• O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro
  • A Cidade e as Terras
  • Contraponto
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Cultura • Livros • Quadrazais • Turismo • Viagens dum Globetrotter  /  Viagens que aconselho aos leitores do Capeia (4)
Franklim Costa Braga - Orelha - 180x135 - Capeia Arraiana
31 Janeiro 2020

Viagens que aconselho aos leitores do Capeia (4)

Por José Carlos Lages
José Carlos Lages
Cultura, Livros, Quadrazais, Turismo, Viagens dum Globetrotter asia, franklim costa braga Deixar Comentário

Viajar hoje é quase obrigatório. Durante quatro semanas estou a aconselhar viagens que deviam ser feitas pelo menos uma vez na vida. Seleccionei vários países adaptados às preferências acima expostas, partindo do princípio que cada país tem a sua beleza. Poderão ainda ler o que venho escrevendo sobre as minhas viagens nos mais diversos países desde há um ano aqui no Capeia Arraiana.
>> Parte 4 de 4 >> ÁSIA e AUSTRÁLIA

Mapa da Ásia e Austrália
Mapa da Ásia e Austrália


VIAGENS QUE ACONSELHO AOS LEITORES DO CAPEIA ARRAIANA

:: ::

ÁSIA e AUSTRÁLIA


Parte 4 de 4

:: ::

Alongue a sua vista para a Ásia. Aconselho uma viagem a…

>> 27 – ÍNDIA – >> País de contrastes, de costumes e vida exóticos, de religião hindu, embora haja muitos muçulmanos e também siks, com uma filosofia de vida muito diferente da ocidental, de grandes urbes, como Nova Delhi ou Bombaím, com multidões nas ruas, multicores de turbantes de muçulmanos e siks, de muitos monumentos dos séculos XVII e XVIII, da época mongol (ou mogol) na região de Nova Delhi, Agra, com o seu famoso forte e Taj Mahal, Xatapur Sikri e Amber. Templos hindús antigos e modernos encontrá-los-à por todo o lado, sobretudo no Golfo de Bengala, em Chennai (antiga Madras), Bangalore e Mysore. Dê um salto a Amritsar e veja o Templo Dourado dos Siks. Poderá visitar os grandes palácios dos marajás em cidades como Amber e Jaipur. Quer montanhas, vá até ao Ladak no norte, na fronteira com o Nepal. Até pode dar um salto a Goa, Damão ou Diu, para matar saudades da época colonial portuguesa, onde encontrará ainda algumas pessoas a falar Português e onde pode visitar as igrejas deixadas lá pelos portugueses e que são Património da Humanidade, como a igreja de São Caetano, e Basílica do Bom Jesus, onde se encontra o túmulo de São Francisco Xavier. Rios largos e caudalosos, como o Ganges, o Indo e o Bramaputra e também o Zuari e o Mandovi em Goa esperam-no. Vá até Benares (ou Varanasi), onde verá muita gente banhar-se nas águas sagradas do Ganges. A vida é muito barata.
A moeda é a rupia indiana.

Dê um salto ao Caxemira e hospede-se num barco-hotel dentro dum lago em Srinagar.

Templo hindu de Mysore
Palácio de Mysore

.
Siga até ao Sri Lanka, antigo Ceilão, e visite o mosteiro dos budas em Dambulla debaixo dum enorme rochedo, as ruínas de Polonaruwa, capital dos reinos Chola e Cingalês, abandonada no séc. XIII e redescoberta pelos ingleses no séc. XIX, e Sigiryia, capital do Sri Lanka no séc. V, no alto dum monte de cerca de 370 metros com sua escadaria em metal de centenas de degraus. Aí pode apreciar a irrigação por canais construídos nessa época. É Património Mundial da Unesco. Kandi, coração do budismo, onde é venerado um seu dente, merece uma visita.
A moeda é a rupia do Sri Lanka.

