Primeira Página (25-1-2020)

José Carlos Mendes - Orelha - Colaborador - Capeia Arraiana - 180x135

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a melhor «Notícia da Semana»

Portugal bem colocado nas energias renováveis

Portugal bem colocado nas energias renováveis

.
Notícia de Abertura

«Portugal com a 6.ª maior quota de energias renováveis na UE em 2018 – Portugal registou em 2018 a sexta maior quota de utilização de energias renováveis no consumo energético (30,3%) entre os 28 Estados-membros da União Europeia, muito acima da média comunitária, de 18%, revelam dados hoje publicados pelo Eurostat». (In “Agência Lusa”).

:: ::
SÁBADO, DIA 18

Prospecção de lítio em cima da mesa...

Prospecção de lítio em cima da mesa…

.
Pela nossa Região…

«Governo quer avançar com prospeção de lítio em nove zonas – Est(ar)á para breve o concurso público de prospeção e exploração de minérios em nove zonas do país, que, de acordo com o ministro do Ambiente, são as seguintes: Argemela (Fundão/Covilhã), Guarda, Segura (Idanha-a-Nova), Serra d’Arga, Barro/Alvão, Seixo/Vieira, Almendra, Barca d’Alva/Canhão e Maçoeira». (In “Jornal do Fundão”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Hacker Rui Pinto vai a julgamento por 90 crimes». (In toda a comunicação social).

>> PIOR >> «ASAE instaura 327 processos a estabelecimentos de Alojamento Local e empreendimentos turísticos». (In “Agência Lusa”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Chuva já cai na Austrália. Traz alegria e cheias». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> Que tristeza… «Diamantes. José Eduardo dos Santos responde a acusações. Aperto do cerco a Isabel dos Santos já faz danos colaterais. O arresto de bens em Angola está a provocar afastamentos». (In “RTP”).

:: ::
DOMINGO, DIA 19

Orquestra Filarmónica Portuguesa e Coro CF de Berlim em Pinhel

Orquestra Filarmónica Portuguesa e Coro CF de Berlim em Pinhel

.
Pela nossa Região…

«Pinhel acolhe(u) concerto da Orquestra Filarmónica Portuguesa com o Coro de Câmara Filarmónico de Berlim – A abrir 2020, as comemorações dos 250 anos da elevação de Pinhel à categoria de Cidade aliam-se às comemorações dos 250 anos do nascimento de Beethoven, um dos maiores compositores da História da Música. É neste contexto que Pinhel acolhe(u) um Concerto Sinfónico dedicado à 9.ª Sinfonia de Beethoven, cuja interpretação vai estar a cargo da Orquestra Filarmónica Portuguesa e do Coro de Câmara Filarmónico de Berlim». (In jornal “A Beira”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Artista transforma em arte lixo recolhido das praias da Ericeira». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Aumento do número de inspetoras causa inquietação na Judiciária. Menos disponibilidade, maior absentismo e menor apetência para o crime violento». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Harry e Meghan deixam oficialmente de ser altezas reais». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Luanda Leaks – Exclusivo mundial – Como Isabel dos Santos desviou mais de 100 milhões de dólares da Sonangol para o Dubai». (In “Expresso”). Ler… (Aqui.)

:: ::
SEGUNDA-FEIRA, DIA 20

Desfibrilhadores nos polidesportivos de Belmonte

Desfibrilhadores nos polidesportivos de Belmonte

.
Pela nossa Região…

«Câmara de Belmonte instala desfibrilhadores nos pavilhões gimnodesportivos – A Câmara de Belmonte instalou desfibrilhadores externos nos pavilhões gimnodesportivos da sede do concelho e de Caria. Os equipamentos incorporam monitorização remota 24 horas por dia, teleassistência com a Cruz Vermelha Portuguesa e chamada automática para os serviços de emergência, adianta o município em comunicado. A iniciativa surge «da preocupação» da autarquia com a saúde dos munícipes que frequentam as suas instalações e visa aumentar a probabilidade de sobrevivência em caso de paragem cardiorrespiratória». (In jornal “O Interior”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Mulheres juízas pedem para não serem prejudicadas na carreira por serem mães». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Chuva e vento a mais de 100 kms. Sobe para nove número de distritos sob aviso vermelho». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «FMI melhora previsões para 2020. As novas previsões dão conta de uma recuperação, com a economia do globo a crescer com mais força este ano que em 2019». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Além dos incêndios, Austrália enfrenta agora chuvas torrenciais e nuvem de poeira. Tempestades abateram-se sobre três dos estados até agora mais afetados pela vaga de incêndios». (In “SIC Notícias”).

:: ::
TERÇA-FEIRA, DIA 21

«Homem em Catarse» - um projecto que o Sabugal pode ver

«Homem em Catarse» – um projecto que o Sabugal pode ver

.
Pela nossa Região…

«Homem em catarse no Sabugal – No dia 25 de janeiro, sábado, pelas 21h30, o Auditório Municipal do Sabugal recebe um concerto de «Homem em Catarse», alter ego musical do guitarrista e compositor Afonso Dorido. Afonso Dorido explora as cordas da guitarra e o corpo da mesma como ninguém, retirando sons que nos fazem lembrar músicos como Vini Reily dos Duruti Collumn, mas também o shoegaze de uns Slowdive ou o post-rock de uns Mogwai. A todo este som estrangeiro unem-se palavras cantadas em português e carregadas de sentimento, de fado». (In ‘site'”da C.M. Sabugal). Ver e ouvir… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Destroços do Titanic vão ser protegidos por Reino Unido e EUA em tratado histórico». (In “Jornal Económico”).

>> PIOR >> «Penamacor foi um dos distritos mais afectados pela Tempestade Glória». (In “SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Começou o julgamento de Donald Trump Presidente dos Estados Unidos é acusado de crimes e ofensas graves». (In “Euronews”).

>> PIOR >> «Oceanos batem recorde de temperatura». (In “Jornal de Notícias”).

:: ::
QUARTA-FEIRA, DIA 22

Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela

Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela

.
Pela nossa Região…

«Comunidade Inter-Municipal das Beiras e Serra da Estrela – Há autarcas que não marcam presença nas reuniões da CIM Beiras e Serra da Estrela há praticamente um ano e autarquias que não cumprem com as obrigações financeiras com esta comunidade». (In “Rádio F”). Ouvir… (Aqui.)

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Consultar historial médico no telemóvel poderá ser uma realidade ainda este ano». (In “Jornal Económico”).

>> PIOR >> Vamos ver no que dá… «Aeroporto do Montijo avança. Segue-se a batalha nos tribunais». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Justiça angolana aperta cerco a Isabel dos Santos». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Desertificação dos solos na UE já se sente no centro da Hungria». (In “Euronewws”).

:: ::
QUINTA-FEIRA, DIA 23

Vale do Côa: verbas para corredor ecológico

Vale do Côa: verbas para corredor ecológico

.
Pela nossa Região…

«Vale do Côa com 2,6 milhões para criar corredor ecológico – O Vale do Côa vai acolher um corredor ecológico, entre a Serra da Malcata e o Douro Internacional com uma extensão de 120 mil hectares, onde serão investidos 2,6 milhões de euros, disse hoje fonte ligada ao projeto. “Este projeto vai receber cerca de 2,6 milhões de euros através do programa ‘Endangered Landscapes Programme’ (ELP), até 2023, com o principal objetivo de criar um corredor crucial para a vida selvagem no Vale Côa com 120 mil hectares “, indicou à Lusa Pedro Prata, da Rewilding Portugal, uma das entidades gestoras do programa». (In “Jornal do Fundão”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Coronavírus. DGS confirma que não há caso suspeito em Portugal». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >> «Ordem revela que emigração entre enfermeiros triplicou desde 2017». (In “Google News”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Lei para Brexit a 31 de janeiro promulgada pela rainha Isabel II». (In “Agência Lusa”).

>> PIOR >> «Sobe para 12 o número de mortos em Espanha devido à tempestade Glória». (In “Notícias ao MInuto”).

:: ::
:: ::
SEXTA-FEIRA, DIA 24

Jornadas de Turismo Sustentável de Portugal e Espanha - no Sabugal

Jornadas de Turismo Sustentável de Portugal e Espanha no Sabugal

.
Pela nossa Região…

«Sabugal recebe jornadas da Rede das Cartas Europeias de Turismo Sustentável de Portugal e Espanha – O Sabugal acolhe, entre sexta e segunda-feira, as VI Jornadas da Rede das Cartas Europeias de Turismo Sustentável (CETS) de Espanha e Portugal. O encontro reúne as áreas protegidas e/ ou classificadas dos dois países que têm esse reconhecimento. As Jornadas pretendem favorecer a comunicação entre os atores implicados no projeto e potenciar as ações e o trabalho em rede ao nível da Península Ibérica. A sua organização é alternada entre Portugal e Espanha e conta com o apoio da secção espanhola do EUROPARC – Federação Europeia de Parques. Constituem a rede um total de 37 áreas protegidas e/ou classificadas, 29 em Espanha e 8 em Portugal». (In jornal “O Interiror”).

Por Portugal…

>> MELHOR >> «Gripe mantém baixa intensidade em Portugal mas com tendência crescente». (In “Actualidade Sapo”).

>> PIOR >> «Segurança Social alerta sobre burlões. A fraude acontece sobretudo nas zonas rurais e isoladas, com os burlões a abordarem sobretudo idosos, prometendo prémios ou ameaçando com multas». (In “Diário de Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >> «Guterres em Davos: «Comunidade científica sabe quais são as medidas a tomar em defesa do clima: descarbonização e redução das emissões globais dos gases com efeito estufa até 2050». (In “Notícias ao Minuto”).

>> PIOR >> «Palestina recusa iniciativa dos EUA para retomar processo de paz com Israel». (In “Jornal de Notícias”).

:: ::
25 de Janeiro de 2020

«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes

Deixar uma resposta