Primeira Página (1-2-2020)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Défice passa de 0,4% do PIB em 2018 para 0,1% em 2019

Défice passa de 0,4% do PIB em 2018 para 0,1% em 2019

.
Notícia de Abertura

Por uma vez e sem exemplo, falemos de… «Finanças Públicas – Défice de 2019 cai para 599 milhões de euros (0,1% do PIB, Produto Interno Bruto). Melhoria face ao ano passado em que foi de 1643 milhões de euros (0,4%). A receita fiscal cresceu 3,8%, com um contributo decisivo do IVA que trouxe para os cofres do Estado um valor 7% maior do que no ano anterior. O crescimento de 3,8% deve assim ficar acima do crescimento nominal da economia (o crescimento real esperado é de 1,9% e a inflação ficou em Dezembro nos 0,4%). O investimento público da Administração Central registou em 2019 um crescimento de 20,6%. Ainda assim, esta subida fica abaixo do reforço de 48,1% que estava previsto no OE 2019». (In jornal “Público”).

:: ::
SÁBADO, DIA 25

Em Vila Mendo, Guarda, fez-se mais uma Festa do Chichorro

Em Vila Mendo, Guarda, fez-se mais uma Festa do Chichorro

.
Pela nossa Região…

«Vila Mendo realiza este sábado mais uma edição da Festa do Chichorro – A Festa do Chichorro realiza-se no dia 25 de janeiro, em Vila Mendo, concelho da Guarda, e desta iniciativa destaca-se o amassar e cozer do pão no forno comunitário, a feitura dos chichorros e o encher das chouriças e outros enchidos. Segundo a organização, havia duas qualidades: o do coiro, que era constituído, basicamente, pela carne entremeada cortada em pequenos pedaços e o do Redanho. Este apenas era constituído pela gordura existente nas massas gordas do animal». (In jornal “A Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Jardim Botânico Tropical de Belém renovado reabre no dia (25 de Janeiro) em que cumpre 114 anos». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Mortalidade por gripe acima do esperado na população idosa». (In “Correio da Manhã”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Papa e Presidente do Iraque abordam tensões e crises humanitárias no Médio Oriente». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Pelo menos 20 mortos na sequência de sismo na Turquia». (In “Agência Lusa”). Melhor era não mexer em nada???… «Caso Luanda Leaks arrisca fuga de dólares e queda do kwanza, diz diretor do departamento africano da consultora IHS Markit». (In “Google News”). – Conheça tudo o que até hoje se escreveu sobre Isabel dos Santos… (Aqui.)

:: ::
DOMINGO, DIA 26

Ministra garantiu redução de portagens

Ministra garantiu redução de portagens

.
Pela nossa Região…

«Modelo de redução das portagens vai incluir interior e auto-estradas A22 e A28 anunciou a ministra Ana Abrunhosa – O modelo de desconto das portagens, além dos territórios do interior, vai ser aplicado nas auto-estradas A22 (Via do Infante), no Algarve, e A28, que liga Porto a Caminha, anunciou hoje a ministra da Coesão Territorial». (In jornal “Terras da Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Marcelo condecorou Maria João Pires: “Exemplo de excelência de Portugal”». (In “Agência Lusa”). – Vale a pena ouvir umas «pianadas» da condecorada, OK? Clique… (Aqui.)

>> PIOR >> «Primeiro suspeito com coronavírus em Portugal está em isolamento no Curry Cabral». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Moçambique deve registar crescimento económico a partir deste ano. 4,2% este ano e 6,5% nos próximos dois anos». (In “The Economist” via “Agência Lusa”).

>> PIOR >> Mirabolante… «Falso militar sueco esteve na NATO e em missões sensíveis. Enganou tudo e todos durante 18 anos». (In “Expresso”). Ler com gosto… (Aqui.)

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 28

Dias 31 de Jan. a 2 de Fevereiro: Festa em Vilar Formoso

Dias 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro: Festa em Vilar Formoso

.
Pela nossa Região…

«Augusto Canário e Pedro Abrunhosa na Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, em Vilar Formoso – Augusto Canário e Pedro Abrunhosa são as apostas musicais da 12.ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, iniciativa que a Câmara Municipal de Almeida vai organizar, de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso». (In jornal “A Guarda”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Bolsas de estudo com reforço no Orçamento de Estado». (In “Correio da Manhã”).

>> PIOR >> «Incêndio num lar de Abrantes fez 19 feridos entre os idosos». (In “RTP Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Um “dever de cidadania”. Rui Pinto assume ser o denunciante do Luanda Leaks». (In “Notícias ZAP”).