Rochedos de Sigiryia no Sri Lanka
Rochedos de Sigiryia no Sri Lanka

.
>> 28 – NEPAL – >> Poderá ver numa única viagem, conjuntamente com a Índia. Poderá fazer aí ski e alpinismo, ajudado pelos sherpas. É no Nepal que se situa o monte Everest, o mais alto do mundo, fazendo parte dos Himalaias. Poderá visitar santuários hindus e budistas num bairro antigo de Katmandu, a capital, encontrará muitos templos hindus, sobretudo em Patan e até pode ver a deusa viva, Kumari, encarnação da deusa Durga ou Taleju, uma menina que deixa de incarnar a deusa quando tiver a primeira menstruação. Foi na cidade de Lambini que nasceu Sidarta Gautama, o Buda. Visite ainda a cidade medieval de Bhaktapur e Pashupatinath, o lugar mais sagrado de peregrinação hindu com seus templos e crematórios. Merece uma visita também o templo budista tibetano Bodinath stupa.
A vida é barata.
A moeda é a rupia nepalesa.

templo de Patan
Templo de Patan

.
>> 29 – PAKISTAN – >> Com aldeias típicas, como Darra, onde se fabrica de modo caseiro todo o tipo de armas. O Khyber Pass, na fronteira com o Afeganistão, revela-lhe as cavernas dentro da montanha onde se escondeu Bin Laden. Lahore, com o forte e monumentos do tempo dos Mongóis, é digna de visita. É um país muçulmano de maioria sunita, embora se encontrem minorias xiitas e hindus. A vida é barata. Tal como a Índia, é um país muito populoso.
A moeda é a rupia paquistanesa.

Templo de Lahore
Forte de Lahore

.
>> 30 – CHINA – >> País imenso, de civilizações ancestrais, cheio de montanhas, com a Grande Muralha a perder de vista, com cidades muito populosas, como Pequim e Xangai. Visite o mercado de Pequim, onde encontrará cães e cobrinhas à venda, e admire os milhares de ciclistas que circulam nas largas avenidas de Pequim. Não deixe de visitar a Praça de Tian‘anmen com a Cidade Proibida, o antigo palácio dos imperadores. Admire as centenas de estátuas dos guerreiros de Xian. Vá-se treinando a comer com os tradicionais pauzinhos, se pretende ir a pequenos restaurantes. Agora terá de deixar passar o coronavírus.

Cidade Proibida em Pequim
Cidade Proibida em Pequim

.
Vá até Macau e mate saudades do tempo dos portugueses. Entre no Casino-Hotel Lisboa e jogue um pouquinho. Não deixe de visitar a fachada das ruínas da igreja de São Paulo. Vá de jet-foil até Hong Kong, onde pode fazer compras de relógios, máquinas fotográficas e colares de pérolas. Admire os altos edifícios e visite o jardim propriedade do inventor do bálsamo do tigre vermelho.

Faça um tour até ao Tibete, visitando Lhasa com os seus numerosos mosteiros budistas em madeira plena de pinturas, a começar pelo Potala, e poderá ter contacto com a medicina tibetana. Viaje de autocarro pelo cimo das montanhas até Xigantsé e admire as alturas dos Himalaias e os rios a correr em profundezas. Nalguns prados poderá ver o quase sagrado de tão vital animal do Tibete, o iaque, que tem uma estátua numa avenida de Lhasa. Aí terá neve com fartura e poderá fazer alpinismo.

Palácio Potala
Palácio Potala

.
>> 31 – JAPÃO – >> País do sol nascente, de gente trabalhadora, com a altíssima torre de Tokyo e um ou outro templo xintoísta, de grandes avenidas sobrepostas e edifícios altíssimos. Um país que foi na sua maioria destruído na Grande Guerra, mostra-lhe o dinamismo das suas gentes que reconstruíu o país e o tornou uma potência industrial, a começar pela indústria automóvel e acabar na dos rádios, televisores e computadores. A vida é cara.
A moeda é o yene.

