Primeira Página (08-02-2020)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Com Acordo, o Reino Unido sai da UE ao fim de 47 anos

Com Acordo o Reino Unido sai da UE ao fim de 47 anos

.
Notícia de Abertura

«1 – Brexit, sem dúvida, a notícia da semana – «O país dividido que esta sexta-feira deixou de fazer parte da União Europeia foi o país dividido que saiu à rua para marcar a data histórica. Euforia e champanhe para uns, depressão e vigílias para outros, estados de emoção opostos, mas alguns sinais de esperança partilhados de parte». (In “Público”). e 2 – Isabel do Santos – Mas eu escolhi também uma pequena nota que diz muito para completar esta rubrica: «Isabel dos Santos tenta acordo com Angola – Alvo de um arresto de contas e empresas, a empresária estará agora à procura de negociar, devolvendo dinheiro a Angola. É acusada de ter lesado o Estado angolano em mais de mil milhões de euros». (In “Observador”).

:: ::
SÁBADO, DIA 1

16 de Fevereiro - “Caminhar com Vida” em Aldeia da Ponte (Sabugal)

16 de Fevereiro – «Caminhar com Vida« em Aldeia da Ponte no concelho do Sabugal

.
Pela nossa Região…

«16 de Fevereiro – “Caminhar com Vida” em Aldeia da Ponte (Sabugal) – Depois de adiada devido a condições meteorológicas adversas, a caminhada de inverno do projeto “Caminhar com Vida” vai realizar-se no dia 16 de fevereiro, em Aldeia da Ponte, Sabugal. As inscrições podem ser efetuadas no site do Município ou ainda através do telefone: 271 750 150 (Pavilhão e Piscinas Municipais), até ao dia 14 de fevereiro. Com um custo de sete euros, a inscrição inclui pequeno-almoço, almoço e seguro de acidentes pessoais, devendo o pagamento ser efetuado junto dos responsáveis da organização, até 30 minutos antes do início da caminhada». (In jornal “A Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «TAP foi eleita a companhia aérea com a melhor Classe Económica da Europa pelos leitores do jornal norte-americano “USA Today”». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Suspeito de coronavírus em Felgueiras esperou quatro horas numa ambulância». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Na Síria a Unicef exige cessar-fogo para assistir milhares de crianças obrigadas a fugir». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «É oficial: A União Europeia perdeu um membro. Goodbye, mates (Adeus, companheiros)!». (In “Notícias ao Minuto”).

:: ::
DOMINGO, DIA 2

Falcoaria em Pinhel para atrair mais turismo

Falcoaria em Pinhel para atrair mais turismo

.
Pela nossa Região…

«Pinhel constrói falcoaria para aumentar atratividade turística – A Câmara Municipal de Pinhel vai construir este ano uma falcoaria e proceder à valorização do património ambiental e natural das encostas do rio Côa, com o objetivo de aumentar a atratividade turística. Segundo o presidente da autarquia, Rui Ventura, as intervenções vão ser realizadas no âmbito do projeto “Ver e Sentir o Falcão”, que prevê a construção de uma falcoaria (junto do castelo da cidade) e do Miradouro da Faia (próximo da localidade de Azêvo), num investimento de cerca de 270 mil euros». (In “Jornal do Fundão”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Carrilhões voltam a ouvir-se em Mafra Programa de inauguração de restauro inclui palestras e recitais durante o fim-de-semana». (In “Público”). Oiça um concerto dado em 1969… (Aqui.)

>> PIOR >> «Acessos a deficientes. Só há elevador em 55% dos edifícios públicos com escadas». (In “Público”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Banco central chinês prepara injeção de cerca de 156 mil milhões por causa do coronavírus». (In “TSF Rádio”).

>> PIOR >> «No Reino Unido um suspeito do ataque em Londres esteve preso por ameaças terroristas». (In “Euronews”).

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 3

PInhel: “Cidade do Vinho 2020”

PInhel é a «Cidade do Vinho 2020»

.
Pela nossa Região…

«Pinhel já é “Cidade do Vinho 2020” – Pinhel já é oficialmente “Cidade do Vinho 2020”. A passagem de testemunho decorreu no sábado, no Peso da Régua, onde decorreu a gala de encerramento da “Cidade do Vinho 2019”». (In jornal “O Interior”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «França vai ter curso de Português para empresários e quadros de empresas». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Reprovadas mais de metade das candidaturas ao arrendamento jovem». (In “Jornal de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «OMS pede mais investimento para travar aumento do cancro». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Vinte repatriados da China para França apresentam sintomas de possível contágio». (In “Agência Lusa”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 4

No Sabugal funciona um Gabinete de Apoio da DECO

No Sabugal funciona um Gabinete de Apoio da DECO

.
Pela nossa Região…

«DECO – Gabinete de Apoio ao Consumidor no Sabugal – Encontra-se ao dispor de todos os munícipes um Gabinete de Apoio ao Consumidor, no Centro Dr. José Diamantino dos Santos (edifício da Biblioteca Municipal). O atendimento é prestado todas as terceiras terças-feiras do mês, no período da manhã (entre as 10 e as 13 horas), sendo concedidos esclarecimentos e apoios na resolução de problemas». (In ‘site’ da CM Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Multinacional alemã Leica lançou binóculo 100 por cento made in Famalicão». (In “Público”).

