Sortelha – Lenda da Cruz João Pinto

António Gonçalves - Colaborador - Orelha - Capeia Arraiana

:: :: SORTELHA :: :: As lendas resultam da imaginação popular, combinando fatos reais e históricos com o irreal. A lenda da Cruz João Pinto refere um episódio que pode ter ocorrido há cerca de 100 anos.

Cruz de João Pinto

Cruz de João Pinto (Foto de 2019)

.
O povo colocou uma cruz no local onde terá falecido…

Contam, as pessoas mais velhas, que João Pinto foi um habitante de Sortelha. Homem rico, católico e monárquico.

No início do século XX a agitação político-partidária, entre republicanos e monárquicos, fez com que João Pinto fosse perseguido, preso e algemado. Nos pés pregaram-lhe brochas, depois obrigaram-no a caminhar, partiram de Sortelha, dirigiram-se para Dirão da Rua e depois para Águas Belas, por caminhos de bois bastante difíceis. Já cansado, com os pés feridos, não podendo mais, obrigaram-no a continuar de joelhos, apoiando-se nas mãos. Acabou por morrer junto a um cabeço, que a hoje tem o seu nome.

Se foi sepultado no cemitério e se teve cerimónias fúnebres ninguém sabe, o certo é que o povo colocou uma cruz no local onde terá falecido.

Os mais velhos garantem que era mesmo uma cruz de pedra. Só conheci o monumento como se apresenta na fotografia, mas sem estar partido. A parte superior transversal ninguém sabe o que lhe aconteceu. Quanto à pedra acima da base, a que podemos chamar fuste, foi vandalizada há cerca de trinta anos. Daí resultaram os fragmentos. De vez em quando alguém se lembra de reconstituir, passado algum tempo a parte superior é novamente derrubada.

Este monumento funerário situa-se na periferia da freguesia de Sortelha, a menos de um quilómetro do Dirão da Rua, na direção de Águas Belas.

Seria bom que a autarquia tomasse a iniciativa de reconstruir o monumento para memória futura. Só a falta de vontade política justifica a situação actual. Situando-se quase no limite da freguesia, é caso para dizer:

«– Longe da vista, longe do coração.»

Cruz de João Pinto (Foto de 1992)

Cruz de João Pinto (Foto de 1992)

.

Cruz de João Pinto (Foto de 2001)

Cruz de João Pinto (Foto de 2001)

:: ::
«Memórias de Sortelha», por António Augusto Gonçalves

Deixar uma resposta