>> PIOR >> «Minas Gerais (Brasil) com as maiores inundações dos últimos 110 anos». (In “SIC Notícias”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 29

Nos Paços do Concelho do Sabugal cantaram-se as janeiras

Nos Paços do Concelho do Sabugal cantaram-se as janeiras

.
Pela nossa Região…

«Tradicional Cantar das Janeiras nos Paços do Concelho do Sabugal – Durante este mês de Janeiro, crianças do Centro Infantil Riba-Côa da Santa Casa da Misericórdia do Sabugal, do Jardim de Infância do Sabugal e da EB1 do Sabugal vieram, uma vez mais, aos Paços do Concelho (en)cantar as janeiras e desejar a todos um bom ano novo». (In Página de Facebook da CM Sabugal).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Os leitores do jornal norte-americano USA Today atribuíram à TAP o título da companhia aérea com a melhor Classe Económica da Europa». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Tribunal de Contas recusa compra de fármacos ao Hospital Santa Maria por dívidas acumuladas». (In “RTP Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Zona Euro – Rendimento e consumo das famílias subiram no 3.º trimestre». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Coronavírus: primeiro caso confirmado na Alemanha». (In jornal “Público”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 30

Esta semana o «JF» fez 74 anos! Fica aqui a nossa justa homenagem

Esta semana o «JF» fez 74 anos! Fica aqui a nossa justa homenagem

.
Pela nossa Região…

«Jornal do Fundão: 74 anos de palavras a caminhar pela Beira – A 27 de janeiro de 1946, António Paulouro dava início à grande aventura. Esta edição do JF celebra os 74 anos desta jornada que se foi completando, tantas vezes a custo, com o empenho de dezenas de homens e mulheres. Publicamos um caderno especial com memórias, com testemunhos de várias personalidades da cultura, da política e do desporto e com uma viagem até Vila Franca das Naves (Trancoso) onde mora Armando Costa, o assinante que acompanha o Jornal do Fundão há 69 anos». (In “Jornal do Fundão”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Megaoperação policial apanha armas e droga a suspeitos de confrontos em bairro de Cascais». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Fórum Médico vai responsabilizar ministra da Saúde em casos de violência contra clínicos». (In “Agência Lusa”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «França proíbe práticas cruéis para animais». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Sismo de 4,9 atinge Albânia e semeia pânico. O último matou 51 pessoas). (In “Agência Lusa”). e «Sismo de magnitude 7.7 atinge Cuba e Jamaica. Não há risco de tsunami». (In “Diário de Notícias”).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 31

Mais um incentivo à natalidade no Sabugal: apoio por cada criança em creche

Mais um incentivo à natalidade no Sabugal: apoio por cada criança em creche

.
Pela nossa Região…

«O Município do Sabugal está a apoiar, com 40 euros, todas as crianças que frequentam a creche naquele concelho – Esta é uma medida de apoio e de incentivo à natalidade, independentemente do número de filhos que haja no agregado familiar, seja um ou mais do que um. António Robalo autarca do Sabugal, lembrou no programa da Rádio F, Poder Local, que esta medida foi implementada no concelho há cerca de três anos. O Presidente da Câmara do Sabugal reforça que o apoio financeiro é de 40 euros e para todas as crianças que frequentam as creches no concelho. Trata-se de um apoio equitativo por criança, para todos os agregados familiares». (In “Rádio F”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> Afinal há solução… «Brexit. Portugueses que vivem no Reino Unido terão de pedir estatuto de residente». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Rui Pinto deixa aviso: “Ainda há muita coisa que os portugueses merecem saber». (In “Correio da Manhã”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Coronavírus – Avião que saiu de Beja foi fretado por França e vai resgatar 133 europeus». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «OMS declara emergência internacional por causa do coronavírus». (In “Euronews”).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 1

Carvalhal Formoso - Quinta dos Termos em Lisboa para conjugar vinho e poesia

Carvalhal Formoso – Quinta dos Termos em Lisboa para conjugar vinho e poesia

.
Pela nossa Região…

«Carvalhal Formoso – Quinta dos Termos em Lisboa para conjugar vinho e poesia – A Quinta dos Termos vai estar presente na apresentação da antologia de poesia “Quem Mais Vinho que Tu – Amor e Vinho em Fernando Pessoa”, em Lisboa. A obra é organizada por Gonçalo Salvado e por Ricardo Paulouro e surge com o formato Garrafa/Livro. Na sessão estará presente João Carvalho, proprietário da Quinta dos Termos, que vai dirigir uma prova de vinhos. A antologia tem capa e ilustrações de Dorindo de Carvalho, um texto de apresentação de Maria João Fernandes e um roteiro literário pessoano de Ricardo Paulouro, responsável pela Lumen, editora do livro que apresenta as referências ao vinho no contexto amoroso, usuais em Fernando Pessoa. O lançamento será na Livraria Sá da Costa, no Chiado». (In “Rádio Covilhã”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «A Infraestruturas de Portugal (IP) vai disponibilizar um edifício pertencente à estação ferroviária de Santa Apolónia, em Lisboa, e outros espaços para a construção de cinco novas residências universitárias na capital». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) denunciou, esta quinta-feira, chamadas fraudulentas realizadas em seu nome nos últimos dias, para efeitos de inquéritos de satisfação». (In “Agência Lusa”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Desemprego em queda na UE e Zona Euro Os números de Portugal são melhores que a média dos países do Euro. Os mais graves vêm da Grécia, mas mesmo aqui há recuperação». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Hoje – Reino Unido deixa a União Europeia esta sexta-feira». (In “Euronews”).

:: ::
1 de Fevereiro de 2020

«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

2 Responses to Primeira Página (1-2-2020)

  1. Obrigado por noticiar Vila Mendo.
    Luís Filipe Soares
    acrvilamendo.blogspot.pt

  2. José Carlos Mendes diz:

    É justo referir Vila Mendo – como todas as nossas terras.
    Mas registo que leu e gostou. Isso é bom.
    Continuemos todos a promover a nossa região.
    Um abraço.

Deixar uma resposta