>> PIOR >> «Portugal está há oito anos sem melhorar na perceção de corrupção». (In “Diário de Notícias”). e «Zero alerta para “enorme falhanço” porque Portugal reciclou apenas 12% de plástico em 2018». (In “Observador”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Parlamento Europeu exige carregador universal para todos os dispositivos electrónicos até ao verão». (In “TVI 24”).

>> PIOR >> «Ainda o Brexit: “Sair da UE tem um alto preço”, diz Juncker». (In “Euronews”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 5

Galardão Mulheres Notáveis - grande sucesso este ano...

Galardão Mulheres Notáveis – grande sucesso este ano…

.
Pela nossa Região…

«Mais de uma centena de nomeações para o Galardão Mulheres Notáveis – A edição 2020 do Galardão Mulheres Notáveis recebeu 116 nomeações relativas a 95 mulheres da Cova da Beira que se notabilizam pela sua participação na esfera pública, “superando largamente os números da edição anterior”. Esta iniciativa da CooLabora, em parceria com os municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão, decorre no âmbito do plano intermunicipal para a igualdade e procura contribuir para tornar mais visível o papel das mulheres e para estimular a sua participação na vida pública. As áreas que recolheram mais nomeações foram a cidadania e a cultura, com mais de duas dezenas cada, seguindo-se o desporto, a política, a educação, a ciência e a economia». (In jornal “Rádio Cova da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Lisboa com acesso limitado a carros a partir de Junho». (In “Observador”). e «Menos carros e mais transportes públicos. O que vai mudar na Baixa de Lisboa?» (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Banco de Portugal acusa Tomás Correia de falsificação de contas do Banco Montepio». (In comunicação social toda).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Feira nos Estados Árabes Unidos apresenta tecnologia que pode salvar vidas». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Como? Como?? «Venezuela: Inflação ultrapassa os 9.500% em 2019» e ainda «Quase 40 mortos em duas avalanches no leste da Turquia». (In “Agência Lusa”).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 6

 Amendoeira em Flor animou Foz Côa

Amendoeira em Flor animou Foz Côa

.
Pela nossa Região…

Notícias várias da Região hoje na Rádio F – «Já foi adjudicada a empreitada para requalificar os arruamentos do eixo rodoviário da Avenida Afonso Costa, Avenida Alexandre Herculano, Rua Soeiro Viegas e Alameda de Santo André. Já é conhecido o programa da Festa da Amendoeira em Flor em Vila Nova de Foz Coa, o certame arranca no dia 21 deste mês e prolonga-se até 8 de março. O “Guarda Runners” já conta com cerca de 100 atletas e participa em provas em Portugal e em países como Espanha, Marrocos ou até nos Estados Unidos. A GNR deteve um homem em Figueira de Castelo Rodrigo por caça ilegal». (In “Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> Apenas… «Gripe: Epidemia de baixa intensidade em Portugal na semana passada». (In “MSN – Notícias do Mundo”).

>> PIOR >> «Mulher detida em Lisboa por agredir professora». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Exposição de Carlos Bunga, artista português, é atração principal em museu canadiano». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «A saga da Europa: Jovens, instruídos e desempregados». (In “Euronews”).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 7

 1º Concurso de Gastronomia e Vinhos da Região - inscrições até 14.3.2020

1.º Concurso de Gastronomia e Vinhos da Região com inscrições até 14 de Março

.
Pela nossa Região…

«Comissão Vitivinícola da Beira Interior promove concurso de gastronomia e vinhos – A Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) vai organizar o 1.º Concurso de Gastronomia e Vinhos daquela região, com o objetivo de promover o “casamento” dos vinhos com a gastronomia local. O Beira Interior Gourmet – Concurso de Gastronomia e Vinhos da Beira Interior vai decorrer de 14 de março a 16 de abril, nos restaurantes da região que se inscrevam na iniciativa». (In “Jornal do Fundão”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Militares reivindicam valorização salarial e revisão dos estatutos». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Auditoria do Tribunal de Contas denuncia que na ferrovia, apenas 11,3% das linhas estão em bom estado». (In “Diário de Notícias”). e «Morte do Ministério Público. Magistrados impugnam diretiva da PGR». (In “Agência Lusa”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Corte das tarifas chinesas anima Wall Street. Twitter brilha». (In “ECO.Notícias”).

>> PIOR >> «Eventos climáticos extremos, perda de biodiversidade e colapso dos ecossistemas, crises alimentares e de água, e falha na adaptação às alterações climáticas são as cinco maiores ameaças à humanidade, segundo mais de duas centenas de cientistas». (In “Jornal de Notícias”).

:: ::
8 de Fevereiro de 2020

«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

2 Responses to Primeira Página (08-02-2020)

  1. jclages diz:

    Caro jornalista José Carlos Mendes

    Sobre o Brexit ainda ninguém nos explicou o pormaior mais importante das regras regimentais da União Europeia:

    O inglês continua como língua oficial???

    Grande abraço

    jcl

  2. José Carlos Mendes diz:

    Booooooooooaaaaaaa!
    Claro que isso depende apenas dos órgãos da UE… como muito bem sabes. Mas como ambos sabemos e os leitores também, o «poder» do inglês como língua quase universal vai muito para além da UE.
    Não se vai a lado nenhum (net incluída), que não esteja tudo em inglês e as pessoas se entendam basicamente em inglês. Portanto, e na prática, seja ou não língua oficial da UE, a língua inglesa continuará a ser quase universal, para lá das opções dos próprios britânicos…
    Concordas com esta simples arenga que toda a gente conhece?
    Gd abraço, de longe, agora…
    JCM

Deixar uma resposta