Torre do Tóquio
Torre do Tóquio

.
>> 32 – VIETNAME – >> Terra de gente tenaz que levou de vencida os colonialistas americanos. País muito populoso, onde ainda são visíveis os estragos causados pela guerra civil de Hanói (Vietnam do Norte) contra Saigão, hoje Ho Chi Min (Vietnam do Sul). São típicos os seus chapéus. Visite Cu Chi e admire as covas sobrepostas, escavadas numa floresta a 23 quilómetros de Saigão, maravilha de gente determinada a ser livre. Era nelas que se escondiam os vietcongues. Pode fazer umas compras de toalhas de mesa e outros bordados em Hanói. Também poderá adquirir quadros em nácar em Saigão. A ortografia romanizada ajuda-o a compreender algumas palavras. A vida é barata.
A moeda é o dong.

Mulher com o típico chapéu num mercado no Vietnam
Mulher com o típico chapéu num mercado no Vietnam

.
>> 33 – CAMBODJA – >> Terra destruída pelos Kmers Vermelhos de Pol Pot. Na capital, Phnom Pen, poderá visitar o palácio real. Vá até Siem Reap e visite os templos de Angkor, capital do reino Kmer, iniciados no séc. IX e abandonados em 1430, após saque pelos tailandeses, meio destruídos e escondidos na floresta, recentemente descobertos. Merece visita especial o Templo Angkor Wat, o Tah Prohm e o Ta Son, onde se vêem as grossas raízes das árvores que derrubaram o templo, coisa que seria inacreditável, se não fosse vista. Isso poderá levá-lo a crer que outros monumentos de outras civilizações desapareceram pela mesma razão.
A moeda é o Riel.

Angkor Wat
Templo Angkor Wat

.
>> 34 – TAILÂNDIA – >> País de boas praias de água mais que morna, como nas ilhas Phuket ou Pattaya. Perto de Bangkok visite o mercado flutuante e o jardim das orquídeas. Não saia sem visitar o palácio real de Bangkok, em madeira pintada, sobretudo de dourados, e trabalhada. Também pode fazer boas compras de roupa de marca e de relógios.
O bat é a moeda local.

Templo de Chiang Mai na Tailândia
Templo de Chiang Mai na Tailândia

.
>> 35 – LAOS – >> Vá até Luang Phrabang por barco rápido desde o Triângulo Dourado, visitando algumas grutas nas margens, como as de Pak Ou, e sinta uns calafrios pelo arrojo da condução do barco. Em Luang Phrabang, antiga capital dourada, cidade de mil templos, entre os quais o Wat Xieng Thong, de 1560, e o Wat Mai, dos finais do séc. XVIII, pode ainda visitar o palácio real. O Laos era constituído por três reinos que foram unificados pelos colonialistas franceses no final do século XIX. Visite a capital Vientianne com vários templos budistas.
A moeda é o kip.

Templo Wat Xieng Thong em Luang Prabang
Templo Wat Xieng Thong em Luang Prabang

.
>> 36 – FILIPINAS – >> Visite a capital Manila com o seu forte e o norte da ilha de Luzón, onde poderá ver múmias em cavidades escavadas na montanha e terrazas em Banaué com arrozais, Património da Humanidade. Visite as cataratas de Pagsanjan. O Inglês é uma das línguas oficiais. Tendo sido colónia espanhola, encontrará muitos nomes de família espanhóis, mas já não falam Castelhano. A vida é barata.
A moeda é o peso filipino.

>> 37 – MYANMAR – >> Antiga Birmânia. Visite Bagan com a sua imensidão de stupas e Mandalay, capital do último reino independente em finais do séc. XIX e centro cultural e religioso do budismo na Birmânia, onde poderá visitar pequenas fabriquetas de folhas de ouro para cobrir os templos e também de objectos lacados. Veja o pagode dourado Shewedagon, do séc. VI, com o Buda reclinado em Rangun. Olhe para a cara das mulheres cobertas com um pó amarelado e para um tecido à volta da cintura dos homens, como se fosse uma saia. Os jornais são uma curiosidade, pois a escrita, em letras em forma de argolas, é uma combinação do sânscrito com a escrita páli dos livros sagrados.
A moeda é o quiate.

Poderá agrupar vários países numa só viagem, dependendo do tempo de que dispuser.

A rota dos descobrimentos portugueses, começando pela Índia, Sri Lanka, Malásia com ida a Malaca, ainda com lembranças portuguesas, como a Formosa, a bela porta da fortaleza, e a praça de Lisboa, onde poderá assistir a danças portuguesas e falar com pescadores que ainda falam o papiá cristão, um português já muito estropiado, seguindo até Macau, com um salto a Hong Kong e China ou mesmo até ao Japão, será uma boa ideia se dispuser de um mês a viajar.

Porta do Forte Santiago
Porta «A Formosa» da fortaleza de Malaca

.
>> 38 – AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA – >> Dois países que poderão constituir uma só viagem. Na Austrália, não deixe de visitar Sidney, com a sua Ópera. Vá até Ayers Rock e suba os montes Uluru. Visite uma quinta de cangurus em Melbourne. Certamente, encontrará também alguns kwalas. Mergulhe nas águas da barreira dos corais em Cairns, no norte. Talvez não seja a melhor altura para visitar este país, dados os imensos fogos que recentemente o devastaram.
A moeda é o dólar australiano.

Ópera de Sidney
Ópera de Sidney

.
Na Nova Zelândia aconselho-o a visitar Rotorua, zona de forte cultura Maori, com geisers, e Waitomo com a sua gruta cheia de milhões de pirilampos.
A moeda é o dólar neozelandês.

Gruta de Waitomo
Gruta de Waitomo

.
>> 39 – ILHAS POLINÉSIAS – >> Se quer isolamento num ambiente exótico vá até à Polinésia Francesa, nomeadamente às ilhas de Tahiti e Bora Bora. É uma viagem cara e a vida lá é também cara.

Resort em Bora Bora
Resort em Bora Bora

Outras rotas poderia seguir, mas não as posso aconselhar, por não as ter visitado. Apenas as conheço pela televisão. Seria o caso da Irlanda, do Irão, do Sudão com suas pirâmides, da África do Sul e do Quénia, com seus safaris, e muitos outros países de África, incluindo as nossas antigas colónias de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé, não esquecendo a cidade de Tombuctu no Mali.

Também poderá fazer a rota dos descobrimentos portugueses na costa de África.

Gostaria de o acompanhar. Boa viagem!

(Parte 4 de 4.)

:: ::
«Viagens dum Globetrotter», por Franklim Costa Braga

Partilhar:

  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior Postal TV (310)
Artigo Seguinte   A minha primeira visita real!

Artigos relacionados

  • Voto antecipado no Sabugal

    Domingo, 17 Janeiro, 2021
  • Covid-19 no distrito da Guarda (15.01.2021)

    Sexta-feira, 15 Janeiro, 2021
  • Orçamento de 25 milhões de euros para 2021 no Sabugal

    Quarta-feira, 13 Janeiro, 2021

Leave a Reply Cancel reply

Publicidade

Capeia Arraiana - Edição Diária

  • 5157 days ago

SONDAGEM – ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

Portugal tem condições de saúde para a realização das Eleições Presidenciais?

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...

SONDAGEM – CANDIDATOS

Eleição para Presidente da República

Ver Resultados da Sondagem

Loading ... Loading ...
  • Polls Archive
Permitido aos leitores um voto a cada 60 minutos.

REGRAS DO CONFINAMENTO (15.01 A 30.01.2021)

GOVERNO DE PORTUGAL

Confinamento Janeiro 2021
Clique na imagem para ampliar

PESQUISAR

PASSODOBLE – RAIA DO SABUGAL

https://capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2013/05/CapeiaArraiana_PassedobleSabugal.mp3

DISTRITO GUARDA – ACTUALIZAÇÃO SEXTA-FEIRA

QUADROS CORONAVÍRUS

Distrito da Guarda - Coronavírus (Covid)
Clique para ver o artigo e o quadro actualizado

>> PUB – PARCERIA

PTServidor

PTServidor Alojamento Web
Clique para visitar PTServidor

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

Aldeias Históricas de Portugal
Clique na imagem para aceder à página online

>> PUB – PARCERIA

SOVIAJAR.COM

Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens
Clique na imagem para aceder ao site da agência de viagens

PUB

BAR LA CABAÑA
Alfaiates


Bar La Cabaña - Alfaiates - Sabugal
Clique para visitar a página no Facebook

PUB – VENDA E DISTRIBUIÇÃO DE VINHOS

EMBLEMATIKAWARD - DISTRIBUIÇÃO E COMÉRCIO

Emblematikaward-Distribuição e Comercio
Clique para visitar Emblematikaward no Facebook

PUB

MIGUEL TOMAZ
Conservação e Restauro Arte Sacra e Mobiliário


Miguel Tomaz - Conservação e Restauro
Clique para visitar Facebook de Miguel Tomaz

>> FUNERÁRIA TÓ MANÉ

Rua 5 de Outubro, 24 - Sabugal

Funerária TóMané - Sabugal
Clique para visitar Facebook da Funerária Tó Mané

NTR – RÁDIO NETWORK

NTR RADIO NETWORK ONLINE

NTRADIO - Clique na imagem para ouvir a emissão online
Clique na imagem para ouvir a emissão online

SANTUÁRIO DE FÁTIMA

CELEBRAÇÕES EM DIRECTO
Diariamente


Capeia Arraiana
Clique na imagem para assistir em directo às celebrações

VISITANTES ON-LINE


Top Posts & Pages

  • Manuel Igreja Dinis – padre, professor, jornalista e poeta
  • Este menir é meu!
  • Histórias da memória raiana (6)
  • Sonetos da diáspora (1)
  • Aldeia da Ponte – património religioso
  • Covid-19 no distrito da Guarda (15.01.2021)
  • Quarta Feira – a origem do nome
  • Casteleiro – estórias da vida e da Tropa! (6)
  • D. Dinis - dois filhos legítimos e sete naturais
  • O buracão do Dirão - Parte I

Comentários recentes

  • Nélia Santos Martins em Um encontro inesperado
  • Augusto Simão Sales Salada em A matança
  • António Gonçalves em Este menir é meu!
  • José Carlos Mendes em Este menir é meu!
  • Rosa em Casteleiro – a Quinta de Santo Amaro

ARQUIVO MENSAL

ARQUIVO CATEGORIAS

PARA RECORDAR…

  • leitaobatista
    O falar de Riba Côa – o léxico (112) leitaobatista Sábado, 26 Julho, 2014
  • leitaobatista
    Sabugal recebe campeonato de Karate leitaobatista Sábado, 13 Janeiro, 2007
  • António José Alçada
    Um caminho nada insólito António José Alçada Sexta-feira, 25 Dezembro, 2020
  • leitaobatista
    O vinho na voz do povo leitaobatista Domingo, 24 Maio, 2009
  • Manuel Leal Freire
    Nossa Senhora da Ajuda Manuel Leal Freire Domingo, 5 Outubro, 2014

CALENDÁRIO – SELECCIONAR ARTIGOS POR DIA

Janeiro 2020
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
« Dez   Fev »

MEDIA REGIONAL

BEIRA.PT
beira.pt

JORNAL A GUARDA
Jornal A Guarda

JORNAL DO FUNDÃO
Jornal do Fundão

JORNAL O INTERIOR
Jornal O Interior

JORNAL TERRAS DA BEIRA
Jornal Terras da Beira

RÁDIO ALTITUDE.FM
Rádio Altitude.FM

RÁDIO CARIA
Rádio Caria

RÁDIO COVA DA BEIRA
Rádio Cova da Beira

RÁDIO COVILHÃ
Rádio da Covilhã

RÁDIO ELMO
Rádio Elmo de Pinhel

RÁDIO F
Rádio F da Guarda

RÁDIO FRONTEIRA
Rádio Fronteira de Vilar Formoso

SIC GUARDA
SIC GUARDA

BLOGUES RAIANOS

ÁGUAS BELAS
Maria Rosa Afonso

ALDEIA DO BISPO
Aldeia do Bispo no Sapo (Gil Nabais)

ALDEIA VELHA
aldeiavelha.com (autor desconhecido)

Raianos no Facebook (Nuno Vinhas)

BADAMALOS
Badamalos no Sapo (João Afonso)

BENDADA
Notícias da Bendada (Ilídio Gomes)

BISMULA
Histórias da Bismula (José Barradas)

CARVALHAL DO CÔA
Labirintos e Caminhos (associação)

CASTELEIRO
Gazetilha Serra d'Opa (José Carlos Mendes)

Viver Casteleiro (António Marques)

ESCABRALHADO
Escabralhado (Adelaide M.)

MALCATA
Malcata.Net (José Nunes Martins)

MARTIM PÊGA
Martim Pêga - Sabugal (Jerónimo Janela)

OZENDO
ARCO - Associação Recreativa Cultural Ozendo

QUADRAZAIS
Aldeia de Quadrazais (Marco Balsinha)

QUARTA-FEIRA
Amigos da Quarta-Feira (Antero Costa)

RENDO
A.C.D.R. de Rendo

RUIVÓS
Associação Amigos Ruivós (Gonçalo Pires)

SOITO
Domus Museu (Tita e Josué Rito Dias)

TORRE
A.C.R. da Torre (Vários)

VALE DE ESPINHO
Desabafos (Maria Alice Almeida)

VALONGO DO CÔA
Aldeia da Ponte de Sequeiros (Luís Silvestre)

VILAR MAIOR
Vilar Maior, Minha Terra, Minha Gente (Júlio Marques)

BLOGUES PERSONALIZADOS

ASSOC. CULT. REC. VILA MENDO
Luís Filipe Soares

CRÓNICAS DO ROCHEDO
Carlos Barbosa de Oliveira

MARMELEIRO
Francisco Barbeira

ROCK EM PORTUGAL
Aristides Duarte

31 DA ARMADA
Rodrigo Moita de Deus

ALVEITE GRANDE
Luís Ferreira

CCSR BAIRRO DA LUZ
Alexandre Pires

CORREIO DA GUARDA
Hélder Sequeira

NA ROTA DAS PEDRAS
Célio Rolinho

PEDRO AFONSO
Fotografia

PORTUGAL NOTÁVEL
Carlos Castela

BOMBEIROS

  • Bombeiros Voluntários Sabugal
  • Bombeiros Voluntários Soito

FACEBOOK - ALDEIAS E FREGUESIAS DO SABUGAL

  • Aldeia do Bispo
  • Aldeia Velha
  • Alfaiates
  • Badamalos
  • Bismula

FACEBOOK - EM DESTAQUE

  • Descendentes do Concelho do Sabugal
  • Naturais e Descendentes Concelho Sabugal
  • Sabugal – do is it better
  • Turismo Sabugal

LIGAÇÕES ÚTEIS

  • Códigos Postais (Portugal)
  • Google – Tradutor de textos

PORTAIS OFICIAIS

  • Câmara Municipal do Sabugal
  • Município do Sabugal no Facebook

PORTAIS REGIONAIS

  • Aldeias Históricas de Portugal
  • Associação Transumância e Natureza
  • Grande Rota do Vale do Côa
  • Guarda Digital
  • Transcudânia

PORTAIS SABUGAL

  • ADES – Assoc. Desenv. Sabugal
  • Casa do Concelho do Sabugal

SABUGAL – METEOROLOGIA

Sabugal - Meteorologia

CAPEIAARRAIANA.PT

Logo Capeia Arraiana

FACEBOOK

Capeia Arraiana no Facebook
Clique na imagem para ir para o Facebook


TWITTER

Follow Capeia Arraiana Twitter
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana no Twitter

COPYRIGHT CAPEIA ARRAIANA

Licença Creative Commons
Clique na imagem para ler o copyright do Capeia Arraiana

GOOGLE PAGERANK


PageRank Checking Icon


BLOGARAMA

Follow me on Blogarama
Clique na imagem para seguir o Capeia Arraiana

Receber os novos artigos por Email

Insira o seu email para receber os novos artigos do Capeia Arraiana

TRANSLATE – TRADUZIR TODA A PÁGINA

Blog Stats

  • 3.001.244 hits

Blog Stats

  • 3.001.244 hits

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2020. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.