia – Mesmo no pior cenário a Moodys prevê que dívida de Portugal desça». (In “Economia ao Minuto”).

>> PIOR >> «Sismo de 2,4 na escala de Richter sentido na região de Braga». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Marcelo diz que direitos humanos serão reafirmados por Portugal e Índia». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Coronavírus – Primeiro Chen, depois Fang. Jornalistas desaparecem na China». (In “Diário de Notícias”).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 14

21 a 25: Entrudo Gordo no Sabugal

21 a 25: Entrudo Gordo no Sabugal

.
Pela nossa Região…

«Entrudo Gordo no Sabugal de 21 a 25 de Fevereiro – A tradição e animação aliam-se no Entrudo Gordo no Sabugal, com um programa diversificado de atividades que não vai querer perder. O dia 21, sexta-feira, é reservado aos animados, coloridos e criativos desfiles infantis. No sábado, dia 22, há desamuar do forno em Penalobo e Quarta-Feira, festa do enchido na Cerdeira, mercado, largada, capeia e madeiro na Lageosa da Raia, tendo ainda lugar na Aldeia Histórica de Sortelha o XI Capítulo da Confraria do Bucho Raiano e no Sabugal o baile de finalistas. No dia 23, domingo, com o desfile de Carnaval no Sabugal, a partir das 15 horas. Neste Carnaval visite o Sabugal e Surpreenda os Sentidos!». (In ‘site’ da CM Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Gabinete de combate a violência contra profissionais de saúde será coordenado pela PSP». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Instituto do Sangue admite estar na situação limite e apela à dávida». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Senado dos EUA limita poderes de guerra de Trump contra o Irão». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Turquia denuncia hipocrisia da Síria após reconhecer genocídio arménio». (In “Notícias ao Minuto”).

:: ::
15 de Fevereiro de 2020

«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta